Utilizar transporte público nos municípios brasileiros é uma aventura que muitos trabalhadores enfrentam diariamente.
Na imensa maioria dos municípios, os ônibus não possuem sistema de ar condicionado, assentos almofadados, Wi-Fi e equipamentos para auxiliar portadores de necessidades especiais.
Com essa precariedade no transporte público coletivo, aplicativos de chamada de veículos com motoristas, vêm, a cada dia, ganhando novos usuários, pois possuem preços acessíveis e, além disto, os veículos utilizados são, geralmente, novos e confortáveis.
Ainda, muitos trabalhadores, optaram em utilizar motocicletas para locomoção até o trabalho, haja vista que, este tipo de transporte é econômico e possuí IPVA baixo.
A diminuição de usuários de transporte coletivo só contribui para o aumento no trânsito e acidentes automobilísticos.
Portanto, o transporte público é um tema que os administradores municipais devem enfrentam com afinco e um dos pontos polêmicos é o Subsídio na tarifação.
Nos municípios, excluindo algumas localidades que subsidiam a tarifa e outras que a Prefeitura oferece ônibus de forma gratuita, o único responsável por arcar com o funcionamento do sistema de transporte público é o usuário.
Entendo que subsidiar parte do custo do sistema e até mesmo 100% (cem por cento) da operação, contribui com a diminuição de veículos nas ruas e aumenta o número de pessoas que fazem compram e demais atividades dentro do próprio município.
O subsídio no transporte público municipal é uma politica de estado que deve ter a mesma atenção das áreas de saúde e educação. Esta politica de estado tem a finalidade de incentivar o munícipe a optar pelo transporte coletivo em detrimento a utilização de carros e motocicletas.
O atual modelo de serviço público de transporte coletivo demonstra-se ultrapassado e novas formas devem ser discutidas.
É sabido que os municípios possuem orçamentos com baixa capacidade de investimento e que a arrecadação municipal oscila constantemente impedindo os administradores de aumentar a demanda de serviços públicos.
Contudo, subsidiar a tarifa do transporte coletivo pode em médio prazo aumentar o número de pessoas que fazem compras nos centros comerciais na sua cidade e até aumentar a oferta de emprego, pois para os pequenos lojistas, arcar com o custo do vale transporte de seus funcionários compromete a expansão do negócio.
Desta forma, o gestor municipal mesmo não optando em subsidiar o sistema de transporte coletivo deve colocar o tema em debate com a população, pois menos carros e motos nas ruas significam controle da poluição e diminuição de acidentes.