Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Um breve comentário sobre a iatrogenia

Agenda 08/09/2020 às 09:09

Existe uma grande diferença entre erro médico e iatrogenia. Podemos dizer que o erro médico diz respeito a conduta da negligencia, imperícia e imprudência, que são conhecidas como condutas ilícitas na forma de indenizar.

O assunto tem mobilizado diversas demandas no judiciário na área da medicina, quando na verdade não se trata de judicialização.

Existe uma grande diferença entre erro médico e iatrogenia. Podemos dizer que o erro médico diz respeito a conduta da negligencia, imperícia e imprudência, que são conhecidas como condutas ilícitas na forma de indenizar.

Já a iatrogenia, é um efeito colateral maléfico não deliberado, consequente a um ato médico, ou seja, que surge durante a um procedimento.

Somente através do consentimento médico informado entregue ao paciente, informando que na iatrogenia, e um dano não previsível, assim percebemos que, essa conduta quando ela é explicada é necessário de que se tenha esgotado todas as informações necessárias possíveis.

O paciente deverá ter a perfeita idéia da necessidade da produção dessas informações e condutas, e que ela poderá ensejar um evento danoso, porém esse dano não decorre de erro médico. A grande diferença seja em relação da falta do dever do paciente ou do médico não informar, ou talvez nós não tenhamos tantos médicos informando adequadamente, e com isso o paciente não deverá ter compreendido como situações errôneas, quando na verdade são situações inesperadas.

Podemos perceber que a diferença esclarecida, seria a atuação feita somente na prática, na observância de ocorrência de conduta lícita ou ilícita no desejo de informar, agora se pensarmos na natureza jurídica do ato do erro médico e que é mesmo um ato ilícito, o ato da iatrogenia as vezes não há que se falar em ilicitude, pois também se tratarem de diligências imperando também a negligencia, imperícia e imprudência.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos
Sobre o autor
Marcelo Santos Baia

Mestrado em Ciências Jurídicas Pós-graduado em Direito Civil. Pós-graduado em Direito Proc. Civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!