Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

A Arte de Ensinar

Agenda 15/10/2018 às 19:20

A educação é um processo privilegiado de formação de pessoas e não se reduz apenas à transmissão de conhecimentos ou tão pouco repasse de instruções descontextualizadas, que condicionam a pessoa como depositária de saberes.

A ARTE DE ENSINAR

MEIRA SANTOS SILVA, Camilli[1]

Resumo:

A educação é um processo privilegiado de formação de pessoas e não se reduz apenas à transmissão de conhecimentos ou tão pouco repasse de instruções descontextualizadas, que condicionam a pessoa como depositária de saberes.

A figura do professor deve ser entendida como mediador de conhecimento e não apenas como detentor do mesmo.

Palavras-chave:Práticas educativas. Humanização. Integralização do ser.

Ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. Ser educador é viver a certeza de que faz parte de sua tarefa docente não apenas ensinar os conteúdos, mas também ensinar a pensar certo, estimulando a capacidade criadora do educando.

O professor exerce sua profissão com esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, no entanto, a educação precisa ser mais consolidada e compreendida por diversos segmentos da sociedade.

Ser professor é manter-se apaixonado por sua profissão, tendo convicção do seu esforço e da sua real dedicação, que compartilha conhecimentos, propaga informações e faz o outro crescer, sendo presença concreta que caminha junto, criando assim vínculos de comprometimento com sua missão.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Educar é um trabalho que constantemente ultrapassa o transmitir conhecimento, pois cria possibilidades para sua produção ou sua construção! Este é o legado que cada educador deixa para a sociedade: formar cidadãos para que possam estar aptos a viver este processo de integração social e não meros receptores de conhecimentos sociais.

“Educar significa guiar outros seres humanos de modo que eles se tornem aqueles que devem ser…” (Edith Stein - filósofa e teóloga alemã, 2003). 

A arte de ensinar é estabelecer uma intimidade entre os saberes curriculares e a experiência social, fazendo com que o educando construa seu próprio pensamento, tendo a consciência crítica com o ensino dos conteúdos que lhe são passados, vivenciando a experiência de dialogar sobre a realidade concreta.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

STEIN, Edith. Estructura de la Persona Humana. In: Obras Completas, IV. Escritos antropológicos y pedagógicos. Madrid: Editorial de Espiritualidade/Vitoria: Ediciones El Carmen/Burgos: Monte Carmelo, 2003.


[1]Professora, Mestre em Direito do Trabalho e Relações Internacionais do Trabalho pela Universidade Três de Febrero – UNTREF.

Sobre a autora
Camilli Meira Santos Silva

Professora. Graduada em Direito. Pós-Graduada em Direito Processual Civil e Trabalhista pela Faculdades Integradas do Tapajós - FIT. Pós-Graduanda em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Mestranda em Direito do Trabalho e Relações Laborais Internacionais pela Universidad Nacional Três de Febrero - UNTREF.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!