PARA SER DIRETOR DE UMA SUBSEÇÃO OAB E PRECISO TER CORAGEM PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS E TER COMPROMISSO COM OS ADVOGADOS E COM A SOCIEDADE CIVIL.
OAB não possui bandeira política, sua única bandeira é a cidadania e por isso o art. 44, I da Lei nº 8.906/94, prescreve que é finalidade (institucional) da OAB a defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito.
Precisamos, enquanto advogados, atuarmos em prol da sociedade. E não é através de contendas que conseguiremos realizar o nosso papel. A OAB, enquanto instituição deve estar atenta para esta necessidade da sociedade e dos próprios advogados.
O advogado tem um importante papel junto à sociedade, no sentido de prestar uma função social, de cuidar dos direitos das pessoas, que a ele confiam seus anseios e seus problemas, buscando soluções para os mais diversos conflitos do cotidiano, seja na área de direito dos consumidores, previdência social, família, conflitos trabalhistas, criminais, entre outros.
Enquanto instituição, a efetiva participação da OAB junto à sociedade é a maior conquista da cidadania do povo.
Precisamos, a cada dia, valorizar a nossa profissão. Fortalecer os compromissos com os advogados, com a sociedade e com a Justiça.
Justiça é dar a cada um o que lhe é de direito. E este papel é exercido pelo advogado, na luta pelo interesse de seu cliente.
A Seccional deve criar uma comissão para orientar as Subsecções e fazer periodicamente uma visita à Subseção para colocar-se a par dos problemas da Subseção e dos advogados inscritos. Não basta ter uma comissão de apoio à Subseção se esta comissão sequer conhece os problemas de perto; é necessário fazer visitas periodicamente junto às Subsecções, principalmente nas subsecções do interior.
E de suma importância os diretores da seccional visitar periodicamente as subseções para fazer um diagnostico do sofrimento dos advogados do interior que sofre com a falta da prestação jurisdicional. os advogados são cobrados diariamente pelos clientes a respeito da prestação jurisdicional .
Ser Presidente de uma subseção é muito desgastante temos que indispor com Juízes, promotores, delegados, policia militar e policia civil indispor para defender a classe dos advogados e a sociedade da Comarca.
O presidente tem que estar à frente para tentar resolver, até porque parte dos colegas nesta hora deixam você sozinho. Esse e o preço de ser Presidente de subseção do interior.
Percebemos que muitos criticam os diretores e conselheiros desta entidade, só que muitos não tem o conhecimento que os diretores e conselheiros estão a serviço da classe dos advogados e da sociedade brasileira, prestando um grande serviço gratuitamente e ainda não tem nenhuma regalia é obrigatório o pagamento das anuidades, Esta entidade não há corporativismo como outras entidades. OAB e considerada a entidade mais respeitada em nosso país, uma entidade que tem credibilidade junto à sociedade.
Sérgio Furquim