O Brasil apresenta um cenário bastante conflituoso no que diz respeito às relações de trabalho, sendo apontado como recordista em ações trabalhistas. No âmbito de inúmeras empresas há casos de assédio moral e sexual, além da presença de trabalhadores afetados pela Síndrome de Burnout.
Uma alternativa para esses e outros problemas é a implantação de um Programa de Compliance Trabalhista.
Mas o que é, afinal, o Compliance Trabalhista?
Denominado, também, “Programa de Conformidade”, o Compliance Trabalhista atua como um programa de integridade capaz de analisar o clima organizacional da empresa e detectar possíveis desconformidades com a legislação, indicando correções e promovendo boas práticas para prevenir novas ocorrências. Para tanto, o compliance conta com ferramentas bastante eficazes como: auditoria interna, código de conduta, regulamento interno, canal de denúncias, treinamentos corporativos, dentre outros.
Quais os benefícios de implantar um Programa de Compliance?
Um Programa de Compliance Trabalhista, completo, promoverá um mapeamento de todos os riscos trabalhistas, desde a contratação até o desligamento, possibilitando que a empresa atue em consonância com a legislação, resolvendo conflitos antes mesmo que estes possam chegar ao âmbito judicial. Afinal, processos trabalhistas podem custar muito às empresas e vale, portanto, implementar alternativas que diminuam esses gatos.
Outro benefício diz respeito à imagem da empresa, pois melhora a sua reputação diante de clientes, fornecedores, parceiros e toda sociedade, pois assim haverá maior confiança diante da idoneidade da organização.
E o mais importante de todos, inegavelmente, é a possibilidade de proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso, respeitando a integridade física e moral dos colaboradores, que se sentirão mais seguros, respeitados e motivados. Isso possibilitará, sobremaneira, a melhoria da qualidade das relações trabalhistas.