Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

UM ASSASSINATO NO SENADO

Agenda 22/06/2016 às 14:25

O ARTIGO DISCUTE FATO CONCRETO OCORRIDO NO SENADO FEDERAL EM QUE SE ESTUDA O INSTITUTO DO ERRO NA EXECUÇÃO

~~UM ASSASSINATO NO SENADO

Rogério Tadeu Romano

O senador Delcídio Amaral foi  o terceiro senador a ser preso no Brasil. Os primeiros foram Arnon de Melo, pai do ex-presidente Fernando Collor de Melo, e Silveste Péricles, ambos de Alagoas, Eles ficaram detidos por causa da discussão que causou a morte do senador acriano José Kairala.

Depois de um bate boca na sessão do Senado de 4 de dezembro de 1963, Arnon de Melo sacou o revólver e disparou três tiros em direção ao seu desafeto político. Mas acertou Kairala.. A prisão em flagrante foi decretada pelo presidente do Senado Auro de Moura Andrade.
Silvestre Péricles foi enviado para o quartel da Aeronáutica em Brasília, onde ficou pouco mais de um mês. Em janeiro de 1964, ele foi para o Hospital do Exército no Rio de Janeiro, onde passou por algumas cirurgias. Em 16 de abril daquele ano foi inocentando e solto. De licença médica voltou ao Senado em 7 de junho..
Já a prisão de Arnon de Melo foi mais longa, quase sete meses. Logo após o crime ele foi levado ao quartel do Exército e depois transferido para a Base Aérea de Brasília, onde ficou até ser inocentado pelo assassinato de Kairala, em 30 de julho de 1964. O Senado abriu processo para cassação dos senadores, mas ela foi rejeitada. Arnon de Melo retornou ao Senado no dia seguinte à sua absolvição.
Era um exemplo do instituto penal intitulado aberratio ictus, veja-se erro na execução.
Em artigo que publiquei sobre o tema “aberratio ictus e resultado diverso do pretendido”, disse:
“Discute-se a questão da legitima defesa e da incidência da aberratio ictus. Dir-se-á que é reconhecível, mesmo quando por erro na execução, terceira pessoa vem a ser atingida(RT 600/321).
À propósito, discutiu-se, no passado, sob o império da Constituição de 1946,  caso rumoroso em que o Senador Arnon de Mello foi acusado da morte do senador José Kairala(morto por arma disparada pelo Senador Arnon de Mello durante a briga deste com o senador Silvestre Péricles) e acabou absolvido, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal,  por estar provada legítima defesa de agressão injusta da honra e do direito. Entendeu-se que quanto a morte do Senador Kairala(PSD – AC), Arnon de Mello responderia como se tivesse atingido Silvestre Péricles, o seu verdadeiro alvo”
O Senador José Cairala, do PSD do Acre, morreu às 20 horas e 10 minutos do dia 4 de dezembro de 1963, depois de haver sido atingido por um dos tiros com que o Senador Arnon de Melo, da UDN de Alagoas, procurava alcançar o Senador Silvestre Péricles de Gois Monteiro, do PSD, de Alagoas, seu inimigo politico desde 1950.
O incidente ocorreu pouco depois das 15 horas, quando o Senador Arnon de Melo iniciava um discurso com que pretendia refutar as acusações que lhe haviam sido feitas pelo Senador Silvestre Péricles: o orador preveniu que desejava falar na frente de seu desafeto, que por sua vez aproximou-se da tribuna, ocasião em que se ouviram dois disparos.
O Senador Silvestre Péricles jogou-se no chão e rastejou entre as fileiras de poltronas, já com o seu revólver na mão, mas foi contido pelo Senador João Agripino, da UDN da Paraíba, que, depois de alguns instantes de quase luta e da promessa de que não iria trair o parlamentar alagoano, conseguiu desarmá-lo.
Dezenas de guardas do Senado e parlamentares cercaram e desarmaram o Senador Arnon de Melo, que já procurava proteger-se da pontaria do Senador Silvestre Péricles, jogando-se ao chão, quando alguém gritou ao fundo do Plenário:
- Senhor Presidente, o Senador José Cairala está gravemente ferido.
Enquanto o Senador Arnon de Melo era levado à sala da Presidência, onde foi lavrado o auto da prisão em flagrante, e o Senador Silvestre Péricles conduzido para a sala do líder da Maioria, de onde saiu para ser custodiado pelo Comando da Guarnição Militar de Brasília, o Senador José Cairala era levado ao Hospital Distrital de Brasília.
Não havia falta de advertência.
Em coluna “Coisas de Política”, no periódico Jornal do Brasil, já se advertia que o clima entre os dois senadores era péssimo e uma tragédia poderia acontecer.
Disse, á época da tragédia, o Senador Silvestre Péricles, no gabinete do Comandante da Guarnição Militar de Brasília, que os Senadores Arnon de Melo e Auro de Moura Andrade são os responsáveis pelo incidente, informando que no dia 22 de novembro daquele ano, escrevera ao Ministro da Guerra, prevenindo-o do que afinal iria acontecer.
Em 1930, ocorreu outra tragédia quando o Deputado gaúcho Simões Lopes abateu a tiros, na Câmara dos Deputados, o líder da bancada de Pernambuco, Deputado Souza Filho. Naquele ano, sob o manto da Constituição de 1891, a Câmara deu permissão para que o Deputado Simões Lopes fosse processado pela Justiça.
São notas da tragédia política. 

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos
Sobre o autor
Rogério Tadeu Romano

Procurador Regional da República aposentado. Professor de Processo Penal e Direito Penal. Advogado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!