Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Vendas a alíquota zero:tratamento tributário nas devoluções

Agenda 10/11/2015 às 13:52

Entenda como funciona o tratamento tributário nas devoluções de vendas a alíquota zero

Primeiro, entenda que as receitas tributadas à alíquota zero correspondem ao valor das receitas auferidas pelas pessoas jurídicas que estejam sujeitas à alíquota zero da contribuição para PIS e COFINS de acordo com a legislação vigente. Portanto, nas receitas sujeitas à alíquota zero, não ocorre à tributação de PIS e COFINS, tendo em vista a alíquota prevista ser zero.

Assim, se uma empresa revendedora adquirir determinada mercadoria pela a qual o seu fornecedor não pagou PIS e COFINS em função de ser alíquota zero, a empresa adquirente não poderá se creditar de PIS e COFINS sobre essa aquisição. Contudo, no trabalho de Revisão Tributária busca-se identificar situações em que a empresa tenha, de forma indevida, tributado uma receita que na verdade seria sujeita à alíquota zero.

Contudo, em termos tributários, as vendas sujeitas a não-cumulatividade geram débito na saída, enquanto as devoluções de venda geram créditos no seu retorno, desde que na saída tenham sido tributadas como não cumulativas (art. 1° da Lei 10.637/2002 e art. 1° da Lei 10.833/2003).

Portanto, as devoluções de mercadorias que, na saída, tenham tido o tratamento de alíquota zero ou monofásicos, ao retornarem em devolução não darão direito a crédito de PIS e COFINS (Inciso VIII do art. 3° da Lei 10.637/2002 e inciso VIII do art. 3° da Lei 10.833/2003).

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Sobre o autor
José Carlos Braga Monteiro

CEO fundador do Grupo Studio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!