Os influenciadores digitais são figuras relevantes para o consumo de diversos produtos e responsáveis até mesmo para que algumas marcas caiam no gosto do público.
Um influenciador, não está restrito ao antigo formato de ser dono de um blog, as mídias sociais ampliaram o leque e podemos ver as figuras do produtor de conteúdo digital como professores, médicos, nutricionistas, um design e por aí vai.
Com essa grande possibilidade, é cada vez mais comum que agências se interessem em agenciar seus clientes infoprodutores e atrair novos clientes, para boas escolhas e também não comprometer lançamentos de produtos digitais.
O cuidado em associar a figura do influenciador, a marca certa é importante para que sua credibilidade e reputação possam ser preservadas.
Por isso, no artigo de hoje iremos analisar como funciona o agenciamento e cuidados necessários.
Como funciona o agenciamento de influenciadores?
No mercado cada vez mais competitivo, podemos nos deparar com plataformas que disponibilizam tais serviços a empresas, por meio do qual um influenciador é escolhido de acordo com parâmetros que são listados junto a plataforma.
Esse é um modelo comum, mas com o crescente número de figuras públicas que exercem influência e aqui podemos colocar os infoprodutor que possui audiência e se vê diante de convites para publicidade, agências se veem frente ao interesse de agenciar seus experts para aumento de receita, melhor relação com o profissional e proteger o lançamento.
O que é o agenciamento de um influenciador ou infoprodutor?
É realizar a gestão da carreira do profissional, por meio de negociações em seu nome para publicidade, orientar, prestar assessoria para parcerias assertivas e que vão de encontro às pretensões do profissional.
Dessa forma, as negociações saem de uma realidade que é comum como negociações e fechamento via e-mail ou whatsapp, sem qualquer cuidado e que abre margem para grandes riscos.
Inclui-se ainda a gestão para que o influencer não divulgue o produto por tempo além do pretendido, protegendo sua imagem e as obrigações previstas em contrato.
Quais os cuidados no contrato de agenciamento?
A relação entre agenciador e influenciador, deve ser regulada por um contrato, para a proteção dos envolvidos.
O agenciador possui obrigações que devem estar claras, mas é importante pontuar o que não está incluso em tais serviços, para que não ocorram dúvidas do que é responsabilidade do influenciador cumprir.
Através do contrato de agenciamento, o agenciador passa a ter os poderes para negociar em nome do influenciador, declinar propostas, rever contratos e garantir seus rendimentos.
O contrato de agenciamento pode estabelecer qual os limites da atuação do agenciador, no que ele pode representar o profissional e até mesmo limite territorial.
Estabelece também, a participação nos ganhos de contratações, ainda que o contrato venha a ser rescindido, a depender do que foi previsto.
No agenciamento, o agenciador também é responsável por buscar novos negócios ao agenciado, funcionando quase como uma parceria para que ocorra o crescimento do influenciador, sendo importante prever:
Obrigações do influenciador;
Percentual de ganhos;
Poderes do agenciador;
Qual limite de atuação;
Sigilo.
Essas são condições mínimas que devem ser previstas, quando falamos em um agenciador que também é responsável pelo lançamento dos infoprodutos o cuidado é redobrado, para que cada contrato de publicidade não prejudique as vendas do produto digital e que ocorram no período correto.
O agenciador deve contar com assessoria jurídica especializada, para analisar os contratos e/ou os formular, para que exigências como não concorrência, sigilo, obrigações possam ser cumpridas com segurança e não comprometam contratos em andamento e até mesmo os novos.
Exclusividade no contrato de agenciamento
Um aspecto importante nos contratos de agenciamento, é a previsão de exclusividade.
É possível que o influenciador negocie em seu próprio nome novos contratos, mas tal prática pode prejudicar os esforços que estão sendo empregados pelo agenciador e até mesmo entrar em conflito com um novo negócio devido a cláusulas de outros contratos.
A exclusividade pode ser negociada, de forma que apenas o agenciador passa a representar os interesses do influenciador, existem outros pontos de atenção quando falamos de um agenciamento que é local, regional ou ainda limitado a um país e devem ser observados na negociação e na confecção do contrato.
Aspectos jurídicos
Como podemos ver, o agenciamento dos influenciadores e infoprodutores possibilita uma oferta de serviço personalizada às agências, mas que pede um olhar estratégico para que as parcerias de publicidade funcionem bem.
Com o olhar atento às obrigações dos envolvidos, é possível formular boas negociações, lembrando sempre dos cuidados que devem ser tomados quando falamos de publicidade e relação com o consumidor e por isso contar com um advogado especializado faz grande diferença.
Fonte: https://albertacci.com.br/blog/contrato-agenciamento-influenciador-infoprodutor