Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Aluno que limpa banheiro no Japão exerce cidadania, no Brasil é constrangimento

Agenda 02/02/2017 às 20:58

O que é constrangimento e civismo? O artigo demonstra como o Japão ensina os valores cívicos às crianças.

Aluno que limpa banheiro no Japo exerce cidadania no Brasil  constrangimento

Crianças exercendo cidadania no Japão

Culturas. Cada qual possui os seus valores. No Brasil, os serviços indesejados — lavar louça, esfregar chão, amamentar, passar roupa etc. — eram típicos de escravos. Mesmo após a abolição da escravatura negra, os serviços domésticos eram para pessoas "inferiores", sem qualificações.

A LCP 150/2015 (LEI COMPLEMENTAR) foi, com certeza, um avanço social [justiça] às empregadas domésticas. Antes da LCP, as empregadas domésticas tinham a certeza de muito trabalho, humilhações, desconfiança. Quando o empregador dispensava os serviços da empregada, esta sabia que sairia sem nada, apenas a roupa do corpo.

O Brasil aprendeu muito bem sobre o utilitarismo grego [Grécia Antiga]. Sócrates dizia que o trabalho era demasiadamente penoso, já que ferreiros e outros trabalhadores braçais tinham sequelas pela manipulação de ferramentas, mas a filosofia e a oratória eram verdadeiras funções enobrecedoras da alma e desenvolvimento da cidadania grega.

O trabalho braçal, então, era considerado penoso e típico de pessoas sem qualidades próprias. Somente na Idade Média, quando o Cristianismo se fortaleceu, o ato de trabalhar com ferramentas foi considerado enobrecedor. Afinal Jesus Cristo foi carpinteiro. Após a Idade Média, o trabalho (braçal) passou a ser, novamente, uma atividade de pessoas desqualificadas (analfabetas; burras por natureza; preguiçosas — já que não se "esforçaram" para alcançarem a vida acadêmica).

No Japão, alunos limpam chão e privada, sem o menor constrangimento. Nenhum genitor ou genitora saem processando o Estado, pois os filhos estão aprendendo o valor (moral) do trabalho, o civismo. Já no Brasil, pais processam os estabelecimentos educacionais por estes estarem constrangendo as crianças e os adolescentes. Interessante observar as mudanças na cultura brasileira. Antes dos shoppings, prole de classe média que trabalhasse em loja de roupas era afronta, o nome e o sobrenome deveriam ser preservados. Com o surgimento dos shoppings no Brasil, as proles das classes média e alta foram trabalhar em tais locais, pois eram locais para pessoas de "boa educação", com nome e sobrenome "conceituados", ou localidades de/para "pessoas civilizadas".

NÓS VAMOS "INVADIR" A SUA "PRAIA" (SHOPPING)

"Rolezinho", quem não se lembra? Jovens da Nova Classe Média se organizavam em shoppings. Alguns cantavam etc. A situação foi para nos Tribunais brasileiros.

Liberdade para quem?

"O direito constitucional de reunião não pode servir de subterfúgio para a prática de atos de vandalismo e tumultos em espaços públicos e privados, colocando em risco a incolumidade dos frequentadores do local e a propriedade privada do Centro Comercial". (1)

Liberdade ambulatória

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

"Ameaças às pessoas ou danos a patrimônio se resolvem na área criminal, não por meio de ação possessório. Falta o interesse de agir porque a ação eleita é inadequada. (...) Neste caso, a autora deve procurar a autoridade policial para prevenir e repreender eventuais delitos que possam vir a ser cometidos." (2)

Aluno que limpa banheiro no Japo exerce cidadania no Brasil  constrangimento

No Japão não há vergonha ou percepção de "tarefa desonrada"

O que diriam e fariam essas crianças diante das greves nas Universidades brasileiras?

REFERÊNCIAS:

BBC. No Japão, alunos limpam até banheiro da escola para aprender a valorizar patrimônio. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151110_escola_japao_limpeza_et_rb

CONJUR. Escola é condenada por obrigar criança a desentupir vaso sanitário. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2015-set-22/escola-condenada-obrigar-crianca-desentupir-vaso-sanitario

NOTAS:

(1) — UOL NOTÍCIAS. Justiça proíbe rolezinho em shopping na zona leste de São Paulo. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/11/27/justica-proibe-rolezinho-em-s...

(2) — Migalhas. Processo que tentava impedir "rolezinho" em shopping paulista é extinto. Disponível em: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI216181,21048-Processo+que+tentava+impedir+rolezinho+em+shopp...

Sobre o autor
Sérgio Henrique da Silva Pereira

Articulista/colunista nos sites: Academia Brasileira de Direito (ABDIR), Âmbito Jurídico, Conteúdo Jurídico, Editora JC, Governet Editora [Revista Governet – A Revista do Administrador Público], JusBrasil, JusNavigandi, JurisWay, Portal Educação, Revista do Portal Jurídico Investidura. Participação na Rádio Justiça. Podcast SHSPJORNAL

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!