Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Precisamos de uma liderança que lute em favor da classe dos advogados.

Agenda 24/08/2023 às 14:13

Por onde anda nossa OAB que tanto lutou em favor de nossa classe.

Lutou em período de censura perseguição e contra a intolerância foi uma luta em conjunta com toda seccional e com os advogados que naquele período não tinham receio de ser perseguido.

Foi neste período que a advocacia ganhou a credibilidade da população. Hoje inverteu nossa instituição OAB passou ser mais uma instituição política do que uma instituição de classe.

Os advogados estão passando por sérias dificuldades devido à morosidade do judiciário.

Principalmente os advogados do interior onde a maioria das comarcas não possui juízes titulares.

Neste momento nossa instituição OAB deveria sair em defesa da classe exigindo do TJ que abra concurso para suprir as vagas existentes nas comarcas.

 Mas isto não está acontecendo estamos sem representatividade.

Grande parte dos advogados tem que solicitar o auxílio emergencial para amenizar um pouco a situação.

Contas a pagar não param de chegar.

Uma triste situação em que nossa classe dos advogados está vivendo.

A maioria das comarcas estão sem juízes titulares apenas colaboradores atuando nas comarcas.

Geralmente estes colaboradores aparecem nas comarcas uma ou duas vezes por semana.

Enquanto isto não há despachos e nem sentença e muito menos audiências.

Nossa OAB deve solicitar junto ao Governado do Estado e ao Presidente do Tribunal de Justiça que seja aprovado concurso para suprir o número de vagas de juizes nas comarcas.

Não adianta aprovar concurso para apenas um número mínimo de vagas tem que aprovar concurso com os números de vagas em as comarcas estão sem juízes titulares.

Nossa OAB deve atuar junto ao Governo e TJ para que ocorra concurso para suprir as vagas de juízes existentes nas comarcas.

O advogado cumpre todos os prazos processuais e a justiça também tem prazo para que o processo possa ter seu curso normal.

Só que o prazo para justiça e só no papel não há cumprimento de prazo por parte da justiça.

O Tribunal deve investir na eficiência do judiciário tais como abrindo concurso para juízes e escrivãs judiciário isto vai trazer agilidade com despachos e sentenças é isto que o jurisdicionados quer.

A OAB, enquanto instituição deve estar atenta para esta necessidade da sociedade e dos próprios advogados".

 

 

Sobre o autor
Sergio Furquim

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!