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A metodologia em uma pesquisa

Toda pesquisa científica, tanto em cursos de graduação quanto em cursos de pós graduação, deve ser estruturada, o qual servirá de base, para o desenvolvimento da pesquisa, daí a importância de se apresentar uma metodologia utilizada na pesquisa.

Resumo: Toda pesquisa científica, tanto em cursos de graduação quanto em cursos de pós graduação, deve ser estruturada, o que ocorre com a elaboração de um projeto de pesquisa, o qual servirá de base, guia, orientação, para o desenvolvimento, execução da pesquisa. Após a realização da pesquisa, os resultados obtidos durante a execução da pesquisa devem ser apresentados em um trabalho, documento, podendo ser um artigo científico, monografia, dissertação ou tese de doutorado, por exemplo. Tanto no projeto de pesquisa, quanto no trabalho de conclusão da pesquisa, a metodologia adotada para a realização da pesquisa deve ser apresentada, para que o leitor compreenda como a pesquisa foi executada. A metodologia adotada na pesquisa deve ser escrita de forma detalhada para que o pesquisador consiga executar as etapas da pesquisa de forma a alcançar os objetivos pretendidos, demonstrando a viabilidade da pesquisa, mostrando por exemplo o tipo de pesquisa, forma de coleta de dados, tratamento e interpretação de dados, se a pesquisa é quantitativa, qualitativa, transversal, longitudinal, se a pesquisa envolve direta ou indiretamente seres humanos, se os dados são primários ou secundários, critérios de inclusão e exclusão, se a pesquisa é de revisão de literatura, dentre outras informações.

Palavras-chave: Metodologia; Pesquisa; Tipos de Pesquisa; Dados; Coleta de Dados.


1. INTRODUÇÃO

Quando um pesquisador decide realizar uma pesquisa, qualquer que seja o nível da mesma, graduação ou pós graduação, lato sensu ou stricto sensu, bem como qualquer que seja a área do conhecimento, seja humana, exatas ou saúde, o mesmo deve apresentar a metodologia adotada para a realização da mesma.

A metodologia utilizada na pesquisa tem papel fundamental para o pesquisador e para o leitor do projeto de pesquisa ou do trabalho de conclusão da pesquisa, vai servir para guiar, orientar como o pesquisador deve executar seu estudo, sua pesquisa, de forma a facilitar sua implementação. Subsidiariamente vai mostrar se a pesquisa da forma como foi estruturada e organizada, se ela é viável ou não, ou seja, se ela é possível ou não de ser executada da forma como a metodologia foi apresentada.

Em um estudo, uma pesquisa, na metodologia é importante mostrar dentre outras coisas, por exemplo, o local de realização da pesquisa, se a pesquisa vai ser quantitativa, qualitativa ou quanti-qualitativa, quais dados serão utilizados na pesquisa, como estes dados serão coletados, da mesma forma como estes dados serão organizados para serem analisados, importante também se os dados serão primários ou secundários, como ocorre a distribuição dos dados ao longo do tempo em que os eventos de interesse ocorrem, se a pesquisa envolve ou não seres humanos, direta ou indiretamente.

Este trabalho teve por objetivo apresentar algumas das classificações possíveis que podem ser feitas na metodologia adotadas em um trabalho de pesquisa científica por parte do pesquisador, apresentado estas classificações tanto em um projeto de pesquisa, quanto em um trabalho de conclusão de pesquisa, seja um artigo científico, monografia, dissertação de mestrado, tese de doutorado, dentre outros trabalhos.


2. CLASSIFICAÇÕES DA METODOLOGIA EM UMA PESQUISA

Existem diversas classificações utilizadas, desenvolvidas pelos mais diversos estudiosos na área da metodologia científica, dentre as mais comumente utilizadas, existem as seguintes:

2.1 Quanto à Finalidade

No que se refere à finalidade da pesquisa, de acordo com Gil (2008), pode ser:

2.2 Quanto à Natureza

No que tange à natureza da pesquisa, Silva (2004) classifica como:

2.3 Quanto à Abordagem

Nesta classificação, de acordo com Oliveira (2011), a pesquisa pode ser tipificada como:

2.4 Quanto aos Objetivos

Gil (2008) classifica a pesquisa quanto aos objetivos em:

2.5 Quanto aos Procedimentos

Nesta classificação, que alguns autores chamam de delineamento da pesquisa, existem alguns tipos, contudo Lakatos e Marconi (2003) e Gil (2008) apresentam as seguintes como mais comumente utilizadas:

2.6 Quanto ao Tempo

Conforme entendimento de Cajueiro (2013), tratando-se do tempo, uma pesquisa pode ser tipificada em:

2.7 Quanto ao Local

O local da pesquisa refere-se ao local onde será realizada a pesquisa, podendo ser, por exemplo, um laboratório, uma indústria, uma empresa, uma instituição de ensino, uma biblioteca ou um laboratório de informática.

Há a necessidade de se informar o local onde se desenvolverá a pesquisa para que se possa obter a autorização específica da pessoa responsável pelo local, anuindo com a realização do estudo, assim como é relevante esta informação para se possa ter uma ideia das condições de execução da pesquisa.

2.8 Quanto aos Critérios de Escolha de Dados

Nesta classificação há algumas subdivisões, para poder informar melhor quais são os dados coletados na pesquisa e como foram escolhidos.

Inicialmente, de acordo com Campana (1999), os dados podem ser:

No que se trata dos critérios de escolha dos dados, Patino e Ferreira (2018) classificam em:

Dependendo da pesquisa, serão utilizados dados em bancos de dados, os quais podem ser:

Dependendo da pesquisa, principalmente ao se fazer pesquisa de revisão, há a necessidade de se estabelecer descritores, que conforme Pompei (2010) conceitua-se:

2.9 Quanto ao Tratamento de Dados

Trata-se da forma como os dados obtidos, coletados durante a realização da pesquisa serão organizados para que se possa analisar, interpretar os mesmos.

Então é importante informar se os dados serão organizados em tabelas, por exemplo, como serão estruturadas estas tabelas de forma a facilitar posterior interpretação dos dados, se serão utilizados programas de computador para organizar estes dados, quais serão estes programas e respectivas versões.

Deve-se informar se serão utilizados tratamentos estatísticos dos dados para se fazer análises, usando-se por exemplo técnica de estatística descritiva, probabilística ou inferencial.

2.10 Quanto ao Estudo com Seres Humanos

Quando uma pesquisa envolver seres humanos, direta ou indiretamente, deve-se observar se a pesquisa será na área de saúde ou na área de humanas, tendo em vista que se fará necessário submeter o projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa respectivo.

A Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde trata, dentre outras coisas, da regulamentação de condições de realização de pesquisas na área de saúde envolvendo seres humanos.

A Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde trata, dentre outras coisas, da regulamentação de condições de realização de pesquisas na área de humanas envolvendo seres humanos.

Então, caso haja interesse em se realizar uma pesquisa aplicando-se um questionário aos pesquisados, deve-se levar em consideração o que estabelecem estas resoluções, devendo, por exemplo verificar a não identificação dos pesquisados, aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, dentre outras observações.


3. CONCLUSÃO

Pelo exposto pode-se concluir o quão é importante fazer uma adequada classificação da metodologia utilizada, aplicada em uma pesquisa, para facilitar sua implementação ao planejar o estudo servindo, desta forma, de norteamento, guia ao pesquisador, para que o mesmo consiga atingir as metas que se pretende atingir nos seus objetivos.


4. REFERÊNCIAS

CAJUEIRO, R. L. P. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos: guia prático do estudante. Rio de Janeiro: Saraiva, 2013

CAMPANA, A. O. Metodologia da investigação científica aplicada à área biomédica. Jornal de Pneumologia, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 84-93, mar./abr., 1999

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008

LAKATOS, E. MA; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. 2012

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde. 2016

OLIVEIRA, M. F. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: UFG, 2011

PATINO, C. M.; FERREIRA, J. C. Critérios de inclusão e exclusão em estudos de pesquisa: definições e porque eles importam. Jornal Brasileiro de Pneumologia, São Paulo, v. 44, n. 2, p. 84, mar./abr., 2018

POMPEI, L. M. Descritores ou palavras-chave nas bases de dados de artigos científicos. FEMINA, Rio de Janeiro, v. 38, n. 5, p. 231-232, maio, 2010

SILVA, Cassandra Ribeiro de O. Metodologia e organização do projeto de pesquisa: guia prático. Fortaleza: Editora da UFC, 2004

Sobre os autores
Henrique John Pereira Neves

Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, pós graduado em Direito Público pela Universidade Estácio-Fir – Recife-PE, professor universitário de Direito.

Andrea Orengo Maciel

Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós Graduada em Saúde Mental, Pós Graduanda em Saúde Coletiva, aluna especial do Curso de Mestrado em Direitos Humanos do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Publicação elaborado para o curso de Mestrado em Direitos Humanos do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco.

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