Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Ética na advocacia

Agenda 27/01/2024 às 06:48

A ÉTICA NA ADVOCACIA.

 

O Estatuto da OAB apresenta um princípio que é um dos alicerces da advocacia forense. No artigo 6 está definido que “não existe hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos se tratar com consideração e respeito recíprocos”.

No entanto, com vistas a coibir a atuação de alguns advogados e advogadas , O estatuto, quando trata sobre a Ética do Advogado, adverte que também o advogado deve preceder de forma que se torne merecedor de respeito, contribuindo para o prestígio da classe e da profissão. Assim, o advogado deve abster-se de abordar temas que possam comprometer a dignidade da profissão e da instituição que o congrega.

Limites para a imunidade judiciária do advogado e advogadas.

O advogado e advogadas possui imunidade judiciária desde que observe os limites estabelecidos, sendo comum a alguns profissionais não saber distinguir corretamente esses limites.

A imunidade judiciária de um advogado(a) não possui extensão que exclua sua responsabilidade pelos abusos cometidos em processos e que impliquem ofensas à dignidade do juiz ou do Judiciário e também com os colegas advogados. Tudo tem um limite que deve ser respeitado.

O respeito tem que ser mutuo, ninguém está acima da lei. Não há ninguém melhor que ninguém, por isso o respeito e o maior requisito para que o ser humano possa viver em harmonia.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

A ética se faz necessária no exercício da advocacia, bem como a dignidade, o decoro, a honestidade e a boa-fé, requisitos essenciais para aqueles que buscam a aplicação da justiça em nossa sociedade.

RECOMENDAÇÃO.

PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE ÉTICA OAB

Deve encaminhar uma recomendação para os, presidente de subseções, orientar os advogados (as) que prestam serviços de assessores parlamentares (câmara de vereadores e executivos)) nos municípios.

Sendo que a maioria dos assessores não cumpre horário de expediente e faz advocacia administrativa e também ausenta para acompanhar cliente ao fórum em audiência.

Configura desvio de conduta ética na advocacia.

No interior, a maioria dos advogados assessores advoga em horário de expediente da câmara municipal e do poder executivo.

ADVOGAR EXIGE CORAGEM E DETERMINAÇÃO.

Advogar é estar conectado com os mais necessitados por justiça.

Advogar é fiscalizar a justiça para não cometer injustiça com os mais necessitados.

Advogar é lutar diariamente para que a justiça possa dar a cada um o que lhe dê direito.

Advogar e exigir uma justiça célere e dar o direito há quem lhe pertence, mas isto com muita brevidade. O direito do jurisdicionado...

Advogar é uma paixão que nunca perde o encanto.
A sociedade tem o advogado como o guardião que luta para que a justiça não cometa injustiça.

Advogar é lutar diariamente buscando justiça para o injustiçado. Advogar e ter coragem para enfrentar os abusos cometido para com os mais fracos.

 

 

Sobre o autor
Sergio Furquim

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!