Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

EMENDA CONSTITUCIONAL 103/19 - O SERVIDOR OCUPANTE DE CARGO EXCLUSIVAMENTE COMISSIONADO PERDERÁ O CARGO AO SE APOSENTAR PELO INSS

Por Alex Sertão

Agenda 29/04/2020 às 02:10

.

Com a publicação da Emenda Constitucional 103/19, o servidor público exclusivamente comissionado que se aposentava no INSS e continuava ocupando o cargo e mantendo seu vínculo com o Serviço Público, agora, ao se aposentar, terá que deixar o referido cargo, pois, segundo o novo comando trazido na reforma, o vínculo precário que gerou o tempo de contribuição vertido ao RGPS, agora deverá ser rompido.

Desta forma, a antiga prática de se aposentar pelo INSS e continuar em atividade ocupando o mesmo cargo público, fazendo jus a duas rendas decorrentes de um único vínculo, ou seja, o melhor dos dois mundos, agora não mais poderá acontecer. O servidor exclusivamente comissionado que se aposentar pelo INSS terá que sair do cargo em comissão. Seu vínculo com o Serviço Público deverá ser descontinuado.

Nada obsta, entretanto, que a Administração Pública lhe ofereça outro cargo em comissão, se assim for de seu interesse. Interesse da Administração Pública, é claro.

Sobre o autor
Alex Sertão

Professor de RPPS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!