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A evolução histórica da aplicação da pena no direito comparado

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8. DO PERÍODO HUMANITÁRIO E A FILOSOFIA DAS LUZES

Meio a esses períodos de aplicação descontrolada de normas, criadas sem a observação de direitos naturais do homem, ou aquilo que realmente garanta a segurança jurídica do grupo social, surge um pensamento que revolucionou o ideal primitivo de aplicação das penas. A sociedade estava cansada de ver barbáries praticadas pelo Estado sobre o pretexto de aplicação da lei. Por isso, esse período nasceu com o intuito de derrubar as arbitrariedades praticadas pela justiça penal e o caráter real das penas (NUVOLONE, 1981, p. 1).

Nos séculos que representaram esse período, XVII e XVIII, o pensamento predominante era no sentido de que o homem precisava conhecer a justiça. Esta época foi marcada pela expansão da burguesia e o grave conflito entre esta classe (comandante do capitalismo) e a nobreza, surgindo então o liberalismo burguês. Tais ideais de liberalismo ganharam força com um movimento conhecido como iluminismo ou filosofia das luzes (ESTEFAN; GONÇALVES, 2013).

Os pensadores dessa filosofia foram de suma importância para a, digamos, revolução ideológica de aplicação das penas, pois, além de pregar os direitos fundamentais do homem, criticavam a intervenção do Estado na economia, bem como as interferências “maléficas” religiosas na forma de criação das leis. O iluminismo equivale, portanto, à emancipação do ser humano ao autoritarismo Estatal ou às regras “contra legem” impostas pela igreja (COSTA JÚNIOR, 2010).

Autores como Montesquieu, jurista Francês, criador do “Espírito das Leis” e defensor da separação dos poderes do Estado; John Locke, jurista Inglês, conhecido como pai do iluminismo, autor da obra “Ensaio Sobre o Entendimento Humano”; François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire, filósofo Francês, conhecido pela intolerância religiosa e pelas críticas ao clero católico e à preponderância dos poderosos; e Rousseau, defensor dos ideais da Revolução Francesa, tiveram fundamental importância na aplicação da nova ideologia do direito, mas foi com Cesar Bonesana, o Marquês de Beccaria, que o direito sofreu sua real mudança (SMANIO; FABRETTI, 2015).

“Dos delitos e das penas”, foi sua obra prima, considerado “o Pequeno Grande Livro” pelos filósofos da época. Pregava concepções de liberdade e a aplicação justa e proporcional das penas, dentre outros princípios. Beccaria, filósofo imbuído dos princípios pregados por Jean Jacques Rousseau e Montesquieu, lutava por um sistema de indícios que justificaria a prisão preventiva, tais como a confissão do acusado, o risco de sua fuga ou seu ódio pela vítima e o clamor público.

Combatia também as acusações secretas, os juízes de Deus e a prática de tortura com fim de confissão pelo acusado. Ensinava, a propósito, que “a lei que autoriza a tortura é uma lei que diz: homens, resisti à dor”, dentre vários outros pensamentos que revolucionaram o modo de impor sanção mundo a fora (COSTA JÚNIOR, 2010).

A mencionada grande obra criada por esse magnífico autor foi formada por alguns princípios básicos do Direito Penal moderno, muito dos quais foram adotados pela Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, da Revolução Francesa, sendo eles:

1. Só as leis podem fixar as penas, não se permitindo ao juiz interpreta-las ou aplicar sanções arbitrariamente;
2. Devem ser admitidas em juízo todas as provas, inclusive a palavra dos condenados (mortos civis);
3. Não se justificam as penas de confisco, que atingem os herdeiros do condenado, e as infamantes, que recaem sobre toda família do criminoso;
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4. A pena deve ser utilizada como profilaxia social, não só para intimidar o cidadão, mas também para recuperar o delinquente;
5. Os cidadãos, por viverem em sociedade, cedem apenas uma parcela de sua liberdade e direitos. Por essa razão, não se podem aplicar penas que atinjam direitos não cedidos, como acontece nos casos da pena de morte e das sanções cruéis (MIRABETE apud DDHC, 2015. p.19).

Com essas ideias, fica fácil enxergar a justiça natural ou a cultura do pensamento “jusnaturalista” na nova visão contemporânea de aplicação das penas. Uma humanização do direito penal à luz de pensamentos filosóficos. Não é possível dizer, ao certo, se foi daí que nasceu o Direito Penal do fato, mas o acusado, a partir desse período, passou a ser julgado por um “tribunal” o qual tinha como missão a aplicação da Justiça. 

 


9. DA APLICAÇÃO DA PENA SEGUNDO A ESCOLA CLÁSSICA

As ideias fundamentais dessa escola são trazidas por autores que foram influenciados pela doutrina iluminista e por Beccaria. Seu principal expositor, Francesco Carrara, pregava o delito como um “ente jurídico” compelido por duas forças: a física (movimento corporal e o dano do delito), e a moral (vontade livre e consciente de praticar o crime). Para eles, a pena é uma proteção aos bens jurídicos tutelados penalmente e uma defesa social, além de ser aplicada com respeito à proporcionalidade (GILISSEN, 2008).

Segundo Paulo José da Costa Júnior (2010), ao estudar Feuerbach e explicar seus pensamentos, a pena deve deter o delinquente antes de iniciar o inter criminis, sendo, portanto, preventiva e não retributiva. O motivo disso seria o interesse na segurança jurídica. Para ele, a execução da pena seria o demonstrativo de que a ameaça era séria e válida, nada obstante não ter deixado claro se seguiria ou não seus pensamentos. Disse ainda que Feuerbach foi um fiel defensor do princípio da legalidade dos crimes e das penas, sendo dele a expressão latina nullum crimen sine lege, nulla poena sine lege (não há crime sem lei, não há pena sem lei). 

 


10. DO PERÍODO CRIMINOLÓGICO E A ESTRUTURA BIOSSOCIOLÓGICA DO CRIMINOSO

Para melhor entender as proposições anteriores, é necessário saber ao menos os preceitos básicos que constituem o agente alvo da aplicação do produto da sanção, pois a perfeição que o direito procura somente ocorrerá quando, também, a “justiça conhecer o homem”.

Diferentemente do pensamento de Carrara, pensador da escola Clássica; para os positivistas, o crime é um fenômeno biológico e não um ente jurídico. Por essa razão, este movimento da segunda metade do século XVIII, praticava o estudo experimental e não o lógico-dedutivo dos clássicos. A escola em tela nasceu das teorias evolucionistas de Darwin e Lamarck e das ideias de John Stuart Mill e Spencer (MIRABETE, 2015).

O principal autor desse movimento criminológico e pioneiro da escola positiva foi o médico e professor italiano César Lombroso, quem considerava o crime como a manifestação da personalidade humana. Ele estudava o criminoso do ponto de vista biológico e foi o criador da antropologia criminal. Sendo suas principais ideias, as seguintes proposições:

1. O criminoso é um ser atávico e representa a regressão do homem ao primitivismo. É um selvagem e nasce delinquente como outros nascem sábios ou doentios, fenômeno que, na biologia, é chamado de degeneração.
2. O criminoso nato apresenta características físicas e morfológicas específicas, como assimetria craniana, fronte fugidia, zigomas salientes, face ampla e larga, cabelos abundantes e barba escassa, dentre outros.
3. Esse criminoso nato é insensível fisicamente, resistente ao traumatismo, canhoto ou ambidestro, moralmente insensível, impulsivo, vaidoso e preguiçoso.
4. O criminoso é, assim, um ser atávico, com fundo epilético e semelhante ao louco moral, doente antes que culpado e que deve ser tratado e não punido (MIRABETE apud LOMBROSO, 2015, p. 21).

Apesar de não haver coerência na definição de criminoso nato e dos exageros trazidos por este autor, seus estudos ampliaram os horizontes do Direito Penal e construíram novas estradas na luta contra a criminalidade. As ideias de Lombroso, com o tempo, foram ampliadas e/ou retificadas por alguns de seus seguidores, dentre eles Henrique Ferri e Rafael Garófalo (MIRABETE, 2015). 

 


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dada a pesquisa realizada, conclui-se que, ao longo da história das civilizações, o modo de aplicar as penas evoluiu gradativamente do desejo de vingança dos Deuses para uma clara necessidade social de se fazer justiça. E, no que se refere, propriamente, à imposição de sanções, o resultado não poderia ser diferente: a tendência, desde o início do século XIX, é no sentido de desvincular a figura corpórea do criminoso da execução das medidas punitivas.

Dito isso, a evolução histórica da aplicação das penas na sistemática do Direito Comparado é evidente, e no que tange à humanização das penas, o progresso é inegável.

Por fim, nota-se a real evolução do Direito Penal frente a uma criminalidade que não caminha para o fim. A sua estruturação é moldada de acordo com o elemento gerador do ato ilícito e nem sempre é voltada ao benefício da coletividade, mas sim como fato fundante da realização pessoal do legislador. Contudo, como bem exposto ao longo da pesquisa, a pena disfarçada de suplício não serve para um Estado humanitário, mas servirá para uma sociedade que quer acabar com a criminalidade?


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

COSTA JÚNIOR, Paulo José da. Curso de direito penal. Vol. 1. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

ESTEFAN, André; GONÇALVES, Victor Eduardo Rios. Direito penal esquematizado. 2 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 25 Ed. São Paulo: Editora Vozes, 2002.

GARCIA, Basileu. Instituições de direito penal – Vol. 1. 7 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.

GILISSEN, John. A introdução ao direito. 5 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

MIRABETE, Júlio Fabbrini. Manual de Direito Penal. 18 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

NUVOLONE, Pietro. O sistema de direito penal. 1 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1981.

PIMENTEL, Manoel Pedro. O Crime e a Pena na Atualidade. 1 ed. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 1983.

SILVA, Jorge Medeiros da. O Direito penal dos hebreusJustitia, São Paulo, v. 41, n. 107, p. 19-26, out./dez. 1979.

SMANIO, Gianpaolo Poggio; FABRETTI, Humberto Barrionuevo.  Introdução ao Direito Penal: criminologia, princípios e cidadania. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2015.

STRATENWERTH, Gunther. Derecho penal, parte general. 1 ed. Civitas, 1999.

VIRTU, André; MERLE, Roger. Traité de Droit Criminel. 7 ed. 2001.

Sobre os autores
Lucas Evangelista Neves da Rocha

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica (2017). Advogado atuante nas áreas criminal e previdenciária.

Francesca Batista

Graduada em Direito pela Universidade Evangélica de Goiás e em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduada em Direito Material e Processual do Trabalho, Direito Público, Direito Privado e Advocacia Consultiva.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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