Segundo Immanuel Kant “O Ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Nesse contexto, é evidente que a educação traz inúmeros benefícios a todas as pessoas. Principalmente se absolvida em sua essência e aplicada á vida em sociedade. Dentre vários exemplos, temos: O relacionamento interpessoal e suas conquistas, a evolução do ser como pessoa e profissão e a ignorância atrelada á força de ínfima de vontade. Destarte está claro que quanto menos educação o ser humano tem menor será o seu compromisso e responsabilidade.
Visto que ter um bom relacionamento interpessoal traz grandes benefícios, tais como: uma boa indicação para assumir um bom cargo no emprego, um bom livro para ler, além de boas amizades. Vale ressaltar que no âmbito social que vivemos hoje, há de se relacionar bem, almejar bons salários, bons amigos, uma boa qualidade de vida, evidentemente que somente através da disciplina, do compromisso e da responsabilidade se alcança os objetivos.
Por outro lado o ser humano somente evolui quando ele sai da inercia, a partir do momento que os sonhos falam mais alto, e o desejo de ser melhor é maior do que a indolência. Conquanto, a busca pelo conhecimento deve ser constante e particular. Destaca-se que o aprendizado adquirido transforma o desenvolvimento tanto pessoal como profissional. Cabe ao individuo aproveitar as oportunidades enquanto jovem, pois tem maior facilidade de aprender, enquanto muitos que já passaram da idade hoje tentam correr atrás do tempo perdido.
Além disso, o significado da palavra “ignorância” é desconhecido, sendo interpretada como “gente grossa” ou “mal educada”, ela nada mais é, do que a falta do saber, aliado ao desejo pelo desconhecido. Ademais se não partir do ser humano a vontade de aprender, ele viverá sempre um ignorante, o que o torna uma pessoa limitada. Ademais as crianças precisam de exemplos, principalmente dentro de suas próprias casas, para que não desistam da educação e busquem sempre através do estudo uma qualidade de vida melhor.
Conforme Gilberto Freyre “O saber deve ser um rio, cujas águas doces, grossas, copiosas, transbordem do indivíduo, e se espraiem estancando a sede dos outros”. Não obstante a tantos argumentos que podemos citar, expondo quão importante e relevante é a educação, é incontrovertível que quanto menos educação o ser humano tem, menor é o seu crescimento na vida em sociedade.