O Google é a ferramenta de buscas mais usada no mundo. Se você já escreveu o seu nome ou da sua empresa na barra de pesquisa do navegador, sabe que há muitos dados sobre você que estão disponíveis no mundo virtual. A princípio, essa ferramenta pode ser um bom aliado, principalmente para os negócios. Contudo, muitas pessoas ainda preferem ter mais privacidade, principalmente quando essa publicização de informações não está sendo positiva.
Se você tem interesse em retirar informações a seu respeito do buscador, esse é para você. Nele, ensinamos quais são os critérios estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal e mostramos quando é preciso contar com a assistência de um escritório de advocacia, preferencialmente um com conhecimentos em Direito Digital, para resolver essa questão.
Quais são os impactos que a pesquisa no Google pode ter na vida de uma empresa?
Com a popularização da internet, o mundo passou a ser mais virtual e o uso da rede, a ter cada dia mais importância para as nossas vidas profissional e pessoal. Uma boa representação e um bom relacionamento digital são, para o setor empresarial, meios de realizar diversas melhorias nos resultados da organização.
A plataforma do Google Meu Negócio, por exemplo, oferece ao empreendedor, de forma totalmente gratuita, a possibilidade de gerenciar e promover a presença do seu negócio na rede, incluindo ferramentas como o Google Maps, que possibilita a indicação exata da localização geográfica do negócio. Pesquisando informações referentes à empresa, a um produto ou serviço específico, é possível encontrar histórico, experiência de clientes anteriores e qualidade dos serviços e produtos prestados pela organização.
Da mesma forma que o empresário pode editar as informações do seu negócio, é possível ao usuário confirmá-las antes de decidir-se pela compra.
Assim, comentários difamatórios, caluniosas e informações inverídicas am ficando por muitos anos disponíveis na rede para quem deseja saber mais sobre um determinado negócio, funcionando como uma publicidade negativa para o empreendimento.
Por isso, é importante que as empresas fiquem atentas aos resultados de busca pelos seus nomes na internet. Assim como uma pessoa física pode ter o seu perfil totalmente alterado, é possível também que os resultados sobre organizações apresentem informações
O que devo fazer para retirar o nome do Google?
Para facilitar a pesquisa do usuário no buscador, o Google rastreia diversas páginas da internet, disponibilizando todas de acordo com o grau de importância, o qual é verificado seguindo critérios do próprio programa. Dessa forma, é importante esclarecer que o Google é apenas um facilitador de busca e, não tendo controle sobre os dados que aparecem nas consultas.
Uma vez que a companhia não tem controle sobre os resultados que ficam disponíveis na internet em sites que não são de sua responsabilidade, para serem removidos da rede, eles precisam ser excluídos das páginas em que se encontram inseridos.
No entanto, recentemente, o Supremo Tribunal Federal decidiu não ser mais possível a retirada de informações verdadeiras e lícitas da internet como antes.
Agora, somente é possível requerer o bloqueio de informações indesejadas se forem inverídicas ou quando ocorrer excessos ou abusos no exercício da liberdade de expressão e de informação o que deverá ser analisado caso a caso, a partir dos parâmetros constitucionais – especialmente os relativos à proteção, da honra, da imagem, da privacidade e da personalidade em geral – e das expressas e específicas previsões legais nos âmbitos penal e cível.
Importante mencionar que informações que vinculam o seu nome a processos judiciais, se este não for sigiloso, não tem como retirá-las dos sites de pesquisas. Isso se deve ao fato de um princípio expresso na Constituição Federal que é o da publicidade e do interesse público.
Conclusão
Como vimos, o procedimento para retirar o nome do Google não é tão simples como pode parecer. Por isso, é importante procurar por Advogados Especialista, capacitados e experientes no assunto para orientá-lo se o seu caso se enquadra nos critérios estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal.
Por isso reforçamos a capacidade do nosso corpo técnico, formado por Advogados Especialistas e, que irão te acompanhar durante todo o processo.
Ficou alguma dúvida? Precisa do auxílio de um advogado?
Entre em contato com nosso escritório e agende uma reunião consultiva por apenas R$ 350,00. Contamos com uma equipe de advogados especialistas que poderão te ajudar.