Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

A ética e a responsabilidade profissional são fundamentais na prática jurídica

Agenda 03/04/2023 às 15:23

O exercício da advocacia exige conduta compatível com os preceitos deste Código, do Estatuto, do Regulamento Geral, dos Provimentos e com os princípios da moral individual, social e profissional.

Segundo o artigo 1º do Código de Ética e Disciplina da OAB, "o exercício da advocacia exige conduta compatível com os preceitos deste Código, do Estatuto, do Regulamento Geral, dos Provimentos e com os princípios da moral individual, social e profissional" (BRASIL, 1995).

Essa norma expressa a importância da ética e da responsabilidade profissional na prática jurídica, pois orienta o advogado a agir de acordo com os valores que regem a sua profissão e a sociedade.

A ética é o conjunto de princípios e valores que norteiam o comportamento humano em relação ao bem e ao mal, ao certo e ao errado, ao justo e ao injusto.

A responsabilidade profissional é a obrigação de responder pelas consequências dos atos praticados no exercício da profissão, seja perante o cliente, o colega, o juiz, a parte contrária ou a sociedade em geral.

Ambas são fundamentais na prática jurídica porque garantem a dignidade, a credibilidade, a confiança e a eficiência da advocacia, que é uma atividade essencial à administração da justiça e à defesa dos direitos e interesses dos cidadãos.


Referências bibliográficas

BRASIL. Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Código de Ética e Disciplina da OAB. Brasília: OAB, 1995.

FACHIN, Luiz Edson. Estatuto da Advocacia e Novo Código de Ética e Disciplina da OAB Comentados. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

Justicia, a inteligência artificial do Jus Faça uma pergunta sobre este conteúdo:

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 34. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

Sobre o autor
Marcelo Santos Baia

Mestrado em Ciências Jurídicas Pós-graduado em Direito Civil. Pós-graduado em Direito Proc. Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!