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O papel pedagógico dos tribunais de contas na promoção da transparência e eficiência na gestão pública:

Agenda 28/07/2024 às 15:59

O papel pedagógico dos tribunais de contas é fundamental para a promoção de uma cultura de transparência e eficiência na gestão pública. Essa função educativa visa prevenir erros e irregularidades, além de promover boas práticas de administração.

Resumo: Este artigo propõe examinar como os Tribunais de Contas, por meio de suas funções pedagógicas, contribuem para a melhoria da transparência, eficiência e eficácia na gestão pública. O estudo pode analisar casos concretos onde a atuação pedagógica dos Tribunais de Contas resultou em mudanças positivas na administração pública, prevenindo irregularidades e promovendo boas práticas de gestão. O tema é relevante porque destaca uma função dos Tribunais de Contas que muitas vezes é menos discutida, mas que tem um impacto significativo na prevenção de irregularidades e na promoção de uma cultura de transparência e responsabilidade na administração pública. Além disso, o estudo de casos concretos oferece uma perspectiva prática sobre como a função pedagógica pode ser efetivamente implementada e quais são seus resultados. Essa abordagem pode proporcionar insights valiosos tanto para acadêmicos quanto para profissionais da área de gestão pública, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas que fortaleçam a governança pública no Brasil.

Palavras-chave: tribunais de contas; função pedagógica; gestão pública; transparência; boas práticas.


Introdução

Nos últimos anos, a gestão pública tem enfrentado desafios significativos relacionados à transparência, eficiência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. Nesse contexto, os Tribunais de Contas desempenham um papel crucial ao fiscalizar e orientar a administração pública, garantindo que os recursos sejam utilizados de maneira adequada e eficiente. Entre as várias funções desempenhadas por esses órgãos, destaca-se a função pedagógica, que visa educar e orientar os gestores públicos para a adoção de boas práticas de governança.

A função pedagógica dos Tribunais de Contas envolve a emissão de pareceres, relatórios, recomendações e a promoção de cursos e capacitações, com o objetivo de prevenir erros e irregularidades na gestão pública. Essa função é essencial para promover uma cultura de transparência e eficiência, contribuindo para a melhoria contínua dos processos administrativos e para a proteção do patrimônio público. Apesar de sua importância, a atuação pedagógica dos Tribunais de Contas ainda é pouco explorada na literatura acadêmica, especialmente em termos de seus impactos práticos na administração pública.

A relevância deste tema reside na necessidade de compreender como a atuação pedagógica dos Tribunais de Contas pode efetivamente contribuir para a promoção da boa governança. Ao analisar casos concretos em que a orientação e educação proporcionadas por esses órgãos resultaram em melhorias na gestão pública, espera-se fornecer insights valiosos para gestores, acadêmicos e formuladores de políticas públicas. Além disso, este estudo busca evidenciar o potencial transformador da educação e orientação na prevenção de irregularidades e na promoção de uma administração pública mais transparente e eficiente.

Este estudo tem como objetivos analisar a atuação pedagógica dos Tribunais de Contas na promoção da transparência e eficiência na gestão pública; identificar e descrever casos concretos em que a função pedagógica dos Tribunais de Contas resultou em mudanças positivas na administração pública; avaliar os impactos das orientações e recomendações dos Tribunais de Contas sobre as práticas de gestão pública; propor recomendações para o aprimoramento das estratégias pedagógicas adotadas pelos Tribunais de Contas.

Para alcançar os objetivos propostos, será adotada uma abordagem metodológica qualitativa, baseada na análise de estudos de caso. A pesquisa será conduzida em duas etapas principais: Coleta de Dados, onde serão selecionados casos representativos de diferentes regiões do Brasil, onde a atuação pedagógica dos Tribunais de Contas tenha sido documentada e tenha resultado em melhorias significativas na gestão pública. A coleta de dados incluirá a análise de documentos oficiais, relatórios de auditoria, pareceres e recomendações emitidos pelos Tribunais de Contas, bem como entrevistas com gestores públicos e auditores dos Tribunais de Contas. E Análise de Dados, na qual os dados coletados serão analisados utilizando técnicas de análise de conteúdo, visando identificar padrões, práticas exitosas e desafios enfrentados na implementação das recomendações pedagógicas. A análise buscará correlacionar as ações pedagógicas dos Tribunais de Contas com os resultados obtidos em termos de transparência, eficiência e melhoria da gestão pública.

Espera-se que este estudo contribua para uma compreensão mais aprofundada do papel pedagógico dos Tribunais de Contas e para a promoção de práticas de gestão pública mais eficazes e responsáveis.

Referencial Teórico

O referencial teórico deste estudo fundamenta-se em diversas abordagens e teorias que explicam o papel e a importância dos Tribunais de Contas na administração pública, com foco particular em sua função pedagógica. Para uma compreensão abrangente, este capítulo está organizado em quatro seções principais: a teoria do controle externo, a gestão pública e a governança, o papel pedagógico dos Tribunais de Contas e estudos empíricos relacionados.

2.1. Teoria do Controle Externo

A teoria do controle externo aborda os mecanismos e instituições que exercem fiscalização e controle sobre a administração pública, com o objetivo de garantir a legalidade, legitimidade e eficiência na gestão dos recursos públicos. No Brasil, os Tribunais de Contas são os principais órgãos de controle externo, como definido pela Constituição Federal de 1988.

Segundo a Constituição Federal de 1988, os Tribunais de Contas têm a responsabilidade de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, emitindo pareceres, relatórios e realizando auditorias (Brasil, 1988). Esta função de controle visa assegurar que a administração pública atue conforme os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (art. 37 da CF/88).

Partindo-se de um Modelo de Accountability, o qual conceitua que a accountability refere-se à obrigação dos agentes públicos de prestar contas e ser responsáveis por suas ações. Behn (2001) destaca que a accountability não se limita à responsabilização, mas também inclui a melhoria da gestão pública através da transparência e do aprendizado contínuo. Os Tribunais de Contas, ao fiscalizarem e orientarem os gestores, promovem essa dupla dimensão da accountability.

2.2. Gestão Pública e Governança

A gestão pública moderna busca a eficiência, eficácia e transparência na administração dos recursos públicos, promovendo a governança democrática e a participação cidadã. Osborne e Gaebler (1992) introduziram o conceito de "governança empreendedora", que enfatiza a necessidade de inovação e orientação para resultados na administração pública.

A Teoria da Nova Gestão Pública (New Public Management - NPM) propõe a adoção de práticas do setor privado para melhorar a eficiência e a eficácia do setor público (Hood, 1991). No contexto dos Tribunais de Contas, a NPM sugere que esses órgãos devem não apenas fiscalizar, mas também orientar os gestores públicos na adoção de práticas eficientes e inovadoras.

A governança pública envolve a coordenação e a colaboração entre diferentes níveis de governo e atores sociais para a promoção do bem comum. Rhodes (1996) argumenta que a governança eficaz depende de redes de colaboração e da capacidade de aprendizado das instituições públicas. Os Tribunais de Contas, ao educarem e orientarem os gestores, contribuem para o fortalecimento da governança pública.

2.3. O Papel Pedagógico dos Tribunais de Contas

O papel pedagógico dos Tribunais de Contas é fundamental para a promoção de uma cultura de transparência e eficiência na gestão pública. Essa função educativa visa prevenir erros e irregularidades, além de promover boas práticas de administração.

Segundo Araújo e Santana (2016), a função pedagógica dos Tribunais de Contas envolve a emissão de orientações, pareceres, e a realização de capacitações para os gestores públicos. Essas ações educativas são essenciais para a criação de um ambiente administrativo propício ao aprendizado e à melhoria contínua.

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Estudos indicam que capacitações e treinamentos proporcionados pelos Tribunais de Contas têm um impacto positivo na qualidade da gestão pública. Por exemplo, Silva e Oliveira (2017) demonstraram que gestores públicos que participam de programas de capacitação tendem a implementar práticas mais transparentes e eficientes.

2.4. Estudos Empíricos Relacionados

Diversos estudos empíricos têm investigado o impacto da atuação dos Tribunais de Contas na administração pública. A seguir, são destacados alguns dos principais achados desses estudos.

Machado (2018) realizou um estudo de casos em diferentes estados brasileiros, demonstrando que a atuação pedagógica dos Tribunais de Contas contribuiu significativamente para a melhoria da gestão pública. O autor identificou que, em municípios onde os Tribunais de Contas realizaram capacitações e orientações frequentes, houve uma redução nas irregularidades e um aumento na eficiência administrativa.

Santos e Lima (2019) conduziram uma análise quantitativa sobre o impacto das recomendações dos Tribunais de Contas na gestão orçamentária dos estados brasileiros. Os resultados indicaram que estados que seguiram as orientações pedagógicas dos Tribunais apresentaram melhor desempenho fiscal e maior transparência nos gastos públicos.

Embora a literatura existente ofereça uma base sólida sobre o papel pedagógico dos Tribunais de Contas, o presente estudo se diferencia ao fornecer uma análise detalhada e comparativa de casos concretos, avaliando os impactos práticos das ações pedagógicas desses órgãos. Enquanto os estudos anteriores focam principalmente na descrição de resultados positivos, este estudo busca aprofundar a compreensão dos mecanismos através dos quais a orientação pedagógica influencia a gestão pública, identificando boas práticas e desafios específicos enfrentados pelos gestores.

Além disso, ao utilizar uma abordagem metodológica qualitativa baseada em estudos de caso, este trabalho oferece uma perspectiva rica e contextualizada, que complementa as análises quantitativas predominantes na literatura. As contribuições inéditas do presente estudo incluem a identificação de padrões de sucesso na implementação de orientações pedagógicas e a proposição de recomendações práticas para o aprimoramento dessas estratégias pelos Tribunais de Contas.

O referencial teórico apresentado embasa a análise do papel pedagógico dos Tribunais de Contas e suas implicações para a gestão pública. Ao conectar as teorias de controle externo, gestão pública e governança com estudos empíricos, este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada da função educativa desses órgãos e seu impacto na promoção da transparência e eficiência na administração pública brasileira.

Metodologia

A metodologia deste estudo foi cuidadosamente planejada para permitir uma análise robusta e detalhada do papel pedagógico dos Tribunais de Contas na promoção da transparência e eficiência na gestão pública. Esta seção descreve a abordagem da pesquisa, o tipo de estudo, o local de desenvolvimento, os sujeitos colaboradores, os instrumentos de coleta de dados, a técnica de análise dos dados e os aspectos éticos envolvidos no estudo.

A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, que se caracteriza pela exploração profunda de fenômenos sociais e administrativos, buscando compreender as percepções, comportamentos e contextos relacionados à atuação pedagógica dos Tribunais de Contas. Essa abordagem é adequada para captar a complexidade e a diversidade de experiências e práticas na gestão pública.

Trata-se de um estudo de casos múltiplos, que permite uma análise comparativa entre diferentes contextos e situações onde a função pedagógica dos Tribunais de Contas foi implementada. O estudo de casos múltiplos é útil para identificar padrões e variações nas práticas de gestão pública e nas respostas às orientações pedagógicas.

O estudo foi desenvolvido em diversas regiões do Brasil, selecionando casos representativos de diferentes estados e municípios. Essa escolha visa capturar a diversidade de contextos administrativos e legais, bem como as variações nas práticas de fiscalização e orientação dos Tribunais de Contas.

Os sujeitos colaboradores do estudo incluem gestores públicos (prefeitos, secretários, diretores de departamentos) que participaram de programas de capacitação ou receberam orientações dos Tribunais de Contas, auditores e técnicos dos Tribunais de Contas que conduziram auditorias, emitiram pareceres e ministraram capacitações e especialistas em administração pública e controle externo, que forneceram insights sobre as práticas e impactos das ações pedagógicas.

Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas conduzidas com gestores públicos, auditores e especialistas, as entrevistas buscaram captar as percepções sobre a eficácia das orientações pedagógicas e os impactos observados na gestão pública; análise documental, que incluiu a revisão de relatórios de auditoria, pareceres, recomendações, e materiais de capacitação emitidos pelos Tribunais de Contas e observação participante, quando possível, na participação em eventos de capacitação promovidos pelos Tribunais de Contas para observar diretamente as interações e metodologias empregadas.

A análise dos dados seguiu uma abordagem de análise de conteúdo, que envolve codificação, através da identificação de categorias e temas recorrentes nas entrevistas e documentos; triangulação, com a comparação e contraste das informações obtidas de diferentes fontes para assegurar a validade e a confiabilidade dos achados e análise comparativa, através da qual foi possível realizar avaliação das semelhanças e diferenças entre os casos estudados, buscando identificar padrões de sucesso e desafios comuns.

O desenvolvimento do estudo seguiu as seguintes etapas: Seleção dos Casos, com a identificação de estados e municípios com diferentes níveis de implementação das orientações pedagógicas dos Tribunais de Contas. Coleta de Dados, através da realização das entrevistas, análise documental e observação participante. Análise dos Dados, perfazendo codificação, triangulação e análise comparativa dos dados coletados. Em seguida, foi realizada a interpretação dos resultados, por meio da identificação de padrões, desafios e boas práticas na implementação das orientações pedagógicas. Finalizando com a elaboração de um relatório, onde fora realizada a compilação dos achados e elaboração de recomendações para o aprimoramento das estratégias pedagógicas dos Tribunais de Contas.

Esta metodologia permite uma análise detalhada e contextualizada do papel pedagógico dos Tribunais de Contas, fornecendo insights valiosos para a promoção da transparência e eficiência na gestão pública. A abordagem qualitativa e a utilização de estudos de casos múltiplos garantem a profundidade e a relevância dos achados, contribuindo significativamente para o campo da administração pública.

Resultados e discussão

Nesta seção, são apresentados os resultados da pesquisa, seguidos por uma discussão detalhada que contextualiza e interpreta os achados à luz da literatura existente. Os resultados e a discussão estão organizados em torno dos principais temas identificados na análise dos dados.

4.1. Resultados

A coleta e análise de dados revelaram vários aspectos importantes sobre o papel pedagógico dos Tribunais de Contas na promoção da transparência e eficiência na gestão pública. Os resultados foram agrupados em três categorias principais: impacto das capacitações, melhorias na gestão pública e desafios enfrentados.

4.1.1. Impacto das Capacitações

As capacitações oferecidas pelos Tribunais de Contas foram amplamente reconhecidas pelos gestores públicos como fundamentais para a melhoria da gestão. A seguir, são destacados os principais impactos:

As ações pedagógicas dos Tribunais de Contas também promoveram melhorias significativas na gestão pública, dentre elas, destacamos:

Apesar dos diversos resultados positivos, alguns desafios foram identificados:

Os resultados obtidos nesta pesquisa corroboram e expandem a literatura existente sobre o papel pedagógico dos Tribunais de Contas. Os achados demonstram que as capacitações e orientações oferecidas por esses órgãos são instrumentos eficazes para promover a transparência e a eficiência na gestão pública.

4.2.1. Impacto das Capacitações

Os resultados mostram que as capacitações têm um impacto positivo claro na transparência e eficiência da gestão pública, confirmando as conclusões de Silva e Oliveira (2017). A redução das irregularidades e a melhoria na eficiência administrativa destacam a importância de programas contínuos de educação e treinamento para os gestores públicos.

4.2.2. Melhorias na Gestão Pública

A adoção de boas práticas e o fortalecimento da governança pública encontrados neste estudo são consistentes com as teorias de Nova Gestão Pública (NPM) e governança pública (Hood, 1991; Rhodes, 1996). Esses achados indicam que as ações pedagógicas dos Tribunais de Contas não apenas corrigem falhas, mas também contribuem para a construção de uma administração pública mais profissional e orientada para resultados.

4.2.3. Desafios Enfrentados

Os desafios identificados, como resistência à mudança e limitações de recursos, refletem as dificuldades práticas na implementação de reformas administrativas. Esses obstáculos sugerem a necessidade de estratégias adicionais para superar a resistência e fornecer os recursos necessários para a capacitação e implementação das recomendações dos Tribunais de Contas.

4.2.4. Diferenciação e Contribuições do Presente Estudo

Este estudo se diferencia da literatura existente ao fornecer uma análise detalhada de casos concretos, avaliando os impactos práticos das ações pedagógicas dos Tribunais de Contas. Enquanto estudos anteriores, como o de Machado (2018), focaram principalmente na descrição de resultados positivos, este trabalho oferece uma visão mais aprofundada dos mecanismos pelos quais as orientações pedagógicas influenciam a gestão pública.

As contribuições inéditas deste estudo incluem a identificação de padrões de sucesso na implementação das orientações pedagógicas e a proposição de recomendações práticas para o aprimoramento dessas estratégias. Além disso, a abordagem metodológica qualitativa baseada em estudos de caso oferece uma perspectiva rica e contextualizada, complementando as análises quantitativas predominantes na literatura.

Os resultados e a discussão apresentados neste estudo destacam a importância do papel pedagógico dos Tribunais de Contas na promoção da transparência e eficiência na gestão pública. As capacitações e orientações fornecidas por esses órgãos têm um impacto significativo na redução de irregularidades, na adoção de boas práticas e no fortalecimento da governança pública. No entanto, desafios como a resistência à mudança e a falta de recursos precisam ser abordados para maximizar a eficácia dessas ações.

Este estudo contribui para a literatura existente ao fornecer uma análise detalhada e comparativa de casos concretos, oferecendo insights valiosos para gestores públicos, acadêmicos e formuladores de políticas públicas. As recomendações práticas resultantes desta pesquisa podem ajudar a aprimorar as estratégias pedagógicas dos Tribunais de Contas, promovendo uma administração pública mais transparente, eficiente e orientada para resultados.

Considerações finais

Este estudo investigou o papel pedagógico dos Tribunais de Contas na promoção da transparência e eficiência na gestão pública brasileira. A pesquisa foi guiada pelo objetivo de compreender como as capacitações e orientações oferecidas por esses órgãos impactam a administração pública, visando responder ao problema de pesquisa e contribuir para o avanço do conhecimento nesta área específica.

O estudo evidenciou que as ações pedagógicas dos Tribunais de Contas têm um impacto significativo na melhoria da transparência e eficiência na gestão pública. As capacitações contribuem para uma maior conformidade com as normas legais, redução de irregularidades e adoção de boas práticas administrativas. Os gestores públicos que participaram dessas iniciativas relataram uma melhor preparação para enfrentar os desafios da gestão pública, resultando em uma administração mais profissional e responsável.

Este estudo contribui para ampliar o conhecimento já produzido ao oferecer uma análise detalhada e contextualizada dos impactos das ações pedagógicas dos Tribunais de Contas. Enquanto estudos anteriores frequentemente se concentraram em aspectos formais do controle externo, como auditorias e fiscalizações, este trabalho explorou a dimensão educativa e preventiva desses órgãos. A abordagem qualitativa baseada em estudos de caso permitiu uma compreensão profunda dos mecanismos pelos quais as capacitações influenciam a gestão pública, oferecendo insights valiosos para acadêmicos, gestores públicos e formuladores de políticas.

É importante reconhecer as limitações deste estudo. A pesquisa foi realizada em um contexto específico do Brasil e os resultados podem não ser generalizáveis para outras realidades. Além disso, a coleta de dados qualitativos pode ter sido influenciada pela subjetividade dos participantes e pelas particularidades de cada caso estudado. Futuros estudos poderiam explorar a eficácia das capacitações ao longo do tempo e considerar uma abordagem comparativa entre diferentes estados e municípios.

Com base nos resultados obtidos, a seguir são elencadas algumas recomendações para aprimorar as práticas pedagógicas dos Tribunais de Contas e maximizar seu impacto na gestão pública:

Continuidade e Aperfeiçoamento das Capacitações: É fundamental manter programas contínuos de capacitação, adaptados às necessidades específicas dos gestores públicos em diferentes contextos locais.

Fortalecimento da Colaboração Institucional: Promover maior integração entre os Tribunais de Contas, órgãos de controle interno e demais instituições envolvidas na governança pública, visando uma abordagem mais colaborativa e coordenada.

Incentivos para a Implementação de Boas Práticas: Criar incentivos e reconhecimentos para os gestores que adotam boas práticas administrativas, incentivando uma cultura de excelência na gestão pública.

Investimento em Tecnologia e Inovação: Explorar o uso de tecnologias digitais e inovações na prestação de contas e transparência, facilitando o acesso da sociedade às informações públicas.

Avaliação Contínua dos Impactos: Estabelecer mecanismos de avaliação contínua para monitorar e mensurar os impactos das capacitações oferecidas pelos Tribunais de Contas, garantindo a eficácia e relevância das iniciativas.

Em suma, este estudo demonstrou que os Tribunais de Contas desempenham um papel crucial na educação e capacitação dos gestores públicos, promovendo uma gestão mais transparente, responsável e eficiente. Ao responder ao problema de pesquisa e oferecer contribuições significativas para o conhecimento acadêmico e prático, este trabalho enfatiza a importância de investir em medidas educativas como uma estratégia fundamental para fortalecer a governança pública no Brasil. As recomendações apresentadas visam orientar futuras ações e políticas que possam melhorar ainda mais a eficácia das instituições de controle externo, contribuindo para um serviço público de qualidade e para o desenvolvimento sustentável do país.


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Sobre o autor
João Augusto Nunes da Costa

Mestrando em Administração pela Unioeste-PR; Especialista em Gestão Pública e Gestão de TI; Bacharel em Administração; Possuo experiência na área de Logística, com foco em Contratações e Aquisições Governamentais; Instrutor de Cursos de Capacitação na área de Licitações e Contratos.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

COSTA, João Augusto Nunes. O papel pedagógico dos tribunais de contas na promoção da transparência e eficiência na gestão pública:: um estudo de casos. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 29, n. 7697, 28 jul. 2024. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/110326. Acesso em: 22 dez. 2024.

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