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07 Pontos Sobre o Contrato de Consultoria em Marketing Digital

Agenda 03/10/2023 às 12:05

Agências de Marketing, comumente são contratadas para oferecerem seu trabalho por meio de um contrato de consultoria em marketing digital.

O serviço oferecido pela agência, pode variar de desenvolvimento de estratégias para construção de imagem de um negócio online, a consultoria em lançamento de infoprodutos digitais e atividades que podem orientar um setor de marketing ou executar os serviços contratados.

No artigo de hoje, iremos analisar os pontos mais importantes desse contrato e evidenciar o porquê a falta de formalização ocasiona problemas.

Antes, é importante entendermos alguns pontos a respeito da agência.

A consultoria em marketing digital, pode ser prestada por uma agência ou profissional que atue na área, que irá oferecer um serviço de meio, podendo orientar ou ainda executar um conjunto de atividades que foram negociadas entre as partes.

A consultoria, pode ser prestada de forma pontual para atender uma demanda ou de forma continuada, ou seja, por um período de tema estabelecido entre as partes, com intuito de atender uma necessidade voltada para o online.

Feita a contextualização, vamos analisar os pontos do contrato de consultoria, que merecem especial atenção.

Objeto do contrato e entregáveis

É por meio do objeto, que é pontuado em contrato a natureza do que foi negociado entre os envolvidos, isso significa que no objeto devemos prever exatamente o que será o serviço contratado.

Entre as atribuições, deve ser descrito o que engloba a consultoria, se está incluso a realização de planejamento estratégico, designer, criação de conteúdo para post’s, tráfego pago, bem como os deveres decorrentes deste contrato.

Os entregáveis que devem ser realizados, se por meio de relatórios ou não, devem ser detalhados, bem como a quantidade a ser desenvolvida e revisões.

É importante prever inclusive quais as ferramentas a serem utilizadas e mídias sociais que devem receber o conteúdo, como Linkedin, Facebook, Instagram, YouTube, entre outras.

Todas as questões relacionadas a quais serviços estão inclusos na consultoria, entregáveis, responsabilidades, tempo de duração do contrato e prazos impactam no valor a ser cobrado, as quais devem ser detalhadas em contrato.

Confidencialidade

A confidencialidade, pode ser firmada em contratos de consultoria, para a proteção de informações que são trocadas e estratégias tanto do negócio do cliente, quanto das informações do consultor.

Para a prestação do serviço, será necessário ter acesso aos dados do negócio, construção do público alvo, segmentação da conta, senhas e logins, devendo todas as informações serem abarcadas pela proteção.

Por isso, prever em contrato a confidencialidade, vetando quais informações não devem vir a público e também que o contratante proteja as suas informações estratégicas de negócios é importante.

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Exclusividade

A exclusividade é uma condição que pode ser exigida pelo cliente, que por vezes não deseja que o consultor, enquanto presta serviços a ele, atenda concorrentes.

Este é um mecanismo de proteção para a relação contratual, criando uma exclusividade de nicho de atuação, certo é que tal exigência condiciona a uma correta delimitação dos termos para a exclusividade ser exigida, sua duração e consequentemente impactará no aumento do valor do serviço prestado.

Vale destacar, que a exclusividade não visa impedir que o indivíduo exerça sua atividade profissional. Por isso, ela deve ser elaborada com uma real análise, cuidado e atenção à legislação nesse sentido e claro o interesse dos envolvidos.

Tráfego Pago

O tráfego pago, é mecanismo que possibilita a distribuição por meio de anúncios de conteúdo e até oferta de produtos ou serviços. É um serviço que pode estar incluso na consultoria, seja por meio da execução ou até mesmo desenvolvimento de contingência da conta, baseado na persona criada.

Ocorre que, resultados não devem ser prometidos, pois é uma atividade meio, o que não implica que não haverá a prestação do serviço de forma eficiente e com zelo.

É importante estabelecer sob quais condições, o tráfego pago deve ser realizado, definir como a contingência será tratada, delimitando inclusive valores e ou delimitação de percentuais de ganho sobre as vendas realizadas, se for negociado neste sentido.

Além disso, o contrato também deve estipular que o anúncio será pago pelo cliente, para que de forma alguma não interprete que os valores de anúncios estão inclusos no valor da consultoria.

Do Prazo e Aprovação

Colocar em prática o serviço previsto na consultoria, demanda o envolvimento do cliente. Estabelecer a necessidade de aprovar um projeto enviado, aqui falamos desde um conteúdo, anúncios, até mesmo a persona, é importante para que expectativas estejam alinhadas e também a responsabilidade das partes envolvidas.

Dessa forma, o cliente vai obter um serviço que vai de encontro ao que deseja, por outro lado o consultor seja ele pessoa ou agência, obtém a validação de que efetuou conforme foi solicitado. Dessa forma, não podendo o cliente reclamar posteriormente do conteúdo gerado, tecer disposições nesse sentido é crucial para o bom andamento da relação com o cliente e também para o seu negócio.

Além disso, é importante frisar que ao estabelecer prazos, eles não estão direcionados apenas para o consultor cumprir, mas para que o cliente possua um prazo em que deve analisar e aprovar ou não a entrega efetuada, para que assim se possa avançar para a próxima etapa, é bom para o consultor, que poderá dar o passo seguinte após o prazo com ou sem o retorno do cliente, pois é comum que essa etapa se torne morosa por ausência de ação do cliente, ocasionando em atrasos ou ainda um período de prestação do serviço maior do que o planejado pelo profissional.

Ao estabelecer prazos de cumprimento, para aprovação do projeto, ele poderá caminhar e caso não seja cumprido , todos os passos seguintes já se encontram estabelecidos no contrato, contribuindo para efetividade do negócio firmado e que os pagamentos também possam ser cumpridos, os quais podem ou não estar atrelados às entregas.

Por isso, tecer disposições quanto a forma de funcionamento de aprovação e prazos para ambos os lados é importante, possibilitando a melhor gestão do negócio e impedindo o cenário de pagar para trabalhar, por conta de atrasos e ajustes incontáveis por parte de solicitações do cliente ou falhas na comunicação, possibilita maior transparência.

Conclusão

Como se pode observar, existem diversos cuidados que devem ser tomados para a prestação desse serviço, os quais se forem negligenciados ocasionam em problemas.

Dessa forma, é importante um advogado especializado em contratos para elaborar um contrato personalizado para a sua atuação profissional, analisando os riscos e problemas, o especialista irá construir um contrato que proporcione segurança e profissionalismo para o seu negócio.

Fonte: https://albertacci.com.br/blog/07-pontos-contrato-consultoria-marketing-digital

Sobre a autora
Laura Abbott Albertacci

Advogada, Direito Contratual, Direito Autoral, Registro de Marca. Atuo na advocacia empresarial, oferecendo soluções jurídicas para empreendedores, pequenos negócios e segmento de negócios digitais, que desejam maior segurança e crescimento de seus negócios. Assessoria e consultoria jurídica para pequenas e médias empresas, infoprodutores, Startups, Serviços como: Registro de Marca, parecer, Contrato Social, MOU, Acordo de Sócios, Contrato de Serviços, Contrato de Tecnologia, Contratos Empresariais, contrato licença autoral e marca, dentre outros. Foco em buscar soluções e prevenção para não ocorrer a judicialização. Atendimento online em todo o Brasil. site: https://albertacci.com.br/ Instagram: @lauraalbertacci YouTube: Laura Albertacci

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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