Em um mercado ainda dominado pela tradição, ter um posicionamento diferente pode parecer um passo atrás na carreira. Mas é justamente esse medo que muitas vezes afasta o advogado de ações que o levariam ao crescimento profissional. Por isso separamos 6 atitudes, hábitos e posturas que advogados de sucesso para você começar a colocar em prática hoje mesmo!
1. Ser referência em suas áreas de atuação
O ambiente jurídico possui um ecossistema muito forte e atuante. Muitos são os eventos, canais e veículos que divulgam os mais diversos materiais do universo advocatício. Por essa razão cabe ao advogado tentar se inserir nesses ambientes que favorecem a disseminação de seus conteúdos. Palestras, cursos, textos, posts e entrevistas são algumas das ações que colaboram para o sucesso de um advogado quando o assunto é se tornar referência em sua área de atuação.
E mesmo que você não seja um grande produtor de conteúdo, seja por afinidade ou por tempo, mantenha-se sempre inserido nos eventos e espaços de troca de experiências. Aqui vale a máxima: quem não é visto, não é lembrado.
2. Saber trabalhar em equipe
Essa dica poderia aplicar a qualquer profissão, tendo em vista o atual cenário em que se encontra a sociedade: conectada em rede. Já podemos ver alguns escritórios de advocacia com representatividade nacional, onde os mais diversos colaboradores se comunicam através de um software jurídico, com divisão e delegação de tarefas, compartilhamento de agendas e cadastro de clientes.
Busque entender o perfil dos seus sócios, associados e demais colaboradores, tirando assim o máximo de cada profissional. Lembre-se, no final das contas, tudo se resume a pessoas e como a colaboração maximiza resultados.
3. Um advogado de sucesso amplia suas fronteiras
O quanto você está limitando suas áreas de atuação? Se mantendo em sua zona de conforto, seja ela geográfica ou de nicho. O desenvolvimento do profissional e o seu respectivo sucesso podem depender da variação de suas demandas.
Uma boa oportunidade pode estar longe do contencioso. A advocacia consultiva pode ser um boa oportunidade de conseguir novos contratos e melhorar as finanças do seu escritório, ampliando o leque de serviços e melhorando as possibilidades de prospecção de clientes.
4. Investir em marketing jurídico para atrair e fidelizar clientes
Mesmo sendo um assunto que paira um certo tabu, o marketing jurídico existe e funciona muito bem para quem sabe andar de lado com o Código de Ética da OAB. Usando de seus canais, o advogado e seu escritório podem educar o mercado através de conteúdos de interesse público. Na medida que a audiência cresce, ganha-se também poder de prospecção. Seja didático e transparente com seus leitores, isso é um grande atalho usado pelos advogados de sucesso.
Por fim, saiba que manter um cliente fiel é sempre mais lucrativo que a conquista de novos.
5. Otimizam seu perfil multitarefa com workflows eficientes
A rotina de um advogado está entre as mais cansativas. São diferentes demandas, de diferentes naturezas, sempre de olho nos prazos. Essa é métrica principal que rege a vida do profissional de Direito. Perder um prazo pode significar a perda de uma ação, o erro máximo que um advogado pode cometer. E por ter esse perfil multitarefa e ter essa imensa responsabilidade, que ter uma gestão eficiente faz toda a diferença.
Seja em audiências, reuniões com clientes, eventos ou produzindo suas peças jurídicas, ter um workflow eficiente te deixará com mais tempo e menos preocupações. A dica de ouro e usar os serviços de automação e fazerem eles trabalharem por você. Ter o melhor software jurídico pode te deixar mais perto do sucesso.
6. Sabem atender e (principalmente) ouvir seus clientes
Um advogado de sucesso sabe que a comunicação com o cliente é essencial para o desenvolvimento de um escritório de advocacia. A era do juridiquês passou, dando espaço a transparência e objetividade. De nada adianta usar belas palavras, um discurso de dar inveja nos maiores nomes da literatura, se o principal interessado em seu trabalho nada compreende. O cliente precisa estar por dentro de sua ação e de todos os trâmites legais que a envolvem. Quanto mais mais e melhor entender de seu processo, mais a relação de confiança é construída.
E por fim: ouça! Saber ouvir é uma virtude muito importante na carreira de um advogado. Com isso você tende a evitar problemas dentro de fora do escritório. Ouvir com atenção é ter a certeza da compreensão plena da situação, evitando assim tomadas de ação sem sentido ou precipitadas.
E você, o que falta para ser um advogado ainda mais completo?