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O Sistema Jurídico da Arábia Saudita

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Agenda 30/10/2024 às 16:27

O sistema jurídico da Arábia Saudita é fundamentado na Sharia, o direito islâmico derivado do Alcorão e da Sunnah (as tradições) do profeta islâmico Muhammad. As fontes da Sharia também incluem o consenso acadêmico islâmico desenvolvido após a morte de Muhammad. Sua interpretação pelos juízes da Arábia Saudita é influenciada pelos textos medievais da escola literalista Hanbali da Fiqh (a jurisprudência islâmica). Exclusivamente no mundo muçulmano, a Sharia foi adotada pela Arábia Saudita numa forma não codificada. Isto, e a falta de precedentes judiciais, resultou numa incerteza considerável no âmbito e conteúdo das leis do país. O governo anunciou, portanto, a sua intenção de codificar a Sharia em 2010 e, em 2018, um livro de referência de princípios jurídicos e precedentes foi publicado pelo governo saudita.[1] A Sharia também foi complementada por regulamentos emitidos por decreto real que cobrem questões modernas, como propriedade intelectual e direito societário. No entanto, a Sharia continua a ser a principal fonte do direito, especialmente em áreas como o direito penal, familiar, comercial e contratual, e o Alcorão e a Sunnah são declarados como a constituição do país. Nas áreas do direito fundiário e energético, os extensos direitos de propriedade do Estado saudita (na verdade, a família real saudita) constituem uma característica significativa.

O atual sistema judicial saudita foi criado pelo rei Abdul Aziz, que fundou o Reino da Arábia Saudita em 1932, e foi introduzido no país em etapas entre 1927 e 1960. É composto por tribunais gerais e sumários da Sharia, com alguns tribunais administrativos para lidar com disputas sobre regulamentações modernas específicas. Os julgamentos na Arábia Saudita são julgamentos de banca. Os tribunais da Arábia Saudita observam poucas formalidades e o primeiro código de processo penal do país, emitido em 2001, tem sido largamente ignorado. O Rei Abdullah, em 2007, introduziu uma série de reformas judiciais significativas, embora ainda não tenham sido totalmente implementadas.

As punições criminais na Arábia Saudita incluem decapitação pública, apedrejamento, amputação e chicotadas. As infrações penais graves incluem não só crimes reconhecidos internacionalmente, como homicídio, estupro, furto e roubo, mas também apostasia, adultério, bruxaria e feitiçaria. Além da força policial regular, a Arábia Saudita tem uma polícia secreta, a Mabahith, e uma “polícia religiosa”, a Mutawa. Esta última impõe as normas sociais e morais islâmicas, mas os seus poderes foram bastante restringidos nos últimos anos. Organizações de direitos humanos sediadas no Ocidente, como a Anistia Internacional e o Observatório dos Direitos Humanos, criticaram as atividades tanto da Mabahith como da Mutawa, bem como uma série de outros aspectos dos direitos humanos na Arábia Saudita. Estes incluem o número de execuções, o leque de crimes que estão sujeitos à pena de morte, a falta de salvaguardas para os acusados no sistema de justiça penal, o tratamento dispensado aos homossexuais, o recurso à tortura, a falta de liberdade religiosa e a posição altamente desfavorecida das mulheres. O Instituto Albert Shanker e a Freedom House também relataram que “as práticas da Arábia Saudita divergem do conceito de Estado de Direito”.[2]


1 HISTÓRIA DO DIREITO SAUDITA

A Sharia (ou direito islâmico), a principal fonte do direito na moderna Arábia Saudita,3 foi desenvolvida gradualmente por juízes e estudiosos muçulmanos entre os séculos VII e X.[4] Desde a época do Califado Abássida no século VIII, a Sharia em desenvolvimento foi aceita como fundamento da lei nas cidades do mundo muçulmano, incluindo a Península Arábica, e mantida pelos governantes locais, eclipsando a urf (a lei costumeira local pré-islâmica).[5] Nas áreas rurais, a urf continuou a ser predominante durante algum tempo,[6] e, por exemplo, foi a principal fonte de direito entre os beduínos do Nejd, na Arábia Central, até ao início do século XX.[7]

No século XI, o mundo muçulmano desenvolveu quatro grandes escolas sunitas de jurisprudência islâmica (ou fiqh), cada uma com as suas próprias interpretações da Sharia: Hanbali, Maliki, Shafi e Hanafi.[8] Na Arábia, a escola Hanbali foi preferida pelo movimento Wahhabi, fundado no século XVIII.[9] [10] O wahhabismo, uma forma estrita do Islã sunita,[11] foi apoiado pela família real saudita (Al Saud)[12] e é agora dominante na Arábia Saudita.[13] A partir do século XVIII, a escola Hanbali predominou, portanto, no Nejd e na Arábia Central, o coração do Islã Wahhabi.[10] Na região mais cosmopolita do Hedjaz, no oeste da península, foram seguidas as escolas Hanafi e Shafi.[10]

Da mesma forma, existiam diferentes sistemas judiciais.[10] No Nejd, havia um sistema simples de juízes únicos para cada uma das principais cidades.[10] O juiz era nomeado pelo governador local, com quem trabalhava em estreita colaboração para resolver os casos.[10] No Hejaz, existia um sistema mais sofisticado, com tribunais compostos por júris de juízes.[10] Em 1925, Abdul Aziz Al Saud de Nejd conquistou o Hedjaz e uniu-o aos seus territórios existentes para formar o Reino da Arábia Saudita em 1932.[14] Em 1927, o rei introduziu um novo sistema judicial no Hejaz, compreendendo tribunais gerais e sumários, e ordenou que a fiqh Hanbalita fosse usada. No entanto, o sistema tradicional de juízes do Nejd foi mantido em vigor face à oposição conservadora do establishment religioso do Nejd.[10]

Depois de se familiarizar com o sistema judicial do Hedjaz nas décadas seguintes, o establishment religioso permitiu a sua introdução no resto do país entre 1957 e 1960. [10] Além disso, a partir da década de 1930, Abdul Aziz criou tribunais governamentais ou "comitês" para julgar em áreas abrangidas por decretos reais, como o direito comercial ou laboral.[15] O sistema de tribunais da Sharia e de tribunais governamentais criados por Abdul Aziz permaneceu em vigor até às reformas judiciárias de 2007.[10] Até 1970, o poder judicial era da responsabilidade do Grande Mufti, a autoridade religiosa mais importante do país.[16] Contudo, quando o atual Grande Mufti morreu em 1969, o então rei, Faisal, decidiu não nomear um sucessor e aproveitou a oportunidade para transferir a responsabilidade para o recém-criado Ministério da Justiça.[17]

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A comunidade xiita da província oriental tem uma tradição jurídica separada. [18] Embora sigam a Sharia, eles aplicam a ela a escola de jurisprudência xiita Jafari.[19] Em 1913, quando Abdul Aziz conquistou a área, concedeu aos xiitas um judiciário separado para lidar com casos religiosos e de direito de família: um juiz em Qatif e um em Al-Hasa.[20] Esta posição manteve-se, com os dois juízes ministrando a uma população de cerca de dois milhões, até 2005, quando o número de juízes foi aumentado para sete.[20] Para todas as outras áreas do direito, a comunidade xiita está sob a jurisdição dos tribunais sunitas regulares.[21]


2 FONTES DO DIREITO

A principal fonte do Direito na Arábia Saudita é a Sharia islâmica. A Sharia é derivada do Alcorão e das tradições de Muhammad contidas na Sunnah; [3] o ijma, ou consenso acadêmico sobre o significado do Alcorão e da Sunnah desenvolvido após a morte de Muhammad; e o qiyas, ou raciocínio analógico aplicado aos princípios do Alcorão, da Sunnah e do ijma.[22] Oficialmente, a Sharia, na Arábia Saudita, é geralmente aplicada de acordo com a escola de pensamento legal (madhhab) Hanbali, que só permite o qiyas quando for absolutamente necessário.[23] A família real saudita e o Estado são proponentes do movimento islâmico Wahhabi, que geralmente segue a escola Hanbali.[24] No entanto, os oponentes do wahhabismo notaram que as crenças wahhabistas, tal como praticadas na Arábia Saudita, divergem da escola Hanbali em certos aspectos[25] e, mesmo, que o wahhabismo pode constituir uma escola separada ou madhhab.[26]

Os países muçulmanos que mantêm ou adotam a Sharia geralmente determinam quais as partes da Sharia que são aplicáveis e codificam-nas (e assim modernizam-nas). Ao contrário de outros países muçulmanos, a Arábia Saudita considera a Sharia não codificada na sua totalidade como a lei do país e não interfere nela.[27] É, portanto, único não só quando comparado aos sistemas ocidentais, mas também em comparação com outros países muçulmanos, e de acordo com o jurista holandês, Jan Michiel Otto, poderia ser descrito como o sistema no mundo moderno mais próximo da forma da Sharia adotada com o advento do Islã.[28]

A falta de codificação da Sharia leva a variações consideráveis na sua interpretação e aplicação. [29] Além disso, não existe um sistema de precedentes judiciais,[30] uma vez que os juízes sauditas estão proibidos de se envolverem em taqlid (adoção inquestionável da interpretação de outros) e devem, em vez disso, usar raciocínio independente (ijtihad).[31] ] No entanto, espera-se que os juízes consultem seis textos medievais da escola de jurisprudência Hanbali antes de tomarem uma decisão.[32] A escola Hanbali é conhecida por sua interpretação literal do Alcorão e do hadith.[33] Se a resposta não for encontrada nos seis textos Hanbali, o juiz poderá então consultar a jurisprudência das outras três principais escolas sunitas ou aplicar o seu julgamento independente e raciocínio jurídico através do ijtihad.[32]

Dado que o juiz tem o poder de desconsiderar julgamentos anteriores (sejam eles próprios ou de outros juízes) e pode aplicar a sua interpretação pessoal da Sharia a qualquer caso específico através do ijtihad, surgem julgamentos divergentes mesmo em casos aparentemente idênticos. [30] Existe uma presunção contra a anulação de uma decisão quando esta se baseia no ijtihad.[34] Este princípio é crucial em dois aspectos.[34] Em primeiro lugar, concentra a substância da lei nas mãos dos juízes, pois, em consequência, existe a presunção de que apenas um juiz que exerce a ijtihad, e não um rei ou um parlamento, pode determinar a lei de Deus.[34] Em segundo lugar, torna a decisão do juiz praticamente imune à reversão em caso de recurso.[34] O papel do ijtihad levou a apelos para que a Sharia fosse codificada para dar clareza e eliminar a incerteza.[35] Como resultado, em 2010, o Ministro da Justiça anunciou planos para implementar uma codificação da lei Sharia, embora a resistência do establishment religioso esteja supostamente atrasando a sua implementação.[35]

Os decretos reais (nizam) são a outra principal fonte do direito, mas são referidos como regulamentos em vez de leis para indicar que estão subordinados à Sharia.[3][36] Os decretos reais complementam a Sharia em áreas como o direito laboral, comercial e societário.[37] Além disso, outras formas de regulamentos (lai'hah) incluem as Ordens Reais, as Resoluções do Conselho de Ministros, as Resoluções Ministeriais e Circulares Ministeriais,[38] e estão igualmente subordinadas à Sharia.[38] Quaisquer leis ou instituições comerciais ocidentais são adaptadas e interpretadas do ponto de vista da lei Shariah.[39][40]

Além disso, a lei e os costumes tribais tradicionais permanecem significativos.[37] Por exemplo, os juízes farão cumprir os costumes tribais relativos ao casamento e ao divórcio.[41]


3 OS TRIBUNAIS E O JUDICIÁRIO

3.1. Estrutura dos Tribunais

O sistema judicial da Sharia constitui o judiciário básico da Arábia Saudita [42] e seus juízes e advogados fazem parte da ulema,[43] a liderança religiosa do país.[44] Existem também tribunais governamentais extra-Sharia que tratam de litígios relacionados com decretos reais específicos[42] e, desde 2008, tribunais especializados, incluindo o Conselho de Queixas[45] e o Tribunal Criminal Especializado.[46] O recurso final dos tribunais da Sharia e dos tribunais governamentais é dirigido ao Rei e, a partir de 2007, todos os tribunais seguiram as regras de provas e procedimentos da Sharia.[47]

Os tribunais da Sharia têm jurisdição geral sobre a maioria dos casos civis e criminais. [48] Atualmente, existem dois tipos de tribunais de primeira instância: os tribunais gerais e os tribunais sumários que tratam de casos menores.[49] Os casos são julgados por juízes únicos,[49] exceto os casos criminais se a sentença potencial for morte, amputação ou apedrejamento, quando houver um júri de três juízes.[50] Existem também dois tribunais para a minoria xiita na Província Oriental que tratam de questões familiares e religiosas.[20] Os tribunais de apelação se reúnem em Meca e Riade e analisam as decisões quanto ao cumprimento da Sharia.[50] O Conselho Judicial Supremo da Arábia Saudita supervisiona os tribunais inferiores e fornece pareceres jurídicos e aconselhamento ao rei e analisa sentenças de morte, apedrejamento e amputação.

Existem também tribunais não-Sharia que cobrem áreas especializadas do Direito, sendo o mais importante o Conselho de Queixas.[45] Este tribunal foi originalmente criado para lidar com queixas contra o governo, mas a partir de 2010 também tem jurisdição sobre casos comerciais e alguns casos criminais, como suborno e falsificação, e opera como tribunal de recurso para vários tribunais governamentais não abrangidos pela Sharia. [51] Estes tribunais administrativos, denominados "comitês", tratam de questões específicas reguladas por decretos reais, como o direito laboral e comercial.[15]

3.2 Os Juízes

O sistema judicial, no sentido mais lato, é composto por qadis, que emitem decisões vinculativas em processos judiciais específicos, e muftis e outros membros da ulema, que emitem opiniões jurídicas generalizadas mas altamente influentes (fatwas).[52] O Grande Mufti é o membro mais antigo do sistema judicial, além de ser a mais alta autoridade religiosa do país; suas opiniões são altamente influentes entre o judiciário saudita.[53] O poder judiciário propriamente dito (isto é, o corpo dos qadis) é composto por cerca de 700 juízes,[54] um número relativamente pequeno (de acordo com os críticos) para um país de mais de 23 milhões de habitantes.[55]

Os qadis geralmente possuem diplomas na lei Sharia de uma universidade islâmica reconhecida pelo governo saudita com, em muitos casos, uma qualificação de pós-graduação do Instituto de Judiciário Superior em Riade.[56] A formação recebida desses diplomas em direito da Sharia é inteiramente de caráter religioso e baseia-se no Alcorão e em tratados religiosos seculares, sem qualquer referência, por exemplo, a questões comerciais modernas.[57] Embora a maioria dos juízes tenham sido educados e nomeados segundo o sistema atual, alguns dos juízes mais velhos receberam a formação tradicional dos qadis, com anos de instrução por um mentor religioso numa mesquita.[56]

As capacidades e a natureza reacionária dos juízes foram criticadas. A principal queixa alegadamente feita pelos sauditas em privado é que os juízes, que têm amplo poder discricionário na interpretação da Sharia, não têm conhecimento, e são muitas vezes desdenhosos, do mundo moderno. Exemplos relatados de atitudes dos juízes incluem decisões que proíbem coisas como os jogos infantis da franquia Pokémon, telefones que tocam música gravada e envio de flores a pacientes hospitalares. Os juízes sauditas provêm de um grupo restrito de recrutamento. Segundo uma estimativa, 80% dos mais de 600 juízes sauditas e quase todos os juízes seniores [58] vêm de Qasim, uma província no centro do país com menos de 5% da população saudita,[59] mas conhecida como a terra natal da religiosa estrita wahabita da Arábia Saudita.[55] Juízes seniores só permitirão que graduados de institutos religiosos selecionados com ideias semelhantes ingressem no judiciário e removerão juízes que se desviem de julgamentos rigidamente conservadores.[60]


4 REFORMAS E DESENVOLVIMENTOS DO SISTEMA JUDICIÁRIO DESDE 2008

O sistema de justiça saudita tem sido criticado por ser lento, misterioso, [61] carente de algumas das salvaguardas da justiça e incapaz de lidar com o mundo moderno. [62] Em 2007, o Rei Abdullah emitiu decretos reais com o objetivo de reformar o sistema judiciário e criar um novo sistema judicial.[50] Com o lançamento dos tribunais do trabalho em 25 de novembro de 2018,[63] as reformas foram concluídas, incluindo a criação do Supremo Tribunal e a transferência das jurisdições comerciais e criminais do Conselho de Queixas para o sistema judicial geral. Os tribunais especializados de primeira instância incluem agora tribunais gerais, criminais, pessoais, comerciais e trabalhistas. [50] Os tribunais da Sharia perderam, portanto, a sua jurisdição geral para julgar todos os casos e a carga de trabalho dos tribunais administrativos do governo foi transferida para os novos tribunais.[50] Outra mudança importante é a criação de tribunais de recurso para cada província.[50] Foi alegado que as reformas estabelecerão um sistema para codificar a Sharia e incorporar o princípio do precedente judicial na prática judicial.[61]

Avanços significativos foram alcançados com a publicação, em 3 de janeiro de 2018, de um manual de princípios e precedentes jurídicos. [64]

Em 2008, foi criado o Juizado Criminal Especializado. [46] O tribunal julga suspeitos de terrorismo[65][66] e ativistas de direitos humanos.[67][68] Em 26 de junho de 2011, o tribunal iniciou julgamentos de 85 pessoas suspeitas de estarem envolvidas na Al-Qaeda na Península Arábica e nos atentados a bomba em Riade em 2003,[66] e em setembro de 2011, outros 41 suspeitos da Al-Qaeda apareceram no tribunal.[69] No mesmo ano, o tribunal realizou sessões de julgamento de ativistas dos direitos humanos, incluindo Mohammed Saleh al-Bejadi, co-fundador da Associação Saudita dos Direitos Civis e Políticos (ACPRA)[68] e Mubarak Zu'air, advogado de prisioneiros sujeitos a penas maiores,[46] e um manifestante, Khaled al-Johani, que falou à televisão árabe da BBC em um protesto em Riad.[70][71][72] O tribunal condenou 16 dos ativistas dos direitos humanos a penas de 5 a 30 anos em 22 de Novembro de 2011.[67]

Em 2009, o Rei fez uma série de mudanças significativas no pessoal do poder judiciário ao mais alto nível, trazendo uma geração mais jovem. [61] Por exemplo, além de nomear um novo Ministro da Justiça, foi nomeado um novo presidente do Conselho Superior da Magistratura.[61] O presidente cessante era conhecido por se opor à codificação da Sharia.[61] O rei também nomeou um novo chefe do Conselho de Queixas e Abdulrahman Al Kelya como o primeiro presidente do novo Supremo Tribunal. Um decreto real de janeiro de 2013 determinou que o Conselho Superior da Magistratura seria chefiado pelo Ministro da Justiça. O presidente do Supremo Tribunal também seria membro.[74]

No que é considerado "um dos passos mais significativos de reforma jurídica que tomou em décadas", o sistema judicial saudita divulgou oficialmente ao público milhares de processos judiciais inéditos anteriormente em 2015. [75]


5 A APLICAÇÃO DA LEI

O departamento de polícia do Ministério do Interior saudita está dividido em três forças: a polícia regular, a polícia secreta e a polícia religiosa.[76]

5.1 A Polícia Regular e a Mahabith: A Polícia Secreta

O Departamento de Segurança Pública é o nome oficial da força policial regular e cuida da maioria das atividades policiais do dia-a-dia.[76] É uma força altamente centralizada e geralmente chefiada por um membro da família real.[76] A "polícia secreta", ou Mabahith, trata da segurança interna e da contra-inteligência.[76] Administra a prisão de ʽUlaysha em Riade, onde mantém seus prisioneiros.[77] O Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Detenção Arbitrária opôs-se à detenção arbitrária por parte da Mabahith em ʽUlaysha.[77]

5.2 Mutawa: A Polícia Religiosa

A polícia religiosa (mutawa é o nome usado para a polícia religiosa individual, o "Comitê para a Promoção da Virtude e a Prevenção do Vício" é o nome da organização policial) aplica os códigos islâmicos de comportamento. Contando com cerca de 20.000 homens sem formação em aplicação da lei, a mutawa garante que haja uma separação estrita entre os sexos em público, que os negócios fechem na hora das orações, pressiona as mulheres a usarem trajes tradicionais e, em algumas áreas, impede-nas de conduzir automóveis.[76 ] Muitas vezes acompanhados por escolta policial, a mutawa podia ordenar a detenção e prisão dos “infratores”.[78] As críticas a mutawa por parte dos sauditas aumentaram desde 2002, quando 15 estudantes morreram num incêndio na sua escola em Meca, depois da mutawa alegadamente ter impedido a entrada de socorristas do sexo masculino porque as moças não usavam véu.[78] Em 13 de Abril de 2016, um novo regulamento emitido pelo gabinete saudita retirou da mutawa a sua autoridade para perseguir, capturar, interrogar ou deter suspeitos, exigindo-lhes, em vez disso, que denunciassem suspeitas de crimes à polícia regular.[79]

Sobre o autor
Icaro Aron Paulino Soares de Oliveira

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Acadêmico de Administração na Universidade Federal do Ceará - UFC. Pix: icaroaronpaulinosoaresdireito@gmail.com WhatsApp: (85) 99266-1355. Instagram: @icaroaronsoares

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