Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Lei Maria da Penha: as inconstitucionalidades da Lei nº 13.827/2019.

Agenda 24/05/2019 às 18:06

O presente artigo trata das alterações inconstitucionais trazidas pela Lei nº 13.827/2019 na Lei Maria da Penha.

No dia 13 de maio de 2019 foi sancionada a Lei nº 13.827/2019 que alterou a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) para autorizar a aplicação de medidas protetivas de urgência, pela autoridade judicial ou policial, à mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou a seus dependentes, e determinar o registro da medida protetiva de urgência em banco de dados mantido pelo Conselho Nacional de Justiça.

A Lei Maria da Penha está em vigor há mais de 13 anos e é inegável sua importância numa sociedade ainda machista e desigual. A citada Lei trouxe inúmeros avanços de proteção às mulheres por sua vulnerabilidade. Por mais que ocorram inúmeras campanhas/propagandas de conscientização ao combate à violência doméstica, os números continuam crescendo, acredito também pelo fato das vítimas terem mais coragem em denunciar o agressor.  

O fato da violência exteriorizar de diversas formas e âmbitos torna-se necessário, em muitos casos, a necessidade da medida protetiva de urgência para que uma situação mais grave não ocorra. A vítima não pode ter receio em noticiar à autoridade policial qualquer fato delituoso, por mais que o fato não seja considerado grave pelo mesmo, como xingamentos, ameaças, lesões corporais leves, pois as condutas do agressor costumam ser progressivas até uma das mais gravosas que é o homicídio qualificado pelo feminicídio. Portanto, se a vítima procurasse à autoridade policial, Poder Judiciário para obter uma medida protetiva de urgência poderia dificultar a consumação do delito pelo agressor.

Não abunda repisar que, a Lei nº 13.641/2018 tipificou como crime o descumprimento de decisão judicial que defere medidas protetivas de urgência com pena de três meses a dois anos de detenção.

Dessa forma, não paira dúvida que a medida protetiva de urgência é importantíssima para assegurar a integridade da vítima de violência doméstica, logo é preciso fiscalizar o cumprimento de tais medidas. A Polícia Militar da Bahia tem um projeto denominado Ronda Maria da Penha que visa prevenir e reprimir a violência doméstica e familiar, além de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência. Trata-se de um programa de grande valia para sociedade e que deve ser ampliado para alcançar o maior número de vítimas.

Acontece que, algumas inovações trazidas na Lei nº 13.827/2019 entendo que são inconstitucionais. O art. 12-C da Lei Maria da Penha passou a vigorar assim:

“Art. 12-C. Verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de seus dependentes, o agressor será imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida:

I - pela autoridade judicial;

II - pelo delegado de polícia, quando o Município não for sede de comarca; ou

III - pelo policial, quando o Município não for sede de comarca e não houver delegado disponível no momento da denúncia.

§ 1º  Nas hipóteses dos incisos II e III do caput deste artigo, o juiz será comunicado no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas e decidirá, em igual prazo, sobre a manutenção ou a revogação da medida aplicada, devendo dar ciência ao Ministério Público concomitantemente.

O art. 2º da Constituição Federal de 1988 consagra o princípio da separação dos poderes entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, de modo que, qualquer decisão judicial deve ser realizada por uma autoridade Judicial.

Contrariando o artigo citado da Carta Magna, o art. 12-C, inciso II estabelece a possibilidade do delegado determinar o afastamento do agressor quando o Município não for sede de comarca. É totalmente inconstitucional uma lei que possibilita Delegado de Polícia tomar uma decisão judicial de afastar uma pessoa do lar.

É sabido que Delegado de Polícia trata-se de uma carreira jurídica, importantíssima no Estado Democrático, privativa de Bacharel em Direito, e que deve ser dispensado o mesmo tratamento protocolar dos magistrados, membros da Defensoria Pública, Ministério Público e advogado, contudo a carreira de Delegado pertence ao Poder Executivo, e não, ao Poder Judiciário. Cabe ao delegado de Polícia conduzir a investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento para apurar as circunstâncias, da materialidade e autoria das infrações penais, logo não tem atribuição de julgador, pois é exclusiva do Poder Judiciário.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Na sequência, o inciso III do art. 12-C é mais absurdo, pois prevê a possibilidade do Policial poder também determinar o afastamento do lar do agressor. Esta previsão ultrapassa a razoabilidade, pois dará azo a ilegalidades e abusos, visto nem todos os Policiais terem conhecimentos jurídicos aprofundados. Destaca-se ainda que, o inciso III do aludido artigo é genérico pelo fato de sequer estabelecer qual policial, pois temos a Polícia Judiciária, Administrativa.

Não abunda repisar que, nem todos os Estados à carreira de policial são exigidos formação em nível superior, quiçá, em Direito, portanto é uma temeridade e resultará em abusos e violação à dignidade da pessoa humana. Afinal pessoas que não são investidos da função de Juiz, sem conhecimento jurídico, tomarão decisões de grande relevância.

Entendo que mesmo à lei prevendo que o Juiz será comunicado da decisão do afastamento do lar no prazo máximo de 24 horas, permitir que um policial determine que um cidadão saia do seu lar é um ato vexatório que viola a imagem, honra, reputação do ser humano. Portanto a decisão que defere uma medida protetiva de urgência do afastamento do lar precisa ser fundamentada por um Juiz togado e utilizada em casos extremos e necessários.

O Estado Democrático de Direito precisa criar leis e mecanismos de proteção às vítimas de agressões domésticas, contudo as leis criadas não podem violar a própria Constituição Federal. Não é razoável criar uma lei que fere a Carta Magna sob a justificativa de proteger outro bem jurídico.

O art. 12-C nos seus incisos II estabelece a possibilidade do delegado determinar o afastamento do agressor quando não for comarca e o inciso III quando não for comarca e o delegado não estiver. Ora, tal permissividade é um desvirtuamento da norma, pois era necessário que o cidadão tivesse acesso ao Poder Judiciário de forma plena na sua cidade. Logo, esses incisos são apenas paliativos pelo fato do local não ser Comarca e/ou não ter delegado, e o correto seria possuir Autoridade Judicial em todas as cidades para que a sociedade tivesse um acesso à Justiça irrestrito.

Todas as formas de violência devem sempre ser combatidas, em especial, a violência doméstica. Contudo é preciso garantir os direitos aos cidadãos defender-se das alegações, bem como ser julgado por uma autoridade judicial competente e imparcial. Cumpre pontuar que, ainda encontra-se em vigor o princípio da presunção de inocência, no qual o cidadão só será considerado culpado após o trânsito em julgado de sentença penal condenatória, por mais que muitos julgadores, inclusive, a maioria dos Ministros do Supremo Tribunal Federal tenha relativizado esse princípio constitucional.

Alberto Ribeiro Mariano Júnior. Advogado Criminalista. Professor universitário. Sócio do escritório Pinheiro & Mariano Advocacia e Consultoria. Especialista em Ciências Criminais pelo JusPodivm. Especialista em Direito do Estado pela UFBA. www.pmadvocacia.adv.bralberto@pmadvocacia.adv.br @albertomarianojr @pinheiromariano.adv

Sobre o autor
Alberto Ribeiro Mariano Júnior

Advogado Criminalista. Professor universitário. Sócio do escritório Pinheiro & Mariano Advocacia e Consultoria. Especialista em Ciências Criminais pelo JusPodivm. Especialista em Direito do Estado pela UFBA.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!