Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Para ser diretor de uma subseção oab e preciso ter coragem para enfrentar os problemas e ter compromisso com os advogados e com a sociedade civil.

O advogado tem um importante papel junto à sociedade,

Agenda 30/05/2017 às 11:40

Ser Presidente de uma subseção é muito desgastante temos que indispor com Juízes, promotores, delegados, policia militar e policia civil indispor para defender a classe dos advogados e a sociedade da Comarca.

PARA SER DIRETOR DE UMA SUBSEÇÃO OAB E PRECISO TER CORAGEM PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS E TER COMPROMISSO COM OS ADVOGADOS E COM A SOCIEDADE CIVIL.

OAB não possui bandeira política, sua única bandeira é a cidadania e por isso o art. 44, I da Lei nº 8.906/94, prescreve que é finalidade (institucional) da OAB a defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático de Direito.

Precisamos, enquanto advogados, atuarmos em prol da sociedade. E não é através de contendas que conseguiremos realizar o nosso papel. A OAB, enquanto instituição deve estar atenta para esta necessidade da sociedade e dos próprios advogados.

O advogado tem um importante papel junto à sociedade, no sentido de prestar uma função social, de cuidar dos direitos das pessoas, que a ele confiam seus anseios e seus problemas, buscando soluções para os mais diversos conflitos do cotidiano, seja na área de direito dos consumidores, previdência social, família, conflitos trabalhistas, criminais, entre outros.

Enquanto instituição, a efetiva participação da OAB junto à sociedade é a maior conquista da cidadania do povo.

Precisamos, a cada dia, valorizar a nossa profissão. Fortalecer os compromissos com os advogados, com a sociedade e com a Justiça.

Justiça é dar a cada  um o que lhe é de direito. E este papel é exercido pelo advogado, na luta pelo interesse de seu cliente.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

A Seccional deve criar uma comissão para orientar as Subsecções e fazer periodicamente uma visita à Subseção para colocar-se a par dos problemas da Subseção e dos advogados inscritos. Não basta ter uma comissão de apoio à Subseção se esta comissão sequer conhece os problemas de perto; é necessário fazer visitas periodicamente junto às Subsecções, principalmente nas subsecções do interior.

E de suma importância os diretores da seccional visitar periodicamente as subseções para fazer um diagnostico do sofrimento dos advogados do interior que sofre com a falta da prestação jurisdicional. os advogados são cobrados diariamente pelos clientes a respeito da prestação jurisdicional .

Ser Presidente de uma subseção é muito desgastante temos que indispor com Juízes, promotores, delegados, policia militar e policia civil indispor para defender a classe dos advogados e a sociedade da Comarca.

  O presidente tem que estar à frente para tentar resolver, até porque parte dos colegas nesta hora deixam você sozinho. Esse e o preço de ser Presidente de subseção do interior.

Percebemos que muitos criticam os diretores e conselheiros desta entidade, só que muitos não tem o conhecimento que os diretores e conselheiros estão a serviço da classe dos advogados e da sociedade brasileira, prestando um grande serviço gratuitamente e ainda não tem nenhuma regalia é obrigatório o pagamento das anuidades, Esta entidade não há corporativismo como outras entidades. OAB e considerada a entidade mais respeitada em nosso país, uma entidade que tem credibilidade junto à sociedade.

                        Sérgio Furquim

Sobre o autor
Sergio Furquim

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!