Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

O capitalismo defronte à atual crise ecológica: um ponto de vista ecos socialista.

O texto já de forma inicial em seu exórdio faz uma forte critica ao capitalismo e a exacerbada forma a qual se caminha a sociedade capitalista. Tenta de forma mediamente sucinta demonstrar o desgaste ambiental e social que o capitalismo em sua forma perversa moral e ambiental em forma belicosa e modo opróbrio findará, ou seja, seu corolário.

Faz destaque ainda que o próprio movimento ecológico é cuntatório. Diz ainda sobre o aparelho do capitalismo; ‘’ Trata-se de destruir esse aparelho de Estado e criar um outro tipo de poder. Essa lógica tem que ser aplicada também ao aparelho produtivo: ele tem que ser, senão destruído, ao menos radicalmente transformado. Ele não pode ser simplesmente apropriado pelos trabalhadores, pelo proletariado e posto a trabalhar a seu serviço, mas precisa ser estruturalmente transformado’’ Destaca no texto ainda e faz referência ao movimento agrário desenvolvido pelo MST no Brasil. Destaca acreditar arduamente que a única esperança é o movimento social altermundialista e ecológico.

‘’ É importante sublinhar que a presença da ecologia no “movimento dos movimentos” não se limita às organizações ecológicas – Greenpeace, WWF, entre outras. Ela se torna cada vez mais uma dimensão levada em conta, na ação e reflexão, por diferentes movimentos sociais, camponeses, indígenas, feministas, religiosos (Teologia da Libertação).’’ É importante esse destaque feito onde se disserta que a presença da ecologia no movimento não é limitada em quesito ecológico, é de grande referência o destaque que se da aos movimentos sociais e feministas por exemplo.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

‘’ Os manifestantes, assim como o Fórum alternativo KlimaForum, levantaram a palavra de ordem “Mudemos o sistema, não o clima!” Essa declaração gritada no movimento onde se destaca a necessidade emergente de mudança no sistema é fundamental e gera reflexão quanto aos acontecimentos globais climáticos onde o sistema capitalista é um dos agentes que estão corrompendo e mudando o clima.

‘’ As reformas parciais são totalmente insuficientes: é preciso substituir a micro racionalidade do lucro pela macro racionalidade social e ecológica, algo que exige uma verdadeira mudança de civilização .’’ Chama atenção nesse trecho o radicalismo que se enquadra as palavras e o contexto usado, onde uma pequena mudança não é passível de solução para evitar catástrofes maiores devido ao exacerbado capitalismo que de 3 décadas para cá vem devastando o meio ambiente.

Em breve resumo e sintético da relevância sociológica do presente artigo, destaca-se a necessidade social onde além de prever acontecimentos futuros, o artigo do ponto de vista sociológico trás uma fonte da causa do problema e seu efeito inclusive e principalmente para gerações futuras, sendo assim ajudando a prever e tentar modificar ações desastrosas futuras.

LÖWY, Michael (2009). Crise ecológica, capitalismo, altermundialismo: um ponto de vista ecossocialista. Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, [São Paulo], v. 4 n. 3, p.132–140, 2009. Disponível em: <www3.sp.senac.br hotsites blogs InterfacEHS 2009-vol-4-num-3 />. Acesso em 20 mai. 2018.

Sobre a autora
Annelise Correia Silva Guissoni Rebouços Fortunato

Bacharelada em Direito pela Universidade de Brasília - UnB, inscrita na ordem dos advogados do Brasil seccional do Distrito Federal sob o número 1830E/DF, com 44 certificados Lato sensu em áreas diversas pela Fundação Gonçalves Ledo - FGL em conjunto com o extinto DF Digital em Recursos Humanos, Matemática e Contabilidade Financeira e Ética e o Juiz pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!