Doleiros são operadores de câmbio do mercado paralelo ou, às vezes, denominado mercado ilegal de câmbio, ou ainda, câmbio negro, que formam um sistema bancário informal e denominado ilegal pelas autoridades governamentais. Os doleiros estão na maioria dos países. O mercado de câmbio brasileiro sem os doleiros se equipararia a países comunistas, ou seja, devido ao excesso de regras sem fundamento, a maioria das pessoas são forçadas a utilizar o trabalho dos doleiros.No Brasil, os doleiros atuam na seguinte forma:
A - Compra e venda de dólar;
B - Administração de caixa 2 de empresas e partidos políticos;
C - Remessa de dinheiro ao estrangeiro para pagamento de importações;
D - Transformação de dinheiro eletrônico em dinheiro vivo.
PORQUE ALGUÉM PROCURA UM DOLEIRO?
Primeiramente, parece que o sistema bancário brasileiro foi criado para atender às grandes corporações e não para os pequenos e médios empresários. Hoje, para se enviar qualquer pagamento para o estrangeiro, mesmo que seja uma operação legal, é muito complicado. Com exigências absurdas e taxas de câmbio altas, além das taxas bancárias e IOF.
Como exemplo, nossa Law Firm tinha necessidade de fazer um pagamento a um meio de comunicação em Londres. Foram mais de cinco (5) tentativas de fazer tal transação pelo Banco do Brasil. O BB, com seus funcionários estatais despreparados, que uma hora colocavam o código errado, outra hora não aceitavam o invoice como prova da dívida e, até mesmo, chegando a não enviar, pois o valor era “demasiado alto” (menos de 15 mil Libras). Sem contar o prazo da análise da Mesa de Câmbio, para dizer que sim ou que não levam 05 dias úteis e disseram NÃO. Após isto, nossa empresa tentou utilizar o Banco Itaú com suas regras arcaicas de que o invoice estava em nome da empresa, com o nome de um dos sócios como responsável e os fundos estavam saindo de uma conta Pessoa Física deste mesmo sócio (proprietário da empresa, comprovado pelo Contrato Social juntado à ORPAG). Finalmente nos restou o Banco Safra, que, por se tratar de um banco que já opera no mercado internacional há quase 50 anos, e a um câmbio altíssimo, fez toda a operação.
O governo, com suas regras burocráticas, tenta ludibriar o empresário dizendo que tais regras são válidas para evitar fraude ou transferência ilegal de fundos para o exterior, mas foi totalmente incompetente de frear as remessas monetárias imensas que a LAVA-JATO trouxe a tona.
Ou seja, são desculpas para um sistema já falido.
Por essas é que muitas pessoas recorrem ao doleiro, que, com a maior “boa vontade”, recebe o valor no Brasil e faz o pagamento imediato em até 3 dias a quem de direitoA lavagem de dinheiro acontece, sim, por meio de doleiros, mas não aconteceria se a burocracia fosse amenizada e um sistema financeiro de países desenvolvidos fosse adotado.A lava-jato demonstrou que o sistema do governo brasileiro não funciona, pois os grandes passam por cima das regras e os bancos nacionais se ajoelham ao poder corrupto.
Enfim, devido ao sistema criado pela burocracia brasileira, o doleiro, apesar de ilegal, tornou-se um mal necessário para pequenos e médios empresários, empurrados a isso pelo próprio governo brasileiro.
Witer DeSiqueira, esq.
Law offices of Witer DeSiqueira
OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.