Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Isenção Tributária para Portadores de Enfermidades Graves

Poucos sabem, mas muita gente tem direito.

Agenda 13/02/2019 às 08:59

Milhares de pessoas em todo o Brasil, aposentados e pensionistas, portadores de graves enfermidades, estão deixando de usufruir de um grande benefício tributário: a isenção de imposto de renda.

Milhares de pessoas em todo o Brasil, aposentados e pensionistas, portadores de graves enfermidades, estão deixando de usufruir de um grande benefício tributário: a isenção de imposto de renda.

É muito simples de entender.

Por uma questão de justiça social, aposentados e pensionistas que forem acometidos por qualquer uma das doenças consideradas graves (lista abaixo), têm direito de não sofrerem a retenção do imposto de renda na fonte, além de estarem livres de pagá-lo na declaração anual de ajuste.

Parece claro, mas muitas pessoas deixam de requerer o benefício. E, quando o fazem, não sabem que podem reivindicar os chamados valores retroativos, já que a isenção acontece desde o momento do diagnóstico da doença.

Dizem que a ignorância é uma bênção. Mas quando a ignorância refere-se aos nossos direitos, ela sempre será uma maldição.

O que mais choca é que temos recebido dezenas de pessoas em nosso Escritório que sequer sabiam que tinham direito. Pessoas cultas, inteligentes, que exerceram atividades profissionais de grande complexidade.

Outros tantos, já tinham pedido a isenção, mas deixaram de recuperar quantias vultosas, a título de retroativos.

Segue, abaixo, a lista das enfermidades consideradas graves:

Conhecer seus direitos, é a melhor forma de defendê-los!

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

André Mansur Brandão
Diretor-Presidente

ANDRÉ MANSUR ADVOGADOS ASSOCIADOS

Sobre o autor
André Mansur Brandão

Advogado da André Mansur Advogados Associados (Minas Gerais). Administrador de Empresas. Escritor.Saiba mais sobre nossa empresa em: http://andremansur.com/portfolio/

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!