Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

É verdade que a mulher só se aposenta com 62 anos de idade?

Agenda 05/04/2023 às 11:02

Será que isso é possível? Terei que esperar por tanto tempo para me aposentar?

Bom, não é bem assim! Existem várias opções de aposentadorias para as mulheres e, muitas delas, não exigem uma IDADE MÍNIMA.

A maior dúvida dos segurados é, geralmente, sobre a idade mínima para pedir a aposentadoria. Tanto homens quanto mulheres, acham que existe algum limitador de idade em TODAS AS APOSENTADORIAS, mas isso é um MITO!

Existem várias possibilidades, da mulher e do homem, se aposentarem sem uma idade mínima.

Claro que é necessária a análise do caso concreto (análise do caso a caso). É aconselhável a contratação de um(a) profissional especializado(a) em direito previdenciário, para análise e planejamento da “melhor aposentadoria” para o segurado, especificamente. Pois, cada caso é um caso!

Existem 8 opções de aposentadoria para as mulheres, algumas possuem a exigência de idade mínima e outras não, e, todas elas, podem possuir valores diferentes de benefício.

São elas:

Aposentadoria por tempo de contribuição pelo pedágio de 50%: não exige idade mínima;

Aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência: não exige idade mínima;

Aposentadoria por idade urbana ou híbrida: exige a idade mínima de 62 anos para as mulheres;

Aposentadoria por idade rural: exige a idade mínima de 55 anos para as mulheres;

Aposentadoria por pontos: não exige idade mínima;

Aposentadoria por tempo de contribuição pelo pedágio de 100%: exige a idade mínima de 57 anos para as mulheres;

Aposentadoria por tempo de contribuição da professora: idade mínima reduzida para 52 anos;

Aposentadorias pelas regras anteriores à reforma da previdência (especial ou com averbações de tempo): sem exigência de idade mínima.

Importante saber, ainda, que existem, pelo menos, 2 elementos essências para a análise e concessão do “melhor benefício”:

tempo de espera para a aposentadoria;

valor da aposentadoria.

Assim, nem sempre, a melhor aposentadoria é a maior aposentadoria (em valores). Tudo depende de quanto tempo você vai esperar por ela e quanto gastará para obtê-la. É tudo matemático!

Sobre a autora
Renata Brandão Canella

Advogada, mestre em processo civil, especialista em direito do trabalho e direito empresarial, autora e organizadora do livro “Direito Previdenciário, atualidades e tendências” (2018, Editora Thoth), Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Previdenciários (ABAP) na atual gestão (2016-2020).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!