Não há muitas diferenças entre administrar uma cidade e uma empresa. Os desafios, tanto para prefeitos, como para empresários, incluem não apenas a gestão de recursos financeiros, abrigam temas como a busca por melhores condições de trabalho para os colaboradores, os cuidados com o meio ambiente, o uso parcimonioso e ético dos recursos, o respeito à gestão dos recursos humanos que com eles colaboram. Este quadro, resumidamente, se completa para os gestores municipais, diante da necessidade de convivência diária com o jogo político local, além das relações junto à sua comunidade e, ainda, junto aos governos estadual e federal. Portanto, amplia-se mais o grau de exigências a serem enfrentadas por um administrador municipal.
Eles precisam de assessoria, orientação, estudo… precisam ficar antenados e ser conhecedores de políticas públicas que deram certos em outras cidades.
Os mandamentos para administrar uma pequena cidade.
1- Colocar gente honesta e competente nos cargos de responsabilidade, se possível sem vínculo político.
Parar de nomear apaniguados para comporem os Conselhos Municipais.
Dar prioridades para a Educação e a Saúde - Valorizar a figura do professor e Profissionais da Saúde, sobretudo valorizando seu salário. O professor precisa se sentir reconhecido pela administração pública, não se pode cobrar de uma classe trabalhadora sendo que seu salário mal dar para as necessidades básicas do dia-a-dia.
Excluir qualquer ato ou atitude que lembre alguma coisa como perseguição política.
O prefeito que persegue, maltrata e até mesmo demite, aquele servidor humilde, honesto, simplesmente porque este tem opinião, pensamento diferente da sua.
A liberdade de expressão há de ser respeitada dentro de respeito mútuo.
2- Um bom prefeito é aquele que é administrador, empreendedor e buscar soluções para o desemprego é uma meta não há ser buscada, mais, sim, alcançada. Busca permanente por parcerias empresariais e todos os que podem e tem capacidade financeira de investir no município.
3- O prefeito deve acompanhar o trabalho realizado pelas secretarias para garantir que as metas e propostas estipuladas sejam cumpridas. As nomeações para as secretarias deveriam ser baseadas em critérios técnicos, mas nem sempre é assim.
Ações que devem ser feitas pela prefeitura
O trabalho do prefeito, como já vimos, inclui a gestão de toda a cidade, e é papel dele garantir a gestão dos recursos para o cumprimento dos seus deveres. A prefeitura deve coordenar:
Construção e manutenção de escolas, bem como o pagamento dos profissionais;
Pavimentação das ruas;
Limpeza das ruas;
Construção de parques e praças;
Garantir a segurança pública com a guarda municipal;
Organizar e gerir o trânsito;
-
Apresentar projetos para serem apreciados na Câmara Municipal, etc.
Dar prioridade na saúde e na educação.
Dar assistência as pessoas com deficiência e aos idosos.
Respeitar o meio ambiente e fazer a fiscalização para não haver desmatamentos.
Incentivar o comércio da cidade e incentivar os grandes empresários para instalar indústrias em nosso município.
Dar assistência técnica ao produtor rural e ao trabalhador rural avulso.
Monitorar periodicamente as estradas rurais fazendo manutenção de tapa buracos e limpeza para com os matos que tomam conta da via pavimentada e via de chão batido.