Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Mandado de Segurança em Concursos Públicos

Agenda 25/06/2019 às 15:01

A classificação em um concurso público não garante o cargo do candidato, é preciso ser aprovado e aguardar que seja chamado e nomeado. Em muitos casos, o prazo previsto do concurso se encerra antes mesmo da tão sonhada nomeação.

A classificação em um concurso público não garante o cargo do candidato, é preciso ser aprovado e aguardar que seja chamado e nomeado. Em muitos casos, o prazo previsto do concurso se encerra antes mesmo da tão sonhada nomeação. 

Há, contudo, uma maneira de garantir o direito adquirido: impetrando o MANDADO DE SEGURANÇA. O Mandado de Segurança é um tipo de ação judicial, prevista na Constituição Federal que visa proteger o direito líquido e certo do indivíduo, caso violado. 

E o melhor de tudo: É uma ação mais célere que o processo comum, tendo em vista não haver a necessidade de realização de audiência, além do processo ser integralmente documental! Uma ótima notícia para o aprovado e seu advogado.

Além do mais, constitui direito adquirido a aprovação dos candidatos classificados dentro do número de vagas previstas em edital, não podendo haver nomeações que não respeite a ordem dos aprovados, embora isto ocorra frequentemente. Logo, o aprovado deve ter ciência da sua ordem classificatória no concurso e se os nomeados foram chamados respeitando a ordem crescente, conforme preceitua a Súmula 15 do STF.

Compete, então, ao advogado, analisar os requisitos da ação e providenciar as provas e argumentos para que o interesse do cliente seja atendido.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Sobre a autora
Laís Andrade

Advocacia de forma segura e ágil, priorizando a qualidade do serviço prestado. Possuo preposto para audiências. Contato: (85) 99261-3616 (Whatsapp) E-mail: laisandrade.advocacia@gmail.com

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!