Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

O que é Comissão de licitação e como é composta?

Agenda 24/09/2018 às 15:12

A Comissão de licitação é a responsável por conduzir, análise e julgamento a licitação.

A Comissão de licitação é a responsável por conduzir, análise e julgamento a licitação.

Conforme previsto na Lei 8.666/93, a Comissão de Licitação é formada por no mínimo três membros, sendo que obrigatoriamente dois deles devem ser servidores pertencentes do órgão que realiza a licitação.

No caso da modalidade convite, a Comissão poderá, excepcionalmente, ser substituída por servidor formalmente designado pela autoridade competente.

O QUE É O PREGOEIRO?

Na modalidade pregão, não há a figura da Comissão de Licitação mas sim do Pregoeiro, agente responsável pela condução do pregão, podendo contar com o apoio de uma equipe.

Quer saber mais sobre licitações públicas?

Baixe grátis nosso e-book:

https://www.portalcultur.com/ebooklicitacoes

ou

Acesse o Portal da nossa Escola:

www.portalcultur.com

Sobre o autor
Gustavo Henrique Cavalcante Marques

www.ghcmarques.com contato@ghcmarques.com ---------------------- Advogado atuante em: Direito à saúde/ Direito médico: Ações contra o SUS, Erro médico, Ações contra hospitais e operadoras de planos de saúde... Direito Empresarial: Assessoria e consultoria de consultórios, clinicas e hospitais. Direito do Consumidor Direito Securitário: Ações contra seguradoras. Advogado; pós graduado em Direito Constitucional e Administrativo; MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo - USP; realizou curso de Negotiation Skills certificado pela Universidade de Michigan; realizou o Curso International Human Rights certificado pela Université Catholique de Louvain; membro fundador da Academia de Direito do ABC a qual foi Presidente (mandatos 2015/2017 e 2017/2019); professor, escritor.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!