Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Medida Provisória nº 948/20 afasta o dano moral nas relações de consumo?

Agenda 14/04/2020 às 18:35

Será que o art. 5º da recém editada Medida Provisória n.º 948/20 é "compatível" com o direito fundamental previsto no art. 5º, inciso V, da Constituição Federal?

Diante da pandemia global causada pelo coronavírus, muitas pessoas tiveram suas viagens, hotéis, shows e passeios cancelados

Por conta disso, na semana passada (8/04), foi editada nova medida provisória n.º 948 que dispõe sobre o cancelamento de serviços, de reservas e de eventos dos setores de turismo e cultura em razão do estado de calamidade pública, reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19).

Direto ao ponto: 

Em seu art.5º, dispõe a MP 948/2020:

Art. 5º As relações de consumo regidas por esta Medida Provisória caracterizam hipóteses de caso fortuito ou força maior e não ensejam danos morais, aplicação de multa ou outras penalidades, nos termos do disposto no art. 56 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Nunca é demais lembrar que a Constituição Federal prevê em seu art. 5º, V, a proteção do direito fundamental à indenização pelo dano moral, o qual, aliás, é cláusula pétrea (art. 60, §4º, IV, CF), vale dizer: não pode ser objeto de supressão ou redução.

Além do mais, o próprio Códido de Defesa do Consumidor estabelece, em linha de princípio, como um de seus "direitos básicos" justamente a  efetiva reparação de danos morais sofridos pelo consumidor.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Deste modo, será que mesmo neste cenário de "calamidade pública" poderia uma Medida Provisória reduzir/suprimir um direito fundamental "ainda que momentaneamente"? 

Noutras palavras, será que o art.  da MP n.º 948/2020 suporta um controle de constitucionalidade tendo como parâmetro o art. , V de nossa Bíblia Política?

Fica aí uma grande pergunta a ser respondida pela comunidade jurídica.

Atualize-se com as principais reflexões jurídicas em nosso [Podcast] no link abaixo:

 https://anchor.fm/fernando_magalhaes_costa/episodes/Isolamento-social-e-o-decreto-de-priso-ecn9pm

Sobre o autor
Fernando Magalhães Costa

Autor do PODCAST_Fernando Magalhães: https://bit.ly/fernandomagalhaes. Servidor público federal, Analista Judiciário do TRT da 2ª Região. 2006/2012 - servidor público federal, Técnico Judiciário do TRE-SP. Atuação como Assessor Jurídico Substituto da Presidência na área de Licitações e Contratos. Membro da Comissão Permanente de Licitações e da Equipe de Apoio ao Pregão. Gestor de Contratos. 2001 - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Lotação: Departamento de Contas Nacionais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!