Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

RPPS – SERVIDOR, VOCÊ ESTÁ PERTO DE COMPLETAR 75 ANOS DE IDADE?

Por Alex Sertão

Agenda 29/04/2020 às 02:00

.

Em atendimento ao disposto na Emenda Constitucional 88/2015, foi editada a Lei Complementar 152, que entrou em vigor em 04/12/2015, estabelecendo a aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade, no âmbito do RPPS, para os servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, além dos membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, das Defensorias Públicas e dos Tribunais e Conselhos de Contas.

Significa dizer que, a partir daquela data, a idade da aposentadoria compulsória para servidores titulares de cargo efetivo que se aposentam por RPPS, deixou de ser a de 70 anos e passou a ser a de 75.

Assim, aqueles servidores que completaram 70 anos de idade logo após a publicação da referida lei complementar, e, por este motivo, puderam permanecer por mais 5 anos em atividade no Serviço Público, agora já devem começar a se preocupar com sua saída definitiva, visto que, a partir de 04/12/2020, os primeiros começarão a implementar a idade de 75 anos, o que os levará inarredavelmente para a inativação compulsória.

Destarte, para aqueles que, em 2015, escaparam de se aposentar compulsoriamente aos 70 anos em cima da risca, agora já deverão começar seu preparo financeiro e emocional para deixar as benesses do serviço ativo. Falta pouco. E que isso ocorra com a maior dignidade possível.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Sobre o autor
Alex Sertão

Professor de RPPS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!