Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

11 de agosto comemora o dia do advogado e da advogada

Agenda 19/07/2023 às 11:34

Eleição direta para Conselho Federal da OAB: já passou da hora de mudar o sistema.

XI DE AGOSTO DIA DO ADVOGADO E DA ADVOGADA.

No Brasil, o dia do advogado é comemorado em 11 de agosto e representa não apenas uma profissão honrada, mas também a luta pelos direitos e valores fundamentais da sociedade.

Ser advogado é garantir a igualdade e a justiça e temos muito orgulho de fazer parte desta honrada profissão.

11 de agosto de 1827

Foi então que, em 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I criou as primeiras Universidades de Direito do Brasil, em São Paulo e Pernambuco, e esta data passou a ser reconhecida como o Dia do Advogado em todo o Brasil.

Como declara a Constituição Federal, o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. E um dos primeiros dispositivos do estatuto da Ordem dos Advogados estabelece que no seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social. O advogado encarna a vontade do cidadão que tem o direito de acesso ao Poder Judiciário para a defesa de suas pretensões. Toda e qualquer restrição ao pleno exercício dessa atividade traduz intolerável cerceamento não apenas profissional, mas também social.

Na atualidade ser advogado tem que ter coragem e persistência para superar os obstáculos que surgem dia a dia por não termos o respaldo da nossa instituição.

A Advocacia e o grande responsável pela manutenção da Democracia brasileira.

DEMOCRACIA - governo em que o povo exerce a soberania, sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.

A partir do ano de 2018 nosso Brasil vive sob uma avalanche de ataque as instituições.

Os ataques às instituições vieram, articuladamente, de sites, blogs e canais de extrema direita, pregando invasão e fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com retirada à força de seus membros. Revelou-se a existência de esquemas profissionais de desestabilização democrática, com suspeita de financiamento público em alguns casos, potencializados pelo uso massivo das redes sociais, alimentadas por fanáticos, mercenários (que monetizam o ódio e a mentira),

No dia 8 de janeiro de 2023, confirmou-se que nossa democracia estava prestes a sofrer um grande golpe destituindo a democracia.

O dia 8 de janeiro de 2023 será lembrado como um capítulo sombrio da democracia brasileira se mobilizaram e invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília – depredando prédios públicos e símbolos nacionais.

Não se confirmou o golpe permanecendo a DEMOCRACIA.

A ADVOCACIA sempre lutou e continua lutando para que a DEMOCRACIA prevaleça neste país.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

A livre atuação da advocacia está, portanto, no próprio cerne daquilo que diferencia o funcionamento da Justiça como espaço de garantia da continuidade democrática. Onde advogados não podem exercer plenamente suas funções, não há democracia. E onde viceja o autoritarismo, o livre exercício da nossa profissão se torna alvo preferencial de restrições e assédio, por vezes declarados e, mais comum, velados – disfarçados sob discursos de “interesse público” ou necessidades de efetivas burocracias judiciárias.

Não há democracia sem a advocacia -advogados e advogadas estão de plantão para combater as injustiças e as tentativas de golpes que venham macular a democracia.

Uma pena que nosso Conselho Federal 0AB que luta e prega a DEMOCRACIA, mas não é democrático, ou seja, não faz o dever de casa.

Em todos órgãos de classe quem elege a diretoria são os associados enquanto nossa ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – CONSELHO FEDERAL quem elege a diretoria são 81 CONSELHEIROS SECCIONAIS. ATÉ QUANDO ISTO VAI CONTINUNAR.

De que adianta pregar e lutar por DEMOCRACIA se o CONSELHO FEDFERAL não é DEMOCRÁTICO?

OAB CONSELHO FEDERAL: JÁ PASSOU DA HORA DE MUDAR O SISTEMA DE ELEIÇÃO. ELEIÇÃO DIRETA PARA CONSELHO FEDERAL.

O ADVOGADO LUTA POR JUSTIÇA DIARIAMENTE.

Advogar é uma paixão que nunca perde o encanto.

A sociedade tem o advogado como o guardião que luta para que a justiça não cometa injustiça.

Lutar sempre – sempre – sempre.

"O Advogado é o interlocutor do cidadão para que a justiça não cometa injustiça. Advogado é o fiscal da lei”.

Ser advogado é lutar pelo direito do cliente mesmo que as chances são mínimas.

O direito do cliente encerra só após esgotar todos os recursos.

O advogado encarna a vontade do cidadão que tem o direito de acesso ao Poder Judiciário para a defesa de suas pretensões. Toda e qualquer restrição ao pleno exercício dessa atividade traduz intolerável cerceamento não apenas profissional como também social.

O Advogado é o guardião do cidadão para que a justiça não cometa injustiça.

O Advogado é o interlocutor do cidadão para que a justiça não cometa injustiça.

O Advogado é o fiscal da lei.

Advocacia e uma luta diária. Temos que ter uma OAB que represente o advogado em todos os momentos. O advogado não pode ficar sem o respaldo da instituição. O advogado é o verdadeiro fiscal da lei.

Na atualidade ser advogado tem que ter coragem e persistência para superar os obstáculos que surgem dia a dia.

A Advocacia e o grande responsável pela manutenção da Democracia brasileira.

VIVA A DEMOCRACIA. Parabéns a todos os advogados e advogadas.

Sobre o autor
Sergio Furquim

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!