Estamos no pior momento econômico de nosso país, isso é um fato!
No cenário de pandemia que estamos vivenciando, nos deparamos diariamente com dezenas de empresas fechando as portas, afinal , muitos são os custos para manter um negócio ativo mediante esta situação.
Segundo o Sebrae, pelo menos 600 mil micros e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia.
Para que o processo de encerramento seja feito de maneira adequada e amparado pela lei, é necessário seguir os trâmites administrativos requeridos, que fazem parte:
- Elaborar distrato social;
- Verificar débitos previdenciários;
- Obter certidões e certificados junto a Receita, Prefeitura, Caixa, dentre outros órgãos;
- Protocolar o processo na Junta Comercial em tempo determinado.
Neste contexto, fechar uma empresa de maneira irregular pode até mesmo acarretar danos ao patrimônio pessoal dos sócios, gerando ainda mais problemas financeiros e jurídicos.
A HLA, se solidariza aos que por esta situação vivenciada na atualidade ou qualquer outra que seja , necessite encerrar suas atividades empresariais, nos colocamos à disposição aos que temem pelo descumprimento das obrigações e implicações legais que um encerramento feito de forma incorreta pode agregar , realizamos uma prestação de serviço focada em resolver o processo de forma íntegra, responsável e ágil, detalhes que nos tornam diferenciados e referência em nossas áreas de atuação.
Tatiana Tamara, Consultora de Negócios na Huang & Lima Advogados