Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Habeas Corpus: função e principais características!

Agenda 16/04/2020 às 10:06

Habeas Corpus: função e principais características!

habeas-corpus

Habeas Corpus é um dos mais icônicos remédios constitucionais da legislação brasileira e se faz presente em boa parte dos processos criminais nos quais há descabida restrição de liberdades do indivíduo.

Em muitos casos, o direito de liberdade é desrespeitado de forma sistemática pelo Estado. No entanto, é garantida aos seus indivíduos, no ordenamento jurídico brasileiro, a possibilidade de solicitar, com caráter de urgência, seus direitos mais essenciais.

É justamente para isso que serve o Habeas Corpus, como veremos a seguir. Com o objetivo de esclarecer o que é essa ferramenta e os principais questionamentos sobre o tema, nossos advogados especialistas em Direito Constitucional elaboraram o presente artigo. Confira!

O que é?

Habeas Corpus é um remédio constitucional, o que significa dizer que sua previsão está ligada ao próprio Estado brasileiro, indo muito além do Direito Criminal, ramo ao qual ele é mais comumente aplicado. Sua função é fazer que restrições ilegais de liberdade de locomoção individuais sejam coibidas.

Em outras palavras, qualquer pessoa que tenha sua liberdade de ir e vir ferida, ou prestes a ser ferida, pode utilizar-se de um Habeas Corpus para recuperá-la. O exemplo mais comum é o de um cidadão que foi indevidamente preso, tendo sua liberdade de ir e vir inibida. Esse indivíduo pode solicitar, por meio dessa ferramenta, a recuperação de sua liberdade, de acordo com as garantias da Constituição Federal de 1988.

Então, o Habeas Corpus não existe apenas no Direito Criminal?

Embora quase todos associem o Habeas Corpus à atuação de advogados criminalistas, ele também pode ser aplicado na esfera cível. Para que o Habeas Corpus possa ser utilizado, basta que o direito de ir e vir de um indivíduo esteja sendo ferido, por qualquer que seja o motivo.

Por tratar-se de um instituto tão importante, o juiz que receber tal pedido deverá analisá-lo imediatamente, o deferindo ou indeferindo o quanto antes, mesmo que esteja escrito sem as formalidades tradicionais dos documentos do Poder Judiciário.

Habeas Corpus Preventivo e Habeas Corpus Liberatório

Geralmente, pensamos nesse instituto jurídico para conseguir a liberação de alguém que já teve a sua liberdade restringida. No entanto, essa não é a única possibilidade de utilização do Habeas Corpus. Ele possui dois tipos, a depender do momento de sua aplicação: liberatório e preventivo.

Quando alguém já está com sua liberdade restringida, utiliza-se o Habeas Corpus com caráter liberatório, para buscar expedir um alvará de soltura para o indivíduo.

No entanto, nos casos em que se observa que alguém terá seu direito à liberdade restringido de maneira ilegal em breve, é possível solicitá-lo em caráter preventivo, que resulta em um salvo-conduto, se deferido pelo juiz. A pessoa que tiver o salvo-conduto em seu nome não poderá ser presa em função do motivo que gerou a solicitação.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Quando o Habeas Corpus pode ser requerido?

Para que o Habeas Corpus, seja ele preventivo ou liberatório, seja solicitado, é necessário que alguém esteja com seu direito à liberdade sendo ferido ou prestes a ser ferido. Porém, não basta isso.

Além disso, é necessário que essa restrição de liberdade seja injusta. Não é possível, por exemplo, solicitar a soltura de um preso condenado de acordo com o que prevê a legislação.

É necessário um advogado para solicitar o Habeas Corpus?

Não. Esse é um dos raros casos em que qualquer pessoa, esteja ela registrada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou não, pode impetrar o pedido em seu benefício ou em benefício de outra pessoa.

Para isso, basta que o documento identifique quem é a pessoa com direitos restringidos, o tipo de restrição e os motivos pelos quais essa restrição é irregular.

Além disso, o Habeas Corpus não precisa obedecer a modelos de forma, bem como pode ser escrito, até mesmo, a mão. O motivo disso é facilitar ao máximo o acesso a esse recurso tão importe.

Conclusão

Habeas Corpus é, como vimos, um remédio constitucional de suma importância para a garantia do direito de liberdade. E, com o objetivo de democratizar o acesso a ele o máximo possível, não é nem mesmo necessário constituir advogado para fazê-lo. No entanto, isso não quer dizer que possuir um advogado para tal não é recomendado.

Apesar de essa obrigatoriedade não existir, possuir um advogado para auxiliar esse processo é de grande ajuda para que tudo ocorra da melhor forma possível, pois esse profissional saberá desenvolver um pedido mais eficiente, claro e com maior probabilidade de obter os resultados demandados. Por isso, quando possível, recomenda-se buscar o auxílio de um advogado especialista no assunto.

Ficou alguma dúvida? Precisa do serviço de um advogado? Entre em contato com nosso escritório de advocacia!

Sobre o autor
Galvão & Silva Advocacia

O escritório Galvão & Silva Advocacia presta serviços jurídicos em várias áreas do Direito, tendo uma equipe devidamente especializada e apta a trabalhar desde questões mais simples, até casos complexos, que exigem o envolvimento de profissionais de diversas áreas. Nossa carteira de clientes compreende um grupo diversificado, o que nos força a ter uma equipe multidisciplinar, que atua em diversos segmentos, priorizando a ética em suas relações e a constante busca pela excelência na qualidade dos serviços.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!