Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Crime comum do chefe do executivo

Agenda 03/01/2018 às 15:15

Os crimes comuns são todas as modalidades de crimes previstas no Código Penal, no Código Penal Militar, na Lei de Contravenções e mesmo os delitos eleitorais.

Os crimes comuns estão abrangidos além de todas as modalidades de crimes, os crimes militares, os crimes dolosos contra a vida, os delitos eleitorais e até mesmo as contravenções penais.  Essa competência do STF inicia com a diplomação e permanece mesmo que o parlamentar esteja licenciado. Essa competência extingue-se com o fim do mandato, com a renúncia ou com a cassação. Seria possível a permanência da competência mesmo após o término do vínculo com a Administração? Sim. É possível quando a renúncia é feita com o objetivo evidente de deslocar a competência do Tribunal, por caracterizar um abuso de direito.[1] O STF no julgamento da ação penal 396 que julgava o Deputado Natan Donadon, manteve a prerrogativa de foro, mesmo após a renúncia, por entender que seria uma tentativa de fraudar o processo.

O Supremo Tribunal Federal também julga os cidadãos comuns, desde que o crime seja conexo com o parlamentar com foro por prerrogativa de função. O enunciado de súmula 704, do STF, assegura que não viola as garantias do juízo natural, da ampla defesa e do devido processo legal a atração por continência ou conexão da prerrogativa de função de um dos denunciados.

Se o Deputado Estadual cometer um crime doloso contra a vida ele será julgado pelo Tribunal de Justiça de seu respectivo Estado.[2] O STJ, no conflito de competência 105.227, entendeu que não se pode afirmar que a prerrogativa dos deputados estaduais está prevista exclusivamente na Constituição Estadual. Portanto, deve aplicar aqui a teoria do paralelismo constitucional, pois o artigo 27, § 1° reserva aos deputados estaduais as mesmas prerrogativas dos deputados federais, portanto o foro por prerrogativa de função do Tribunal de Justiça deve se sobrepor ao Tribunal do Júri, afastando-se aqui o enunciado de súmula vinculante 45.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

O Vereador não tem foro especial estabelecido na Constituição Federal, mas a Constituição Estadual poderá estabelecê-lo, esse é o entendimento do STF no RE 473.248 de relatoria do Ministro Joaquim Barbosa e o RE 464.935 de relatoria do Ministro César Peluso. Marcelo Novelino, no mesmo sentido, afirma que a Constituição da República, admite-se que as Constituições estaduais atribuam competência originária ao Tribunal de Justiça para processá-los e julgá-los criminalmente.[3] Quando não existir previsão na Constituição estadual, o Vereador será julgado por juiz singular, por crime comum.[4] No entanto, nos crimes dolosos contra vida, prevalece o Tribunal do Júri, pois a competência para da Câmara Municipal julgar os Vereadores não está prevista na Constituição Federal, aplicando-se aqui o enunciado de súmula vinculante 45.


[1] NOVELINO, Marcelo. Curso de Direito Constitucional. Salvador: JusPodivm, 2015. 10ª edição. P. 675

[2] Entendimento fixado no CC 105.227-TO, de relatoria da Ministra Maria Thereza de Assis moura.

[3] NOVELINO, Marcelo. Curso de Direito Constitucional. Salvador: JusPodivm, 2015. 10ª edição. P. 640

[4] Considera-se crime comum o crime em sentido estrito, o crime doloso contra a vida, o crime militar, o crime eleitoral e as contravenções. 

Sobre o autor
Geraldo Andrade

Bacharel em Direito (ESDHC) e História (UFMG). Pós-graduado em Culturas Políticas, Direito Público e Direito Processo Civil. Mestre em Direito, Planejamento e Desenvolvimento Sustentável. Professor de universitário e advogado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!