Meu escritório recebe de 7 a 10 ligações por período do dia de pessoas querendo tirar dúvidas, entenda, (consulta jurídica).
Quando os colaboradores falam sobre a consulta eles levam um susto. Tem que pagar pra tirar uma dúvida?! reação corriqueira.
Sobre isso considero duas coisas.
Primeiro, o valor profissional. Caso as dúvidas fossem simples e não necessitassem de profissional, seriam então resolvidas pelos próprios consulentes ou mesmo pelo google.
Fato é que o google não sabe dizer sobre a máquina judiciária, e a operação do Direito na prática. Por isso precisam de um profissional experiente. Eis aí o valor profissional.
Segundo, penso que há diversos profissionais advogados à disposição de telefone e whatsapp sem receber um mísero centavo por isso, haja vista que várias pessoas que ligam em meu escritório, ao saber que tem que pagar para obterem a consulta, dizem que já perguntaram para uns 3 ou 4 advogados e eles não cobraram nada.
Eu jamais utilizaria meu tempo precioso, com conhecimentos que me custaram caro, para ficar dando dicas, orientações, ajudas, sem receber por isso. Isso é o meu trabalho, advocacia e consultoria. Muitas vezes a consulta resolve o problema, sem que seja necessário qualquer ajuizamento de ação.
Tente ser atendido por um médico fora do SUS, e veja se não tem que pagar? E não é porque há poucos médicos e muitos advogados, é porque o respeito ao trabalho já foi imposto. Todos que vão ao médico que não atende pelo SUS, sabem que tem que pagar a consulta, e é somente a consulta. Exames, cirurgias, procedimentos à parte.
O valor ao trabalho quem se dá é o profissional através de sua expertise. Eu valorizo o meu serviço.
Rafael Rocha
Advogado Criminalista
OAB/GO 33675
#advogado #consultajurídica #jurídico.