Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

OAB deve combater a morosidade da Justiça

Agenda 20/06/2023 às 11:58

OAB DEVE COMBATER A MOROSIDADE DA JUSTIÇA.

 

OAB deve combater a morosidade da justiça não adianta a justiça construir palácios judiciários enquanto os jurisdicionados estão à espera de uma decisão (sentença- despachos-audiências) ficam a espera para ter seus direitos resguardados pela justiça.

Enquanto não houver um movimento iniciado pela OAB para combater a morosidade da justiça os advogados e os jurisdicionados continuarão sendo prejudicados.

OAB deve criar um Fórum Permanente em Defesa da Justiça, espaço aberto de acompanhamento da atuação do Poder Judiciário através da realização de seminários e debates envolvendo diversos segmentos da sociedade civil.

OAB deve orientar todas as subseções para fazer debates públicos a respeito da morosidade processual e cobrar do judiciário (comarca) os processos que estão paralisados a mais de 30 dias sem despachos e sentenças.

 Deve criar também a Central de Acompanhamento de Prazos Processuais que possibilita ao advogado e à sociedade solicitar apoio da OAB-local no sentido de agilizar despachos em processos judiciais. 

Como sempre o Presidente do Tribunal alega falta de juízes para demanda judicial em razão disto a ordem deve solicitar junto ao governador do Estado a realização de concurso para juízes e a convocação dos aprovados em caráter de urgência.

Justicia, a inteligência artificial do Jus Faça uma pergunta sobre este conteúdo:

O direito de fato está em crise profunda, porque a ética e a moral também estão. O Judiciário, como instituição, está em “crise” porque o próprio Estado também está. A Justiça é morosa e sua demora é, em si, causadora da injustiça; porém, a injustiça generalizada é a causa da morosidade judiciária.

O Brasil precisa de mais juízes, pois não pode haver celeridade sem que o número de magistrados seja adequado às demandas propostas. Os processos vêm crescendo em proporção geométrica e o número de magistrados mantido estagnado ou com pouca evolução. O Brasil apresenta uma grande desproporção no número de juízes por habitantes (cerca de um para cada 25 mil habitantes) numero muito baixo onde o judiciário não da conta da demanda que cada dia que passa só aumenta o numero de processos.

O judiciário deve fazer um mutirão em parceria com o Ministério Público- Defensoria Pública e OAB.

OAB deve ser mais atuante no sentido de combater a morosidade da justiça. Deve atuar junto as subseções para orientar os advogados a cobrar agilidade nos processos. Processos paralisados é prejuízos para advogados e jurisdicionados

Sobre o autor
Sergio Furquim

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!