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Marketing jurídico: como obter mais visibilidade e sucesso para o seu negócio?

Agenda 13/08/2014 às 10:22

O Marketing é essencial tanto para empresas que desenvolvem produtos como para prestadoras de serviços. Contudo, algumas atividades, como a jurídica, trabalham o Marketing com inúmeras restrições. Tais restrições, fazem com que diversos escritórios de adv

O Marketing é essencial tanto para empresas que desenvolvem produtos como para prestadoras de serviços. Contudo, algumas atividades, como a jurídica, trabalham o Marketing com inúmeras restrições. Tais restrições, fazem com que diversos escritórios de advocacia acabem desistindo de utilizar esta importante ferramenta.

Estas restrições legais são estabelecidas pelo Estatuto da Advocacia, o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e seus Provimentos, e interferem diretamente em ações relacionadas à publicidade e propaganda da área.

Para atender a crescente necessidade de comunicação dos escritórios de advocacia, há pouco mais de 10 anos se estabeleceu no mercado, uma nova modalidade do Marketing chamada de Marketing Jurídico.

O Marketing Jurídico busca aplicar conceitos do Marketing puro, observando sempre todas as restrições legais existentes. Com ele é possível ao escritório de advocacia manter uma comunicação eficiente com seus públicos-alvo e com isso conquistar e fidelizar os seus clientes. O resultado dessa prática é com certeza o aumento da lucratividade para o negócio, mesmo num cenário onde  a clientela é bastante exigente e a concorrência cada vez maior.

Afinal,  porque é importante investir em Marketing Jurídico?

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Os profissionais da área jurídica precisam estar cientes de que um escritório de advocacia também precisa desenvolver uma gestão empresarial por meio de planejamento estratégico. Para isso precisa buscar a parceria de profissionais qualificados em Marketing Jurídico, que entendam o mercado e as restrições legais que envolvem esse processo. E juntos elaborem um planejamento estratégico eficiente, que faça com que o escritório consiga:

* se posicionar no mercado;

* fortalecer sua marca;

* construir uma imagem positiva.

Vale citar ainda, que a comunicação constante com os públicos-alvo é essencial, sejam eles já clientes ou ainda prospects do escritório ou do advogado. Ela vai ajudar a estabelecer uma relação de confiança e credibilidade com os clientes. E isso vale para os mais experientes ou para quem está começando a carreira.

Que ações de marketing trazem resultados mais rápidos e eficientes para área jurídica?

O primeiro e mais importante passo é a definição do foco de atuação do escritório ou advogado no mercado e quais são seus objetivos. Feito isso, definir a estratégia e traçar o plano de ações fica muito mais fácil, assim como a mensuração dos resultados. Confira algumas ações efetivas de marketing jurídico:

Note que é possível sim se destacar neste competitivo mercado jurídico através do Marketing. O mais importante, como já citamos aqui é o planejamento estratégico, que vai orientar por onde começar, o caminho a seguir e onde chegar.

E lembre-se: não é necessário um grande volume de ações ao mesmo tempo, mas que cada uma seja realizada com foco, qualidade e que tenha seus resultados mensurados. Essa é a garantia de maior visibilidade e sucesso no seu negócio.

Sobre o autor
Tiago Fachini

Especialista em gestão jurídica.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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