Se for fazer uma pesquisa junto ao judiciário e Policia Civil e Militar vai constatar que os números de Boletim de ocorrências – inquéritos e processos a maioria e concentrada na classe menos favorecida – Pobres – negros.
A Constituição Federal. O artigo 5º da Constituição Federal do Brasil de 1988 estabelece que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.
O artigo 5º também garante aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade
Mas sabemos que, na prática, isto não é verdade. Estamos assistindo diariamente um abuso sem precedente para com a classe menos favorecida, principalmente para com os pobres e negros e moradores da periferia e também notamos que não há um combate para cessar estes abusos.
Atualmente, a mulher negra permanece submetida a situação desfavorável em relação à desigualdade social e racial, haja vista as baixas remunerações, más condições de moradia, segregação socioespacial e exposição à violência.
Estamos vivendo em pais completamente, desigual, onde a classe elite possui suas regalias e tem um enorme desprezo pelos pobres e negros. As leis em nosso, pais não são aplicadas para a elite, mas são aplicadas com rigor para os pobres e negros.
Nossa Ordem dos advogados do Brasil deve fiscalizar com mais rigor os abusos cometidos para com os pobres e negros, sendo que os verdadeiros fiscais da lei são os advogados e advogadas.
Se for feita uma pesquisa junto ao judiciário vai constatar que a maioria dos processos que encontra paralisado sem despachos e sentença e de quem necessita de justiça que são os mais necessitados e que não tem condições de contratar um defensor e faz a opção pela gratuidade juizado.
Já analisando os processos em que a classe elite possui defensor renomado o desfecho e rapidamente aí e só fazer a comparação que também na justiça opera a desigualdade.
O advogado é o interlocutor do cidadão junto à justiça, e que o desrespeito ao advogado e ao cidadão ocorre quando a justiça retarda o andamento de um processo sem justificativa.
Só combate as injustiças por meio de advogados e advogadas com coragem e determinação. Caso contrário, sempre haverá injustiça. O advogado (a) são o interlocutor do cidadão junto a justiça e é o verdadeiro fiscal da lei.
Os abusos que vem sendo cometido para com os pobres e negros e moradores da periferia e também para com o cidadão que está à espera de uma decisão da justiça em que seu processo encontra paralisado sem decisão só será combatido se nossa OAB interceder como o fiscal da lei.
OAB TEM QUE CONSIGNAR JUNTO AO CONSELHO FEDERAL QUE O VERDADEIRO FISCAL DA LEI É O ADVOGADO E ADVOGADA. E TEM POR OBRIGAÇÃO FISCALIZAR OS ABUSOS QUE OS CIDADÃOS VEM SOFRENDO.