Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Crime omissivo impróprio.na obrigação constitucional de defender o meio ambiente?

Agenda 02/06/2020 às 05:38

A obrigação genérica atribuída a todos os cidadãos pelo art. 225 da Constituição Federal, não se amolda ao dever imposto por lei de cuidar, proteger e/ou vigiar, exigido na hipótese de crime omissivo impróprio.

 

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/advocaciaambiental/

 

Crime ambiental X Crime omissivo impróprio

Sabe-se que a omissão é penalmente relevante quando o agente devia e podia agir para evitar o resultado.

A hipótese de crime omissivo impróprio, segundo os ensinamentos de Juarez Tavares[1]:

Diz-se, na verdade, que os crimes omissivos impróprios são crimes de omissão qualificada porque os sujeitos devem possuir uma qualidade específica, que não é inerente e nem existe nas pessoas em geral.
O sujeito deve ter com a vítima uma vinculação de tal ordem, para a proteção de seus bens jurídicos, que o situe qualidade de garantidor desses bens jurídicos.

Nos termos do art. 13, § 1.º, do Código Penal, é necessário que o agente tenha o dever de agir e possa fazê-lo para evitar o resultado. Existem três possibilidades:

a) se tem obrigação imposta por lei;

b) se assumiu a responsabilidade de impedir o resultado e,

c) se, com o seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrência do resultado.

Há obrigação de defender o meio ambiente por imposição constitucional, consoante o art. 225 da Constituição Federal. Contudo, resta claro que não basta uma obrigação genérica atribuída a todos os cidadãos de preservar o meio ambiente para as gerações futuras.

É necessária a existência de dever específico de cuidar, proteger e/ou vigiar, pois, se fosse assim, grande parte da população praticaria crimes contra o meio ambiente diariamente, tendo em vista a inação em face das inúmeras destruições ambientais, como o corte ilegal de árvores em floresta, a produção de poluição de toda natureza, a lavra ou extração de recursos minerais sem autorização e inúmeras outras condutas delituosas.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Assim, a obrigação genérica atribuída a todos os cidadãos pelo art. 225  da Constituição Federal, não se amolda ao dever imposto por lei de cuidar, proteger e/ou vigiar, exigido na hipótese de crime omissivo impróprio.


Leia mais


[1] TAVARES, Juarez. As controvérsias em torno dos crimes omissivos, Rio de Janeiro, p. 65.

Sobre o autor
Cláudio Farenzena

Escritório de Advocacia especializado e com atuação exclusiva em Direito Ambiental, nas esferas administrativa, cível e penal. Telefone e Whatsapp Business +55 (48) 3211-8488. E-mail: contato@advambiental.com.br.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Direito Ambiental. Crime Ambiental. Multa Ambiental. Auto de Infração Ambiental. Advogado Ambiental. Advocacia Ambiental. Lei 9.60598. Defesa. Prescrição. Constituição Federal. Art. 225 da Cf/99.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!