Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Gorjeta de 10% em bares e restaurantes

Agenda 04/06/2020 às 15:47

É obrigatório?

text

É muito comum sair nas ruas de Brasília e, ao pedir a conta, deparar-se com um valor que corresponde a 10% do total consumido. Esse valor que é cobrado separadamente deve ser pago? NÃO, é apenas uma liberalidade do consumidor, ou seja, uma opção.

Muitos estabelecimentos entregam as contas aos seus clientes sem informar a respeito da possibilidade de pagar ou não a taxa de serviço e isso é prática abusiva, segundo o Código de Defesa do Consumidor, porque o fornecedor se utiliza da falta de informação do cliente que, muitas vezes, não sabe que se trata de um pagamento opcional.

A maneira correta que o estabelecimento deve seguir é informar ao consumidor que ele possui a opção de pagar ou não a gorjeta, sem causar-lhe constrangimento. Após isso, o cliente resolverá o que achar melhor.

É importante falar também do valor da gorjeta. O valor pago pode ser maior ou menor que 10%, mas é sempre uma escolha do consumidor.

Exigir do consumidor valor que ele não tem a obrigação de pagar é prática ilícita.

 

https://www.prxadvogados.com.br/blog/gorjeta-de-10percent-em-bares-e-restaurantes/index.html

Sobre a autora
Clarissa Fernanda Rodrigues

Advogada sócia em PRX Advogados. https://www.prxadvogados.com.br/ Pós graduanda em Direito Tributário. Pós-graduação em Direito Público. Membro das Comissões de Assuntos Tributários e de Contratos e Responsabilidade Civil da OAB/DF.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!