Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo.
É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.
A democracia no Brasil sofreu ao longo dos tempos vários ataques e foi instituída ou fortalecida em diversas ocasiões. Existiram duas forças de democratização, uma em 45 e outra em 85.
A ditadura militar foi uma das maiores afrontas à democracia, e a consciência democrática foi um forte elemento de oposição à ditadura.
O Regime militar foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país.
O regime Militar foi o regime mais duro que o Brasil enfrentou houve inúmeras perseguições e até desaparecimentos de pessoas que até hoje nunca foi descoberto.
Todas as pessoas que se manifestavam contrário ao regime militar eram perseguidos e muitos eram assassinados . O Comando do regime Militar tinham carta branca para fazer : torturar matar sem nenhuma conseqüência.
Até a data de hoje não há noticias que os responsáveis pelas torturas e mortes que houve no regime militar fossem responsabilizados.
A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura. A década de 1960 iniciou também, um período de grandes transformações na economia do Brasil, de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e do endividamento externo.
PARA QUE HAJA UMA DEMOCRACIA PLENA É PRECISO ALTERNÂNCIA DE PODER.
No regime militar que durou 21 anos não houve alternância de poder apenas trocava o comandante geral da nação mas continuava tudo igual -Truculência perseguições e mortes.
Em 15 de janeiro de 1.985 houve eleição indireta para Presidente da Republica .disputaram 02 candidatos : Paulo Maluf apoiado pelo regime Militar e Tancredo Neves apoiado pelo regime Democrático.
A morte de Tancredo
A posse de Tancredo Neves na presidência da República estava marcada para 15 de março de 1985. Porém, ele não chegou a tomar posse devido a problemas de saúde.
Como sua morte ocorreu antes de ele assumir o governo, colocou-se em dúvida a legitimidade da posse do vice-presidente José Sarney na presidência da República. Políticos da oposição temiam uma intervenção militar e consequentemente a ruptura do processo de redemocratização. Não obstante, a união das forças democráticas forneceu a base de apoio para o vice-presidente José Sarney assumir o governo.
Partir do momento em que José Sarney assumiu o cargo de Presidente do Brasil Começou a era democrática no Brasil deixando Para trás o regime da Ditadura Militar que até hoje só deixou tristeza e muitas pessoas ainda estão a procura de seus familiares que sumiram na era da ditadura Militar.
Mas estamos no século 21 e por coincidência faz 21 anos que que a Ditadura deixou de existir . Mas será que deixou de existir mesmo.
Já faz 12 anos que estamos sem alternância de poder o Brasil esta sendo governado por um mesmo grupo e corremos o risco de continuar por mais 4 anos perfazendo 16 anos . Se isto acontecer será que não é uma ditadura camuflada tudo isto devido uma manobra da reeleição que foi imposta na certeza de continuar no poder.
O que vemos aqui no Brasil e uma pluralidade de partidos políticos mas quando chega a reta final todos se unem num mesmo ideal permanecendo apenas 02 partidos que disputam o poder isto acontece sempre que a há uma disputa a presidência da republica a cerca de 21 anos e pelo jeito vai continuar assim para sempre.
Não havendo alternância de poder considera uma ditadura camuflada.
Há necessidade urgente de uma reforma política incluindo o fim da reeleição .
O que notamos neste período deste governo de 12 anos e que parte da população que estão descontente com o governo e quando sai para fazer um protesto pacifico eles são presos enquadrados na lei da segurança nacional e são duramente agredidos. E claro que os manifestantes que exageram tem que ser punidos e responder pelos seus atos ( vândalos|) mas tem muitas que estão pacificamente são agredidos e os agressores são impunes ( que regime e este que e adotado nestes casos).
A maioria dos políticos que estão no poder se dizem favorável a alternância do poder mas só que eles não se arriscam a fazer o projeto para acabar com esta pratica . A reeleição se há o projeto este deve estar engavetado e nunca vai a votação tudo isto para que os políticos continuem no poder , pois quem esta no poder e muito mais fácil se reeleger pois tem a maquina pública em seu favor .
PRECISAMOS QUE HAJA ALTERNÃNCIA DE PODER PARA QUE ACABE A DITADURA CAMUFLADA QUE EXISTE NO BRASIL.