Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

03 Cuidados na contratação de assistente virtual

Agenda 09/06/2023 às 11:51

Com a facilidade de contratação de serviços online, muitos empreendedores optam por adotar um modelo de negócios 100% digital.

A profissão de assistente virtual vem ganhando cada vez mais espaço e permite que esses profissionais possam oferecer seu serviço para diferentes clientes.

Contudo, o trabalho de assistente virtual exige alguns cuidados para que a prestação do serviço possa ocorrer, tendo em vista que é uma atividade normalmente praticada por empreendedor individual.

Por isso, no artigo de hoje iremos analisar pontos de cuidado na contratação de assistente virtual.

O que é uma assistente virtual?

Assistente virtual, é uma atividade realizada de forma remota, assim como secretária remota, por meio da qual, atividades definidas entre as partes são designadas para que a profissional realize, que podem possuir cunho:

O profissional irá otimizar atividades de uma empresa, por meio de suas habilidades técnicas, como por exemplo: realizar pagamentos, atendimento via whatsapp e chat, cuidar da agenda de quem a contratou, compras e organização, sempre de forma remota.

Cuidados na contratação de assistente virtual e formas de contratação

A contratação de uma assistente virtual, deve observar alguns cuidados e definições claras de como a atividade será realizada.

Por se tratar de um serviço que por vezes é prestado de forma autônoma pelos profissionais, é necessário pontuar a diferença de formas de contratação:

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Veja, na CLT falamos de uma relação de emprego, em que a carteira profissional deve ser assinada, verbas trabalhistas pagas, subordinação e controle de jornada de trabalho.

A prestação de serviços, não pode ser confundida com a pejotização, que visa contratar um empregado sem arcar com as despesas trabalhistas. A prestação de serviços, é prestado por profissional que possui seu próprio negócio, não possui subordinação ou controle de jornada, possuindo uma empresa que irá realizar o trabalho contratado, podendo inclusive contratar mão de obra especializada.

Veja, antes de contratar é importante definir qual a necessidade de disponibilidade, bem como de suas expectativas, para não incorrer em uma contratação que na verdade trata-se de uma relação de trabalho que não foi devidamente regulamentada.

Sigilo na contratação de uma assistente virtual

Por ser uma atividade, em que o profissional vai estar em posse de informações do negócio, para realização de sua atividade, é necessário regular o que será confidencial.

Em muitos casos, a assistente virtual terá acesso a dados bancários, dados de empregados, contatos de clientes, estratégias do negócio, informações que não devem ser divididas com terceiros.

Essas informações devem ser protegidas e seu uso apenas para o desenvolvimento da atividade contratada a assistente. Logo, o contrato deve dispor de cláusula que proíba o compartilhamento e dever de proteção.

Porém, precisamos nos lembrar da importância de delimitar o que será considerado confidencial, para o negócio, bem como prazo de sigilo, respeitando a legislação.

Atividades da assistente virtual

Como você pode ver, existem diferentes atividades que podem ser exercidas por uma assistente.

Contudo, é necessário delimitar o que é esperado, quais atividades devem ser realizadas, lembrando que não devemos confundir as atividades que são da empresa de atividades de cunho pessoal, para não desvirtuar o serviço contratado.

O contrato, deve regular quais são as responsabilidade do profissional, o que é esperado, prazos, sendo importante orientar para que exista sempre um alinhamento na relação.

Aspectos jurídicos:

O profissional que atua como assistente virtual, pode desenvolver uma série de atividades, para auxiliar o profissional ou empresa que o contrata.

Contudo, alguns cuidados devem ser tomados, para que a contratação possa ser produtiva e as informações trocadas protegidas.

Fonte: https://albertacci.com.br/blog/cuidado-contratacao-assistente-virtual

Sobre a autora
Laura Abbott Albertacci

Advogada, Direito Contratual, Direito Autoral, Registro de Marca. Atuo na advocacia empresarial, oferecendo soluções jurídicas para empreendedores, pequenos negócios e segmento de negócios digitais, que desejam maior segurança e crescimento de seus negócios. Assessoria e consultoria jurídica para pequenas e médias empresas, infoprodutores, Startups, Serviços como: Registro de Marca, parecer, Contrato Social, MOU, Acordo de Sócios, Contrato de Serviços, Contrato de Tecnologia, Contratos Empresariais, contrato licença autoral e marca, dentre outros. Foco em buscar soluções e prevenção para não ocorrer a judicialização. Atendimento online em todo o Brasil. site: https://albertacci.com.br/ Instagram: @lauraalbertacci YouTube: Laura Albertacci

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!