Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

800 anos da Magna Carta

Agenda 22/10/2013 às 00:26

O modelo inglês de reconhecimento dos direitos fundamentais forjado em 1215 em Runnymede - Surrey e conhecido como Magna Carta, foi um documento oficial de concessões e reconhecimentos de limites do poder real.

A carta, contendo 63 cláusulas, tornou-se um marco na história, apesar de alguns críticos afirmarem que esta foi significativamente estamental por representar um acordo entre o rei e seus barões. De fato, este apontamento não ofusca a importância que teve na história dos direitos humanos, pois delineava-se uma série de direitos oponíveis ao rei, contra os excessos, o que implicava não mais um dever moral, senão jurídico de reconhecimento de certas prerrogativas dos cidadãos – ou de alguns em face do poder público, além de servir como um farol que viria a guiar os pensadores, políticos e homens em geral na afirmação de seus direitos individuais[1]. Inspirando assim, uma série de outros documentos, como a Constituição dos Estados Unidos e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Os quatro sobreviventes originais da Magna Carta serão reunidas em 2015, pela primeira vez, na Biblioteca Britânica[2]. Das cláusulas existentes, três permanecem válidas: as garantias de liberdade da igreja inglesa; a cláusula que confirma os privilégios da cidade de Londres e a que afirma que nenhum homem livre será preso sem julgamento legal de seus pares (as garantias centrais a ser o luminoso e influente princípio do devido processo legal).

Liberdade  também é a palavra que simboliza a importância deste documento,  tornando esta, uma carta que perpassa os limites do tempo!

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Notas

[1] SAMPAIO, José Adércio Leite. A origem histórica dos direitos fundamentais. P. 146.

[2] Migalhas Internacional. July 15, 2013 nº 1,335 - Vol. 11.

Sobre a autora
Carina Barbosa Gouvêa

Doutora em Direito pela UNESA; Mestre em Direito pela UNESA; Advogada especialista em Direito Militar/ConstitucionalPesquisadora Acadêmica do Grupo "Novas Perspectivas em Jurisdição Constitucional"; Pós Graduada em Direito do Estado e em Direito Militar, com MBA Executivo Empresarial em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal; E-mail: <carinagouvea25@gmail.com>. <br>Blog: Dimensão Constitucional < http://dimensaoconstitucional.blogspot.com.br/>.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!