Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

As Vantagens da Arbitragem

Agenda 26/03/2020 às 16:20

Arbitragem; Direito; Judiciário; Conciliação

È notório que a morosidade em nosso judiciário se caracteriza pela quantidade imensa de processos e a demora pelas suas sentenças. Dentre tantos processos temos causas repetitivas e conflitos corriqueiros que poderiam ser solucionados de forma mais rápida.  A sociedade não é culpada, visto que, em nossa cultura essa foi à única porta de resolução de conflitos apresentada, o Poder Judiciário. Sabe-se que poucas pessoas conhecem outras formas extrajudiciais de solução de conflitos existentes no nosso ordenamento jurídico Brasileiro, algumas delas podem ser utilizadas para desafogar nossa máquina estatal, como a Arbitragem.

A arbitragem atua dentro dos litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis, aquele que possui expressão econômica e que a lei não proíba, de que as partes podem livremente dispor. Tem também suas vantagens, em que as partes podem escolher as regras a ser aplicadas, desde que não haja violação aos bons costumes e á ordem jurídica, podem também escolher o árbitro que será uma pessoa capacitada e procederá com imparcialidade, independência, competência, diligencia e discrição em suas decisões, ele será juiz de fato e de direito e a sentença que proferir não fica sujeita a recurso ou a homologação pelo Poder Judiciário.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Essa solução de conflitos traz vantagem econômica, o custo é bem menor em relação a um processo judicial tramitando diretamente na Justiça Comum, à custa é definida pelos tribunais. A cláusula arbitral é estabelecida diretamente no foro de eleição do contrato, tendo como garantia que o contrato que houver essa clausula devera obrigatoriamente ser tratada pela arbitragem. Traz celeridade na resolução do conflito o tempo de decisão é de cento e oitenta dias no máximo.  Essa decisão pode ser questionada apenas se houver vicio formal o mérito não é questionável. 

A arbitragem pode ser utilizada em contratos já existentes, o qual poderá ser aditado à cláusula no contrato, bastando que as partes concordem e assinem a cláusula compromissória. Arbitragem traz uma confidencialidade importante para as empresas, portanto as causas sentenciadas serão sigilosas, não ficarão disponíveis a outros advogados como é o caso do Judiciário. Consoante a isso traz uma melhor visibilidade a empresa, não sendo vista como geradora de problemas judiciais pela sociedade.

Diante disso, o Poder Judiciário vem tentando divulgar ao máximo para a sociedade e aos profissionais essa ferramenta, que juntamente com a Mediação e a Conciliação que também  é bastante útil e tem por objetivo  intermediar e auxiliar na solução dos conflitos que são constantemente ajuizados, de forma mais rápida e eficaz.

Sobre a autora
Crislaine Faria Meireles

Sou Formada em Administração de Empresas. Pós graduada em Gestão de Controladoria e Finanças e Gestão Pública. Trabalhei durante 12 anos em empresas privadas e empresas públicas, atuando em diversas áreas com predominância no setor financeiro. Formada em Direito pela Una Uberlândia. Advogada em Uberlândia MG - Especialista no Direito médico e da Saúde com atendimento no escritório nas áreas Cíveis, Consumidor, Família e Direito Médico.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!