Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Meios Legais Para Trancamento Da Ação Penal

Agenda 24/04/2023 às 07:31

Wander Rodrigues Barbosa

Dr. Wander Barbosa é Pós-Graduado em Direito Penal, professor, escritor e advogado com larga experiência em matéria de natureza criminal.

 Reputação reconhecida por atuação vitoriosa em inúmeros e complexos casos, inclusive em casos de reputação nacional, como a Operação Lava jato e outros relacionados a parlamentares e crimes políticos.

Meios Legais Para Trancamento Da Ação Penal

O trancamento da ação penal consiste em uma das categorias de defesa prévia previstas no ordenamento jurídico brasileiro e tem como objetivo impedir ou suspender a continuidade do processo criminal por meio de medidas legais.

Existem diversos meios legais para promover o trancamento da ação penal, tais como a alegação de inépcia da denúncia ou queixa-crime, a ausência de justa causa para a instauração do processo, o excesso de prazo na prisão preventiva ou a extinção da punibilidade.

Como advogado Criminalista, posso dizer que a inépcia da denúncia ou queixa-crime é argumento utilizado quando a peça inicial não atende aos requisitos mínimos exigidos pela lei. A ausência de descrição dos fatos e a falta de individualização das condutas dos acusados são exemplos de falhas que podem ensejar o trancamento da ação penal.

A falta de justa causa para a instauração do processo ocorre quando não há indícios mínimos de autoria e materialidade delitiva. Quando a acusação não apresenta elementos probatórios suficientes para demonstrar a responsabilidade do acusado no crime atribuído a ele, é possível requerer o trancamento da ação penal.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

O excesso de prazo na prisão preventiva pode ser questionado quando o acusado permanece detido por tempo superior ao permitido pela legislação penal, sem a observância de uma das hipóteses legais de sua manutenção na prisão. Quando essa situação ocorre, é possível requerer a liberdade do acusado ou a suspensão da ação penal até que sejam cumpridos os prazos legais.

A extinção da punibilidade é outra hipótese que pode ensejar o trancamento da ação penal. Isso ocorre quando é verificado que o crime pelo qual o acusado foi denunciado já prescreveu, ou seja, o Estado perdeu o poder de punir o acusado em razão do decurso do tempo.

O pedido de trancamento da ação penal é formulado por meio da apresentação de um habeas corpus ao Tribunal competente para julgar o processo criminal. É importante ressaltar que os meios legais de trancamento da ação penal devem ser utilizados com cautela e sempre sob a orientação de um advogado especializado em Direito Criminal, pois a utilização indevida desses instrumentos pode gerar prejuízos irreparáveis na defesa do acusado.

CONCLUSÃO

Em suma, existem diversos meios legais para trancamento da ação penal. Tais medidas são fundamentais para garantir o respeito aos direitos e às garantias individuais dos acusados, evitando que possam sofrer constrangimento ilegal. Entre os principais modelos de trancamento estão a atipicidade da conduta, a prescrição da pretensão punitiva e a ausência de provas suficientes para justificar a continuidade da ação penal.

É importante destacar que cada caso deve ser analisado individualmente, a fim de verificar qual medida será mais adequada e efetiva para cada situação específica. Em todo caso, é preciso sempre respeitar os princípios constitucionais e as normas legais aplicáveis, garantindo assim uma justiça justa e equânime.

Sobre o autor
Barbosa e Veiga Advogados Associados

Fundado sob os princípios de excelência, ética e comprometimento, o Barbosa e Veiga Advogados Associados é um escritório que se dedica ao exercício da advocacia em diversas áreas do Direito, com foco especial nas causas empresariais, cíveis, criminais e direito de família. Nossa trajetória é marcada pelo incessante compromisso com a qualidade técnica e a busca por soluções jurídicas inovadoras e eficazes para nossos clientes.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!