Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Aumento do percentual de ganho de capital (pessoa física)

Agenda 23/09/2015 às 18:00

O advento da MP 692/2015 traz percentuais elevados, por faixa de ganho, sobre o ganho de capital percebido por pessoa física em decorrência da alienação (venda) de bens e direitos de qualquer natureza.

Com o advento da MP 692/2015, a partir de 1º de janeiro de 2016, o ganho de capital percebido por pessoa física em decorrência da alienação (venda) de bens e direitos de qualquer natureza sujeitar-se-á à incidência do imposto sobre a renda com percentuais mais elevados, por faixa de ganho, podendo chegar em 30%.

Ganho de Capital

A apuração do Ganho de Capital é feita no momento da alienação (venda). Portanto, nesse momento é que será identificado o percentual a ser utilizado, mesmo que o valor da venda venha a ser recebido em partes.

Na hipótese de alienação (venda) em partes do mesmo bem ou direito, a partir da segunda operação, o ganho de capital deve ser somado aos ganhos auferidos nas operações anteriores para fins da apuração do imposto, deduzindo-se o montante do imposto pago nas operações anteriores.

Cabe observar que o texto dessa Medida Provisória terá ainda que ser aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Sobre o autor
José Carlos Braga Monteiro

CEO fundador do Grupo Studio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!