Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br
Artigo Selo Verificado Destaque dos editores

A fraude à execução no novo CPC

Agenda 22/05/2016 às 17:16

Resumimos a evolução da fraude à execução, principalmente quanto à proteção do terceiro adquirente de boa-fé, do código processual civil de 1973 ao de 2015.

A fraude à execução é um artifício utilizado pelo devedor para se esquivar de cumprir com sua obrigação, desfazendo-se de seus bens, impossibilitando ao credor de penhora-los.

Segundo a disposição do código processual de 1973, considerava-se fraude à execução a alienação ou oneração de bens sobre os quais pendesse ação fundada em direito real ou quando, ao tempo da alienação ou oneração, corresse contra o devedor demanda capaz de reduzi-lo à insolvência.

Tal disposição deixava o comprador, terceiro de boa-fé, com muita insegurança, vez que nem sempre poderia prever, quando da compra do bem, quanto à existência de demandas contra o vendedor.

Buscando uma maior proteção ao terceiro de boa-fé, em 2006 o legislador introduziu no CPC algumas mudanças, como o art. 615-A, que permitia ao exequente averbar certidão da execução na matrícula do imóvel do executado, além de prever que a fraude à execução só seria considerada se a alienação ou oneração do bem ocorresse após a averbação, assim como dispôs que, quando da realização da penhora de imóveis, o exequente deveria providenciar o registro no ofício imobiliário.

Avançando ainda mais nesse sentido, em 2009, o STJ publicou a súmula nº 375 dispondo que: “O reconhecimento da fraude à execução depende do registro da penhora do bem alienado ou da prova de má-fé do terceiro adquirente.”, o que foi consolidado nos artigos 54 e 55 da Lei 13.097/15.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Assim, era de se esperar da nova legislação processual civil que continuasse avançando na proteção do terceiro adquirente e, dos primeiros incisos do art. 792 do Novo CPC, essa foi a impressão que se teve ao considerar a fraude apenas quando da alienação ou oneração após a averbação no registro do bem.

Todavia, o que causou surpresa no novo código processualista foi a previsão a partir do inciso IV do art. 792, o qual retomou a ideia do código de 1973 ao dispor que se considera fraude à execução “quando, ao tempo da alienação ou da oneração, tramitava contra o devedor ação capaz de reduzi-lo à insolvência”, trazendo, novamente, a insegurança ao comprador, terceiro de boa-fé, devido à dificuldade em prever a existência de uma eventual ação desta natureza contra o vendedor.

E o novo CPC foi além, dispôs no parágrafo segundo do mesmo artigo que o terceiro adquirente, ao comprar bem não sujeito a registro, é quem deve provar que adotou todas as cautelas necessárias para a aquisição.

Com isso, o novo CPC obriga o terceiro adquirente a tomar maior precaução antes de adquirir um bem, como analisar certidões de débitos fiscais e do cartório distribuidor do local do bem e do domicilio do vendedor.

Sobre o autor
Brunno José Zenni

Advogado do Escritório FONSATTI ADVOGADOS ASSOCIADOS

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ZENNI, Brunno José. A fraude à execução no novo CPC. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 21, n. 4708, 22 mai. 2016. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/49175. Acesso em: 28 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!