Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Sociedade em conta de participação (SCP): distribuição de lucros aos sócios

Agenda 18/11/2015 às 15:33

Em uma Sociedade em Conta de Participação o sócio ostensivo é o único responsável pelas transações e obrigações sociais

Deve-se observar que, geralmente, as Sociedades em Conta de Participação (SCP) são constituídas por um prazo limitado, com o objetivo de exploração de um ou mais projetos. Ou seja, cumprido o objetivo, a sociedade se desfaz. A constituição de uma SCP não está sujeita às formalidades legais previstas para as demais sociedades, assim, não terá registro na Junta Comercial.

Nesta sociedade, o único sócio que se obriga perante terceiros é o sócio ostensivo, ficando os demais sócios, chamados de participantes, desobrigados para com os resultados das transações e obrigações sociais empreendidas.

Desse modo, os resultados das SCP serão apurados pelo sócio ostensivo, que também é responsável pela declaração de rendimentos e pelo recolhimento dos tributos e contribuições devidos pela SCP e pelas obrigações acessórias.

Ainda, a escrituração das operações da SCP poderá, à opção do sócio ostensivo, ser efetuada nos livros deste ou em livros próprios da SCP. Quando forem utilizados os livros do sócio ostensivo, os registros contábeis e as demonstrações contábeis deverão permitir que as operações da SCP e as demais do sócio ostensivo sejam destacadas.  

Contudo, no tocante à distribuição dos lucros das SCP, eles se sujeitam às mesmas regras estabelecidas para as demais sociedades. De acordo com o art. 10 da Lei n° 9.249/95, os lucros ou dividendos calculados com base nos resultados apurados a partir do mês de janeiro de 1996, pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado, são isentos na fonte e na declaração de ajuste anual.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Sobre o autor
José Carlos Braga Monteiro

CEO fundador do Grupo Studio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!