Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Como confeccionar um Parecer Profissional

Agenda 05/01/2018 às 16:08

Ultimamente tenho redigido vários Pareceres (graças a Deus) e isso me deu uma ideia: dar dicas de como confeccionar um!

Ultimamente tenho redigido vários Pareceres (graças a Deus) e isso me deu uma ideia: dar dicas de como confeccionar um!

É necessário que vocês tenham em mente que um Parecer pode ser utilizado para evitar uma demanda judicial, com informações e orientações repassadas de maneira preventiva para evitar possíveis desgastes jurídicos.

Também poderá ser utilizado como uma consulta à legislação, para que sua empresa se certifique que está em conformidade com a legislação vigente dentro do ramo de atuação. Assim, o Parecer nada mais é do que um documento, de forma escrita, elaborado por um profissional parecerista, com o objetivo de manifestar seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma dúvida formulada a ele.

Outrossim, o Parecer poderá ser elaborado por profissionais diversos ao ramo jurídico, que possuam aptidões e expertise no assunto solicitado, para que possa confeccionar o Parecer dentro dos parâmetros solicitados.

Agora irei passar à estrutura de um Parecer:

Após a análise do problema, você deve pesquisar sobre ele e iniciar com um tema. Depois disso, escolha as palavras chaves, ou seja, a ementa que será abordada. Poderá ter número do parecer, o assunto e o Interessado, que poderá ser uma pessoa física ou jurídica.

Ultrapassado esse estágio inicial, passa-se ao relatório, onde será narrado o problema existente. Após essa etapa, chega-se à fundamentação normativa ou jurídica, onde serão tratados os argumentos jurídicos e a viabilidade ou não da proposta.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Por último, deverá ser redigida uma conclusão, com os apontamentos finais e informações necessárias para solução do conflito.

No Parecer poderá constar documentos anexos, como informações técnicas e estudos acerca do caso. Lembrando que todo esse processo deverá ser realizado de forma profissional, com muita impessoalidade.

Ressalta-se, também, que o modo da escrita é personalíssimo, ou seja, cada um terá sua forma de se expressar, todavia, deverá o parecerista ser rico na exposição de seu conhecimento técnico e, sobretudo, das questões fáticas, desde que o cliente o entenda, seguindo a regra da coesão, clareza e objetividade do texto apresentado.

Por fim, deverá constar sua assinatura, seu cargo e formação. Caso possua um carimbo seria interessante constar!

Referências:

TÔRRES. Lorena Grangeiro de Lucena. Como confeccionar um Parecer Profissional. Disponível em: <https://lucenatorres.jusbrasil.com.br/artigos/501449953/como-confeccionar-um-parecer-profissional> Acesso em: 21. Set.2017

TÔRRES. Lorena Grangeiro de Lucena. Como confeccionar um Parecer Profissional. Disponível em: < https://lucenatorresadv.wordpress.com/2017/09/21/como-confeccionar-um-parecer-profissional/> Acesso em: 21. Set.2017

www.lucenatorresadv.com

Sobre a autora
Lorena Grangeiro de Lucena Tôrres

Administradora de Empresas, Advogada especialista na área do Direito Ambiental, atuante nas áreas de Direito Civil, Consumidor e Trabalhista. MBA em Perícia e Auditoria Ambiental. Membro da Comissão de Direito Marítimo, Portuário, Aeroportuário e Aduaneiro - CDMPAA e membro da Comissão de Direito Ambiental - CDA da OAB/CE. Publicação de Livro pela Editora Lumens Juris, 8ª Edição. Artigo publicado no Diálogo Ambiental e Internacional, em Lisboa - PT - 2015.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!